3D Warehouse, a plataforma mais completa de modelos 3D. Se você já conhecia, com toda certeza já sabia dessa informação. Se você ainda não conhece fique atento, a plataforma mais completa de modelos 3D para Sketchup possui também muitos componentes de baixa qualidade que pode atrapalhar seu projeto.

Mas não se preocupe, aqui nós vamos desvendar todos os segredos dessa ferramenta para te ajudar a elevar a qualidade do seu projeto e otimizar seu tempo de modelagem.

O QUE É 3D WAREHOUSE?

O 3D Warehouse é uma plataforma criada pelo google, que era proprietária do Sketchup. Este é o maior acervo gratuito de blocos do mundo.

Ele funciona como uma plataforma gigantesca de compartilhamento gratuito de blocos que foi mantida e otimizada pela Trimble, quando adquiriu o Sketchup em 2012.

Ser uma ferramenta de compartilhamento gratuito significa que qualquer usuário pode carregar um modelo feito por ele no site.

Isso proporciona uma centralização dos modelos existentes e facilita a busca dos usuários. Claro que esse sistema traz algumas desvantagens, como por exemplo a existência de blocos de baixa qualidade que acabam atrasando a pesquisa.

CURIOSIDADES SOBRE O 3D WAREHOUSE

  1. Existem mais de 2.2 milhões de modelos 3ds para download;
  2. Em 2015, o Armazém 3D tinha mais de 1.7 bilhões de visualizações;
  3. A média Global de duração média das visitas são de 11 minutos;
  4. O Armazém 3D tem em média 7.7 milhões de visitas e mais de 23 milhões de buscas mensais.

O QUE SÃO BLOCOS E PARA QUE SERVEM?

Blocos são elementos 3D que podem ser utilizados para compor os mais diversos ambientes para projeto.

Os blocos existentes tem uma ampla área de abrangência, ou seja, é possível encontrar de um objeto decorativo para centro de mesa à uma edificação completamente modelada nas bibliotecas online.

Existem todos os componentes necessários para complementar os mais diversos ambientes como:

  1. Salas;
  2. Quartos;
  3. Banheiros;
  4. Cozinhas;
  5. Escritórios;
  6. Áreas externas;
  7. Garagens;
  8. E outros.

Os blocos serão usados para decorar e preencher os ambientes dos seus projetos, dando vida à eles.

A IMPORTANCIA DE USAR BONS BLOCOS

O desenvolvimento de uma maquete eletrônica exige atenção à detalhes pois são vários processos até o projeto final.

Desses detalhes alguns são adaptáveis e opcionais e outros são essenciais e indispensáveis, os blocos 3D se encaixam na segunda opção.

Um dos pilares de uma maquete eletrônica são os blocos de qualidade. Eles são influência direta na qualidade final da renderização.

Primeiramente os blocos devem ser importados para o modelo ou até mesmo modelados no local, para depois serem renderizados no Lumion, V-Ray ou qualquer outro render de sua preferência.

Os blocos são os elementos que irão compor e dar vida ao seu projeto. Eles têm função de simular o layout dos ambientes e posicionamento do mobiliário e dos mais diversos acessórios de decoração.

Se o seu objetivo como profissional é entregar ao seu cliente um projeto bem estruturado e com imagens foto realistas, que facilitarão a visualização da sua ideia, blocos de qualidade são indispensáveis na composição do seu projeto.

As cores, escalas, modelos, texturas e materiais dos seus blocos são o que vão trazer (ou não) o realismo que é necessário. Esses 5 pontos são essenciais:

  1. Cor;
  2. Escala;
  3. Textura;
  4. Modelo;
  5. Material.

Garantindo que seu bloco possui esses 5 pontos com uma alta qualidade e equilibrados, não tem erro.

COMO IDENTIFICAR BLOCOS DE QUALIDADE

As 5 características dos blocos de qualidade, citadas anteriormente, são todas editáveis. Porém, visando a otimização do trabalho, é interessante escolhermos um bloco que exija o mínimo de edição possível.

