Enscape: Benefícios do renderizador mais fácil e rápido

Você já conhece o Enscape? Simplesmente o renderizador mais fácil e rápido que temos na atualidade para entregarmos os nossos projetos. Veja os benefícios deste plugin que vem conquistando muitos profissionais do ramo de construção e design.

Segue o tutorial em vídeo aula:

Segue o tutorial em texto:

Sabemos que dependendo do tamanho do seu escritório, o tempo é muito corrido e a gente demorar 30 ou 40 minutos para termos uma renderização não é mais viável, demorar 2 ou 3 horas para fazer uma animação de um vídeo já não é tão comum como antigamente. Hoje dependendo da sua realidade, você acaba tendo que entregar os projetos com muito mais velocidade, e pra isso que eu quero te apresentar o Enscape.

Enscape: Plugin integrado

O Enscape é um plugin que instalamos no nosso modelador de preferência, no meu caso o Sketchup, mas ele funciona para o Revit, Rhinoceros, Archicad e Vectorworks. Quando abrirmos o Sketchup ele estará lá como qualquer outra barra de ferramenta.

Sendo muito utilizado na área de Arquitetura, engenharia e construção. Foi desenvolvido pela Enscape GmbH em 2013 e desde então a empresa vem trazendo atualizações muito boas para o plugin.

Enscape: Plugin integrado

Enscape: Renderização em tempo real

O foco maior no Enscape é renderização de qualidade em tempo real. Com qualquer mudança no ângulo de nossa câmera já temos uma imagem pronta para apresentação, eu posso alterar a cor de qualquer material e ver no exato momento como irá ficar, sem precisar ter que renderizar para poder ver a diferença. Chega de alterações demoradas, aproveite este tempo livre, para ir atrás de novos clientes e consequentemente fazer mais dinheiro.

Em cenas internas e externas é muito fácil fazer qualquer alteração, seja de materiais como a cor da casa, até as cores do céu ou da iluminação. Com o Enscape podemos fazer animações de qualidade em segundos, algo que nenhum outro programa oferece, permitindo termos prévias para nossos clientes, sem perder horas.

Enscape: Renderização em tempo real 

Enscape: Blocos configurados

Outro benefício do Enscape é ter milhares de blocos já configurados. Você já baixou um bloco em algum site, colocou pra renderizar e o programa simplesmente travou e fechou?

O Enscape possui 3050 blocos prontos para utilizarmos em nossos projetos, além de não perder tempo com renderizações demoradas você não precisará ficar procurando blocos em diversos sites, o melhor que os blocos do Enscape já vem configurados, é só renderizar.

Enscape: Blocos configurados

Enscape: Biblioteca de materiais

Atualmente o Enscape possui uma biblioteca com mais de 340 materiais prontos pra renderizar, é só exportar e aplicar sobre o objeto desejado, materiais já com reflexo, bump, refração e muito mais.

Enscape: Iluminação

Você pode adicionar as luzes artificiais em seu projeto e fazer um projeto excelente, se seu foco for projetos luminotécnicos, o Enscape poderá te atender sem nenhum problema.

Renderização 360º

Já pensou em mandar um link com uma renderização em 360º pro seu cliente poder analisar o projeto na casa dele ou no seu escritório, o próprio Enscape sobe o arquivo na nuvem e gera o link para compartilhamento. Sendo também compatível com os óculos VR – Realidade Virtual.

Passeio virtual

Faça do seu projeto uma espécie de jogo, onde o seu cliente poderá andar pelo projeto utilizando o próprio teclado do computador, isso se chama Maquete Interativa, e com o Enscape nós conseguimos fazer.

Plantas humanizadas

Selecionando a opção câmera projeção paralela em seu Sketchup, ele fará cortes ou plantas humanizadas já renderizadas e prontas para adicionarmos em nossos projetos.

Download

O Enscape está disponível para download no site oficial Enscape3d. Lá tem o passo a passo de como realizar o download e a instalação em seu computador ou notebook. Um outro atrativo deste plugin é o preço de sua licença, que está bastante abaixo dos renderizadores concorrentes.

O plugin possui três opções de planos, que são:

Licença de teste

A licença free do Enscape dura 14 dias, que seria o tempo suficiente para você fazer o teste do plugin e decidir se realmente deseja investir e aprender a mexer nele, diferente de outros programas a licença free do Enscape é totalmente completa, você tem de fato uma prévia do que terá quando mudar para uma licença paga.

Licença flutuante

A licença flutuante é a mais popular entre as equipes, pois ela pode ser compartilhada com várias máquinas e tudo no valor de R$67,90 por mês.

Licença de assento fixo

Esta licença também é completa, mas ela te limita a somente uma máquina fixa, ela custa R$39,90 por mês.

Perguntas frequentes

Enscape ou Vray?

Ambos são programas muito bons, pois conseguimos ter uma perspectiva de realidade fantástica.

Contudo, o Vray é um programa que tem muitos detalhes e passos a serem estudados dentro do programa, tornando-o um pouco difícil de manusear. Mas suas funções são impecáveis, vale a pena gastar tempo nele.

O Enscape é mais fácil de manusear e custa menos que o Vray. Se você se dedicar a aprender a renderizar pelo Enscape, terá imagens realistas em muito menos tempo do que no Vray. Seu grande diferencial é que ele faz renderizações em tempo real, o Vray também faz este tipo de renderização, mas não é o seu ponto forte, pois requer uma máquina potente e existem outras configurações superiores para renderização.

Os dois precisam de votos de confiança, pois ambos realizam funções distintas e bem pontilhadas em um projeto arquitetônico.

O Enscape possui versão para estudantes?

O Enscape possui versão para estudante, para realizar o download basta acessar o site oficial do plugin, descer até o final da página e selecionar a opção Student License, você será direcionado para um questionário onde deverá preencher os seus dados.

Por que Enscape?

É o que muitos arquitetos, engenheiros e designers vem se perguntando, a verdade é que este plugin tem se tornado um renderizador bastante usado por seu baixo valor de aquisição e grande resultado nas imagens renderizadas, escritórios que estão no começo podem utilizá-lo para fazer os seus projetos e conquistar mais clientes, o seu baixo valor de aquisição garante menos pirataria de software.

Como sei que o Enscape está instalado?

Para saber se o Enscape está instalado irá variar de acordo com o programa de modelagem que você está utilizando, mas geralmente ao entrar no software de sua preferência o ícone do plugin já estará disponível em sua área de trabalho. Siga o passo a passo que está no site oficial, fazendo isso você garante possíveis erros de instalação incorreta.

Curso Online de Enscape

Aprenda a renderizar Projetos Extraordinários de Arquitetura, do início ao fim, de modo rápido e fácil, alcance reconhecimento e seja bem pago por isso.

Aprenda em até 7 dias, economize tempo e dinheiro, capacite-se para o mercado de trabalho com nosso Método exclusivo passo a passo do básico ao avançado, mesmo que você nunca tenha renderizado um projeto na sua vida.

Conheça: https://arquitetoleandroamaral.com/curso-de-enscape/

Conclusão

Esse foi mais um tutorial que separamos para que suas dúvidas fossem esclarecidas, na questão de softwares, para que seu aprendizado seja um sucesso.

Uma dica importante é deixar sempre espaço para fazer testes em novos programas, assim permite você ter experiências e oportunidades futuras.

Deixe seu comentário abaixo, teremos o prazer de responder, você pode também conhecer todos os materiais sobre arquitetura engenharia e designs disponíveis no site.

Abraços e até mais.