ArchiCAD: saiba tudo sobre o software, para que serve e como usar

ArchiCAD, veja nesse artigo como utilizá-lo, para que serve, e qual a melhor opção para seus projetos.

ArchiCAD: o que é?

archicad software graphisoft

O ArchiCAD é um software desenvolvido pela empresa húngara Graphisoft. Ele começou a ser desenvolvido em 1982 e foi lançado em 1987. Ele é considerado “revolucionário” pela a capacidade de armazenar grandes quantidades de informação dentro de um modelo 3D. Hoje tem mais de 120.000 usuários.

ArchiCAD é um software BIM

Com o BIM – Building Information Modeling ou Modelagem da Informação da Construção – é possível criar modelos virtuais precisos de uma edificação. Todas as fases do projeto e até mesmo os projetos complementares, podem estar dentro de um software BIM e trabalhar conectados.

O ArchiCAD é um software BIM líder para arquitetura e urbanismo. Ele tem um foco na arquitetura, design e criatividade, combinado com a tecnologia de ponta e a inovação, permite aos arquitetos fazer aquilo que eles fazem de melhor: grandes projetos.

archicad software bim arquitetura urbanismo

Com este software BIM você trabalha em 3D através de um modelo único e central e tem sua documentação bem mais simplificada.

Assim que concluídos, os modelos já possuem a geometria e os dados precisos necessários para o apoio às atividades de construção e fabricação da obra.

Para que serve o ArchiCAD?

O software de modelagem permite que os arquitetos modelem mais rapidamente e criem detalhes precisos de construção e estimativas de quantidade para concreto armado, aço, madeira, vigas, colunas, etc.

Podemos também modelar pilares complexos e vigas curvas para atender aos padrões de gráficos e de representação. Vigas e colunas podem ser exibidos usando vistas projetadas e simbólicas, com superfícies.

Importância do software ArchiCAD na arquitetura

O BIM trabalha com a ideia de que o projetista modela o edifício virtual, desde a fase da concepção arquitetônica, passando pelos detalhes construtivos e finalizando com a quantificação rigorosa dos materiais e dos acabamentos.

software archicad arquitetura

Ele envolve o gerenciamento das informações dentro de um edifício, utilizando ferramentas interdisciplinares que ajudam a reduzir os erros e imprevistos.

A adoção dessa ferramenta tem se tornado irreversível e traz com ela pontos positivos a agregar nas etapas de elaboração de projeto. Com um software tão completo e que foi todo pensado em auxiliar o profissional o tempo de projeto é otimizado.

Vale e pena utilizar o ArchiCAD?

archicad vs revit

Existem diversos programas de desenho e de modelagem 3D, concorrendo diretamente com o ArchiCAD temos o Revit que também utiliza o sistema BIM de tecnologia. Em meio a tantas opções pode ser difícil decidir qual a melhor opção para nosso projetos. Por isso apresentamos para você as principais vantagens e desvantagens de ambos os softwares. Acompanhe:

Vantagens do software ArchiCAD

O ArchiCAD é um programa criado por arquitetos para arquitetos. Ele está atualmente na sua versão 23 e entrega uma interface BIM bastante sofisticada.

Ele trabalha continuamente para se adequar às normas e necessidades da arquitetura brasileira em termos de biblioteca e representação. Algumas das principais vantagens do programa:

  • Modelagem 3D;
  • Tecnologia BIM;
  • Modelagem Paramétrica;
  • Biblioteca ampla;
  • Fácil Exportação;
  • Fácil Integração;
  • Grande quantidade de templates.

Prós do ArchiCAD solo:

  • Interface Intuitiva;
  • Biblioteca de objetos paramétricos integrada;
  • Criação e edição em perspectiva genérica;
  • Documento 3D;
  • Parede Cortina;
  • Prioridade de Intersecção baseada em Materiais de Construção;
  • Controle total para uma documentação arquitetônica completa;
  • Gestor de Revisões;
  • Gestor de IFC;
  • Compatibilidade com Mep Modeler e BIM x PRO;
  • Multiplataforma Win e Mac.
Veja também:  Como é a Vida do Estudante de Arquitetura: 9 Tópicos

Desvantagens do software ArchiCAD

A principal desvantagem do ArchiCAD é que seu preço é um pouco salgado, mas se ele suprir suas necessidades com excelência, vale a pena o investimento. Além disso ele é mais difícil de mexer que seus concorrentes, então você provavelmente vai precisar investir em um curso também.

Como usar o ArchiCAD?

programa archicad como usar

A prática leva a perfeição, então apenas fazendo que você poderá realmente entender o programa. Como é um programa um pouco mais difícil de aprender, muito estudo e esforço serão necessários.

O primeiro passo é entender a interface de navegação:

Menu

archicad interface navegação

Aqui estão listados os comandos disponíveis, agrupados logicamente:

  • Operações de arquivo;
  • Funções de edição;
  • Funções de visualização;
  • Comandos e ferramentas de design;
  • Comandos e ferramentas de documentação;
  • Menu de opções para regular as configurações básicas e o ambiente de trabalho;
  • Menu de trabalho em equipe para apoiar o trabalho colaborativo;
  • Menu da janela para definir a visibilidade das barras de ferramentas e paletas.