Veja também:  Começando com maquetes eletrônicas? 5 coisas que você precisa saber para se dar bem!

Observe essas duas poltronas:

3d-warehouse-a-importancia-dos-blocos.jpg

Perceba que essas duas poltronas usam linhas muito retas e rígidas na sua representação, não passam o aspecto de conforto, além do design não ter nenhum diferencial suas texturas deixam a desejar.

Um bloco como esse tem menos polígonos que muito outros e isso deixa seu modelo mais leve, porém ele prejudica o realismo do seu projeto pois não possui uma representação realista satisfatória.

Agora observe essas outras duas poltronas abaixo:

COMO-IDENTIFICAR-BLOCOS-DE-QUALIDADE

Com muitos mais polígonos para desenvolver seu desenho, essas duas poltronas pesam um pouco mais do que as anteriores, mas ainda sim vale muito mais a pena.

Perceba como elas passam a sensação de conforto. Possuem linhas mais fluídas, design inovador e texturas muito mais realistas. Utilizam materiais mais puros e fáceis de identificar.

Assim é um bloco com representação realista fiel e que pode alavancar seu projeto e qualidade de renderização.

VANTAGENS E DESVANTAGENS DOS BLOCOS DE SKETCHUP

Cada modelo 3D é único, não somente pelo design, mas pela forma que ele foi modelado. Os blocos foram criados com o intuito de auxiliar os profissionais das mais diversas áreas no desenvolvimento dos seus projetos.

A utilização traz diversas vantagens como a facilidade de edição do design do projeto, facilitar a alteração, a otimização do tempo do projetista, a grande variedade de objetos prontos para uso.

Infelizmente, com a popularização desses elementos virem desvantagens. Objetos de baixa qualidade entraram nas bibliotecas atrapalhando quem procura por algo bom.

Muitas vezes o objeto é mal modelado e possui buracos no 3D, as vezes é completamente desproporcional e vem fora de escala. Às vezes o objeto até é de boa qualidade mas possui polígonos demais q isso pesa o modelo, deixando o trabalho mais lento.

São detalhes que podem acabar tornando o uso do bloco uma desvantagem. É importante estar atento aos detalhes dos arquivos, pois existem muitos arquivos de baixa qualidade, pesados e difíceis de editar e manipular.

COMO FORMAR UM BLOCO NO SKETCHUP

Mesmo procurando muito e garimpando o 3D Warehouse, nós não conseguimos encontrar um bloco que se encaixe perfeitamente no projeto desejado.

É possível editar completamente um bloco já existente, mas você pode também criar seu bloco do zero.

Essa função te possibilita inovar completamente no design do seu objeto e criar o que você quiser.

Para criar um objeto, tudo o que você precisa é de conhecimento dos comandos do programa e muita criatividade. Tendo em mente o que deseja criar, basta modelar.

Alguns pontos importantes a observar nessa hora são:

  1. Escala;
  2. Proporção;
  3. Linhas mais fluídas;
  4. Cantos mais arredondados;
  5. Textura e cor;
  6. Funcionalidade.

COMO BAIXAR COMPONENTES DE SKETCHUP NO 3D WAREHOUSE

Para acessar o 3D Warehouse existem duas formas, a primeira é dentro do Sketchup, clicando em “arquivo” (file) e depois em 3D Warehouse. A segunda é acessando diretamente a biblioteca online do 3D Warehouse.

Depois de acessar é só escrever o objeto desejado na barra de pesquisa (search). Ex: Cortina.

Dica: Se você pesquisar em inglês tem mais chances de aparecer mais blocos de qualidade. Ex: Cortina – em inglês: Curtain.

Ainda é possível editar algumas preferências de pesquisa, como por exemplo:

1. Selecionar a categoria de pesquisa;

Selecionar-a-categoria-de-pesquisa

 

2. Selecionar propriedades como o tamanho e a quantidade de polígonos do objeto;

Selecionar-propriedades-como-o-tamanho

 

3. Selecionar a relevância, aqui você tem opções de objetos mais curtidos, mais populares, por autor, entre outros;

Selecionar-a-relevância

 

4. Você pode transitar também pelas 3 opções indicadas na parte superior: Modelos, coleções e catálogos;

Modelos-coleções-e-catálogos

Todas essas opções te levarão a diversos modelos e depois de selecionar o que melhor se encaixa no seu projeto, basta fazer o download.

Veja também:  Como baixar e instalar o Camtasia - Versão de Teste

5. Clique no modelo e assim que carregar, você verá o botão “download”. Clique nele;

DOWNLOAD BLOCO

6. Selecione a versão desejada;

VERSÃO

7. Ao clicar na versão o download inicia automaticamente;

DOWNLOAD

8. O Próximo passo é carregar o seu bloco no modelo. Vá em “arquivo” e clique em “importar”;

IMPORTAR

9. Encontre seu o arquivo do seu bloco no computador e clique em “importar”;

IMPORTAR-ARQUIVO-DO-PC

10. Pronto! Agora é só utilizar o bloco no seu modelo.

BLOCO-NO-MODELO

DICAS PARA OTIMIZAR BLOCOS PARA SKETCHUP

Para otimizar alguns blocos, será necessário editá-lo. Muitas vezes o blocos podem chegar pesados, com elementos excessivos e que são completamente dispensáveis.

Cabe ao usuário analisar e remover o que for necessário. Talvez substituir algum elemento ou material, ou até mesmo a textura já pode mudar completamente seu objeto.

Um dica legal é fazer a edição dos blocos individualmente, sem um modelo junto. Editar o bloco antes de carregar pro modelo é muito mais rápido pois não tem outros pesos no arquivo.

Escalonar seu bloco e deixá-lo pronto para uso otimiza muito o trabalho.

10 MELHORES COLEÇÕES NO 3D WAREHOUSE

Como já citamos anteriormente, muitas vezes será preciso garimpar. Os blocos de qualidade ficam perdidos em meio a tantos outros blocos e isso acaba atrasando o trabalho dos usuários.

Para te ajudar a otimizar seu tempo e garantir um produto final de qualidade nós preparamos para você uma lista com os nossos queridinhos.

As 10 melhores coleções de blocos para Sketchup do 3D Warehouse:

1. DELTA LIGHT

BLOCO LIGTH

A iluminação é um dos fatores mais importante de um projeto. Pensando nisso a empresa Delta Light, que é especializada em arquitetura e interiores disponibiliza quase todos os seus produtos em seu perfil na 3D Warehouse. Acesse.

2. CERÂMICAS PORTINARI

BLOCO PORTINARI

Uma das marcas de revestimentos mais conhecidas e utilizadas não poderia ficar de fora dessa. São 8 coleções diferentes desde revestimentos de piso à revestimentos de parede. Acesse.

3. VITALIE ROBU DESIGN

BLOCO ROBU

Nesta coleção você encontra um pouco de tudo. O diferencial desta coleção é exatamente o fato dela possuir objetos diversos e todos mantendo uma alta qualidade.

É a queridinha de muita gente, já vai salvando nos favoritos para não perder nada. Acesse.

4. PEDRAS SANITÁRIAS E TORNEIRAS

BLOCO KOHLER

Apesar de alguns desses objetos serem bem pequenos, sua importância é grande e fazem muita diferença no design e estática final do ambiente.

Por isso é extremamente importante usar objetos de qualidade. Pensando nisso a KOHLER disponibiliza uma coleção fantástica com objetos para banheiro e cozinha. Acesse.

5. COZINHA

BLOCO COZINHA

Falando em cozinha, blocos para ela não faltam. Muitas vezes a cozinha é um dos ambientes mais utilizados da casa, então deixar esse ambiente cheio de vida é imprescindível.