Barra de Ferramentas Superior e Inferior

A barra de ferramentas superior contém alguns dos comandos e funções disponíveis nos menus. Pode ser encontrado logo abaixo da barra de menu e é totalmente personalizável.

Info Box

A Caixa de informações mostra as configurações atuais da ferramenta selecionada ou as características do elemento selecionado. Os campos da caixa de informações são editáveis.

Barra de Ferramentas Principal

A Caixa de ferramentas, dividida em quatro partes, contém todas as ferramentas necessárias para construir o modelo 3D e concluir a documentação.

  • A primeira parte contém ferramentas de seleção;
  • A segunda parte, as Ferramentas de Design;
  • Usando a terceira parte, você pode ativar as Ferramentas de Documentação;
  • Na quarta parte, chamada Mais, estão algumas ferramentas adicionais.

Navegador

À direita, podemos ver o Navegador, que lista todos os aspectos do projeto – aqui podemos saltar de uma história para outra ou para diferentes vistas, seções, elevações em 3D e obter detalhes adicionais do projeto.

Barra Tab

Na parte superior da tela, a barra Tab mostra as visualizações abertas. É possível clicar nas diferentes guias semelhantes às guias nos navegadores da web.

Na parte inferior da tela, um conjunto de ícones ajuda a navegar nessa vista e definir a escala do desenho e o fator de zoom.

A partir desse ponto, depois de entender esse índice é só utilizá-los, com a prática você poderá fazer muito com o ArchiCAD.

Revit vs ArchiCAD

Qual a diferença entre o Revit e o ArchiCAD?

revit software bim autodesk

O Revit é o software BIM mais utilizado pelos profissionais que trabalham com essa metodologia. O Revit é considerado mais fácil de usar do que o Archicad além de ser considerado mais confiável por pertencer a Autodesk.

Entre as vantagens do Revit está o fato de ele ser fácil de usar e de possuir bastante informação sobre ele na internet, além dos cursos de Revit. Para esse software existem diversos plugins e ferramentas que são gratuitas e podem ser facilmente baixadas.

Mas ele poderia melhorar em alguns aspectos, como por exemplo: a numeração das páginas, que atualmente é manual; o suporte de sistemas de redes curvas e o fato de não suportar o recurso “arraste e solte” para incluir em arquivos para dentro de projetos.

Já o ArchiCad, além de ter a numeração de páginas, permite a criação de padrões de hachuras e mostra profundidade dos desenhos de forma eficiente. Já na impressão, consegue alterar as canetas com antecedência e também abre PDF como forma padrão de leitura e impressão.

A principal desvantagem do ArchiCad é que ele é um software complexo e consequentemente mais difícil. Exatamente por ainda não ser uma das principais opções de software, existem poucas informações sobre ele na internet ensinando como se aprofundar no programa.

Veja também:  Escala Arquitetura: como calcular escala de desenho técnico?

Afinal, qual é o melhor o Revit ou o ArchiCAD?

É interessante ter domínio de ambas as plataformas para garantir a compatibilidade entre softwares e também a empregabilidade, já que dentro desde nicho eles são os programas mais utilizados.

No fim das contas ambos utilizam a tecnologia e por isso são capazes de muitas coisas, apesar de ambos possuírem seus contras, eles ainda são o alto padrão do desenvolvimento da construção.

Mas como nós sempre falamos por aqui, o melhor software será o que você domina. De nada adianta ter o melhor software do planeta se você não sabe como utilizar suas ferramentas.

Então é preciso combinar as necessidades do projeto com as habilidades do profissional para encontrar o melhor programa para seu escritório.

Quanto custa a licença do ArchiCAD?

O programa possui versões perpétuas e versões temporárias. O valor vai variar de acordo com a quantidades de licenças e os tipos. Além disso existe uma versão gratuita de teste que está disponível para estudantes, professores e instituições acadêmicas.

valor licença archicad

Em 2016, a Graphisoft firmou uma parceria com o CAU/BR onde arquitetos e urbanistas brasileiros podem adquirir uma versão do software chamada de ArchiCAD Solo.

Essa versão do programa é voltada para pequenos escritórios e profissionais que trabalham sozinhos. Arquitetos e urbanistas registrados no CAU têm desconto de 35% na assinatura anual do programa ArchiCAD Solo. Para profissionais com menos de cinco anos de formado, o desconto é ainda maior: 40%.

O ARCHICAD Solo, por ser voltado ao usuário solo não conta com algumas ferramentas de colaboração da versão full, como o Teamwork, Módulos Associados e XRefs. O CineRender, motor de renderização do Cinema 4D também é exclusivo da versão full.

Você pode adquirir o ARCHICAD Solo de diversas formas: compra da licença dividida em parcelas, contrato de manutenção com atualização opcional, ou ainda opção de Rental por 3, 6 ou 12 meses. Os valores começam em R$260 por mês.

Para mais informações sobre essa versão com desconto: Clique aqui.