Um usuário do site resolveu nos ajudar nessa missão e montou uma biblioteca completíssima com objetos muitas vezes difíceis de encontrar, como por exemplo: barras de chocolate, louças clássicas e até mesmo a caixinha de chá da twinings. Acesse.

6. PLANT

BLOCO PLANT

A vegetação tem estado cada vez mais presente nos projetos atuais, tanto nas áreas externas quanto nas internas. Para te ajudar a elevar seu paisagismo e à integrar seus ambiente internos com a natureza que essa coleção existe.

Da pra encontrar plantas variadas, mas em sua maioria, vasos de plantas. Acesse.

7. FIGURA HUMANA

BLOCO HUMAN SCALE

Tudo bem, essa não é uma coleção do 3D Warehouse. Mas depois de ver a alta qualidade dos blocos, eu tenho certeza que você dará uma chance a eles.

É possível encontrar outros provedores de blocos pela internet, mas nem todos tem uma boa qualidade.

Veja também:  Maquete Eletrônica: importância, vantagens e principais programas

O Flying Architecture é um site que disponibiliza blocos diversos, apesar de não serem gratuitos é interessante ter o site sempre à mão. Caso um dia você precise muito de um bloco diferente e não consiga encontrar, vale a pena o investimento. Acesse.

8. SCANDINAVIAN

BLOCO SCAND.

Esta coleção possui muitos objetos de decoração, além de mobília variada, camas, quadros, espelhos e carpetes. Acesse.

9. ÁGUA

BLOCO ÁGUA

Isso mesmo, esta é uma coleção de água. Por mais que possa parecer estranho, se você pensa bem, existem diversos elementos nos projetos que pode utilizar essa ferramenta.

Nessa coleção você encontra fontes de água, poças, gotas de água e também água na forma que sai da torneira. Acesse.

10. DIVISÓRIAS

BLOCO DIVISÓRIAS

Divisórias, cobogós e muitos outros elementos para decoração e divisão de ambiente. Fala sério, quem nunca perdeu um tempão modelando cobogós, esses blocos podem ser uma ajuda e tanto. Acesse.

CURSO DE SKETCHUP

Agora que você já sabe o que são blocos e suas funções, a importância deles para seu sucesso profissional, como criá-los ou baixá-los de forma gratuita, e até já aprendeu os comandos básicos, é hora de aprofundar seus conhecimentos e colocar tudo isso em ação.

Nada melhor do que praticar para desenvolver um conhecimento e baseado nisso, nós preparamos uns dos melhores e mais completos cursos de Sketchup existentes hoje no mercado para alavancar sua vida acadêmica e profissional.

Com o nosso curso de Sketchup você economiza seu tempo.

Especialize-se com o Método exclusivo passo a passo do básico ao avançado mesmo que você não tenha noção sobre modelagem, e seja destaque entre os profissionais da sua área.

Desde que quem nunca teve contato com desenhos arquitetônicos ao profissional que procura aperfeiçoar os conhecimentos, o curso alcança a todos pela sua linguagem de fácil entendimento.

O melhor de tudo é que o curso é totalmente online, então você faz seus horários. Adquirindo o curso você passa a ter acesso vitalício ao conteúdo, ou seja, qualquer dúvida futura poderá ser sanada facilmente pois você terá acesso livre a todo o conteúdo.

O curso também inclui apostila de estudos e certificado.

Quer saber mais sobre o que eu você vai aprender no nosso curso de Sketchup? Clique aqui.

CONCLUSÃO

Agora você já está por dentro do conceito, utilizações e vantagens do Blocos para Sketchup, conhecer muitos detalhes e as melhores técnicas para sua área de atuação é muito importante.

Uma boa modelagem 3D feita em Sketchup é a diferenciação necessária para qualquer profissional que deseja se inserir no mercado e atrair clientes mais qualificados.

Investir em conhecimento desse tipo de ação é tornar você um profissional mais completo e pronto para alcançar expectativas maiores!