Recursos necessários para instalar o ArchiCAD

instalar archicad recursos

O ARCHICAD foi o primeiro software para projeto de arquitetura disponível para os sistemas operacionais do Microsoft Windows e da Apple Macintosh. Além disso, as inovações para as plataformas móveis iOS e Android assegura processos de projeto e colaboração sem interrupções, disponíveis para todos os colaboradores e partes interessadas.

As inovações da GRAPHISOFT são compatíveis entre elas e rodam em todos os desktops, laptops e dispositivos móveis, tornando possível que você trabalhe onde quiser, quando quiser, no equipamento de sua escolha.

Plugins para ArchiCad

O ArchiCAD é um software equipado com ferramentas que acompanham uma engenharia de alta produtividade. Ele possui diversos plugins e eles são pagos, mas boa parte deles possui uma versão de teste que pode durar até 30 dias.

archicad plugins

Confira 10 Plugins Para Archicad:

  1. ArchiTime: Ele calcula em quanto tempo o arquiteto faz o projeto;
  2. ArchiPainel: Plugin dedicado a projetar pisos e tetos usando painéis e layouts;
  3. ArchiMap: Faz projeto de portas, janelas e faz conversão em 3D;
  4. ArchiConverter: Converte arquivos das versões 6.5, 7.0 e 8.0 para a versão 10;
  5. ArchiStairs 2: Este plugin permite que as escadas sejam criadas mesmo quando há restrições para incluir formas regulares no design;
  6. ArchiTools: Este plugin reúne vários comandos e funções diferentes, salvar objeto, importação de texto, mover cópias, escalação assimétrica em 2D, entre outros. Funciona apenas na versão 16;
  7. ArchiGiallieRossi: Com este plugin você pode comparar duas vistas de uma projeto;
  8. ArchiTiles: Você pode usar o ArchiTiles para planejar, definir e fazer cálculos para colocar ladrilhos em superfícies como pisos, paredes e tetos;
  9. ArchiForma: Ele foi projetado e desenvolvido para oferecer aos usuários do ARCHICAD total liberdade na criação de formas especiais sem a necessidade de usar scripts GDL;
  10. ArchiFaçade: O ArchiFaçade é um plug-in que permite que imagens em perspectiva (fotografias de fachadas, objetos etc.) sejam transformadas para corrigi-las ou “endireitá-las”.
Veja também:  Projeto de piscina: tipos, revestimentos e como fazer [7 DICAS]

Por que aprender o ArchiCAD?

O ArchiCAD é BIM. Esta é a primeira razão pela qual você deveria se interessar por esse software.

A tecnologia BIM é revolucionária e vem crescendo cada dia mais no meio da construção civil. Com ela podemos integrar todos os processos de um projeto. Toda a documentação é feita em 3D e ele gera automaticamente plantas, cortes, fachadas, tabelas de quantitativos e outros.

archicad software tecnologia bim

O programa também possui normas locais como: biblioteca localizada, unidades de medida e normas arquitetônicas. Não é necessário comprar templates caros ou baixar padronizações que não funcionam.

No desenvolvimento de um projeto temos diversos profissionais de arquitetura, engenharia e construção. Para conectar todos esses profissionais o ArchiCAD desenvolveu o conceito de OPEN BIM para projeto colaborativo.

Através do Open BIM podemos ter uma visão universal para o design colaborativo, realização e operação de construções baseadas em padrões e processos de livre utilização.

Essa ferramenta permite que seus colaboradores trabalhem de formas transparente e integrada.

Outra razão para escolher o ArchiCAD é que ele possui uma extensa biblioteca com portas, janelas, mobiliários, equipamentos, e layouts completos. Além disso existem diversos sites para download de objetos e você ainda pode usar o 3D WAREHOUSE, que é a maior biblioteca 3D gratuita que existe.

Curso de ArchiCAD

Existem alguns cursos de ArchiCAD tanto presenciais quanto online. Para descobrir qual é o melhor curso para você basta analisar as opções que melhor se encaixam nas suas necessidades em relação à didática e valores.

Outra opção para quem quer aprender a tecnologia BIM é o Revit. O programa foi criado com a função de auxiliar os profissionais da área de construção e design na elaboração de projetos.

curso archicad online presencial

Com o Revit é possível criar um projeto desde sua parte estrutural à parte arquitetônica e também todos os sistemas complementares como hidráulica, elétrica e sistemas mecânicos.

A tecnologia BIM do Revit te possibilita desenvolver todas as etapas de desenvolvimento do projeto e ajuda a economizar seu tempo.

Saiba mais sobre o MÉTODO EXCLUSIVO do CURSO DE REVIT.

Conclusão

O ArchiCAD é uma excelente ferramenta de modelagem BIM. A escolha entre o Revit e o ArchiCAD depende apenas das necessidades dos seus projetos e das pessoas que irão trabalhar nele.

Espero que tenha você tenha gostado e que essas dicas possam ter te ajudado!

Conte para nós o que você achou. Você já conhecia o ArchiCAD? Como você tem feito seus projetos? Dúvidas sobre o programa? Só deixar seu comentário abaixo e nós te ajudaremos.

Um abraço, até mais.