Enscape: O renderizador queridinho do momento

Você já conhece o Enscape? Este renderizador vem se tornando o queridinho de muitos escritórios de Arquitetura e Design, isto porque ele é um renderizador em tempo real e seu custo benefício e resultado final são muito atrativos. O artigo de hoje é para tirar todas as suas dúvidas a respeito deste programa que vem produzindo imagens ultra realistas e em pouco tempo.

Enscape: O que é?

O Enscape é um plugin de renderização em tempo real e realidade virtual. Sendo muito utilizado na área de Arquitetura, engenharia e construção. Foi desenvolvido pela Enscape GmbH em 2013 e desde então a empresa vem trazendo atualizações muito boas para o plugin.

Enscape: O que é?

Enscape: O que é?

Enscape: Renderização

Por se tratar de um plugin para renderização, o Enscape é compatível com vários softwares, como: Sketchup, Revit, Archicad, Rhinoceros e VectorWorks. Ele tem a capacidade de se conectar diretamente ao software de sua preferência, assim não precisamos ter mais abas abertas, pois ele renderiza diretamente dentro do programa de modelagem.

O maior atrativo do Enscape é sua renderização em tempo real, mas ele não para por ai, fiz alguns testes aqui e posso te garantir que além de trazer renderizações fantásticas ele é bastante rápido, com poucos cliques você transforma sua modelagem em uma maquete eletrônica acima da média.

Enscape: Cursos de renderização

Como o Enscape vem ganhando muita notoriedade, muitos profissionais no ramo da educação já estão fazendo cursos ensinando a como renderizar pelo plugin, Estes cursos estão disponíveis na internet e fica a seu critério escolher um de seu agrado e se permitir a aprender uma ferramenta nova para fazer renderizações fantásticas e conquistar novos clientes.

Enscape: Cursos de renderização

Enscape: Cursos de renderização

Enscape: Download

O Enscape está disponível para download no site oficial Enscape3d. Lá tem o passo a passo de como realizar o download e a instalação em seu computador ou notebook. Um outro atrativo deste plugin é o preço de sua licença, que está bastante abaixo dos renderizadores concorrentes. O plugin possui três opções de planos, que são:

Veja também:  Kerkythea: como renderizar e como instalar no Sketchup 8?

Licença free

A licença free do Enscape dura 14 dias, que seria o tempo suficiente para  você fazer o teste do plugin e decidir se realmente deseja investir e aprender a mexer nele, diferente de outros programas a licença free do Enscape é totalmente completa, você tem de fato uma prévia do que terá quando mudar para uma licença paga.

Licença flutuante

A licença flutuante é a mais popular entre as equipes, pois ela pode ser compartilhada com várias máquinas e tudo no valor de R$67,90 por mês.

Licença de assento fixo

Esta licença também é completa mas ela te limita a somente uma máquina fixa, ela custa R$39,90 por mês.

Enscape: Realidade virtual

Com o Enscape é possível fazer apresentações de realidade virtual, o que irá tornar o seu projeto muito mais atraente. Para ativar a realidade virtual basta conectar um fone de ouvido e óculos VR e se preparar para andar pelo seu projeto, com isso o seu cliente terá a sensação de caminhar por sua residência antes mesmo de começar a obra. Eu te garanto que isso irá trazer uma experiência fantástica para os seus futuros clientes.

Enscape: Biblioteca de blocos

A biblioteca de blocos do Enscape já possui mais de 2522 blocos prontos para renderização, com eles você irá conseguir preencher sua cena com vida e a tornando muito mais realista. A biblioteca contém uma grande variedade de blocos, como: mobiliário, vegetações, pessoas, veículos, acessórios, adereços urbanos, iluminação, prédios, saúde, fitness e muito mais.

Veja também:  Lumion ou Vray: Qual o melhor renderizador? 14 Itens

Enscape ou Vray?

Ambos são programas muito bons, pois conseguimos ter uma perspectiva de realidade fantástica.

Contudo, o Vray é um programa que tem muitos detalhes e passos a serem estudados dentro do programa, tornando-o um pouco difícil de manusear. Mas suas funções são impecáveis, vale a pena gastar tempo nele.

O Enscape é mais fácil de manusear e custa menos que o Vray, mas sua qualidade é inferior. Se você se dedicar a aprender a renderizar pelo Enscape, terá imagens realistas e muito menos tempo do que no Vray. Seu grande diferencial é que ele faz renderizações em tempo real, o Vray também faz este tipo de renderização, mas não é o seu ponto forte, pois requer uma máquina potente e existem outras configurações superiores para renderização.

Os dois precisam de votos de confiança, pois ambos realizam funções distintas e bem pontilhadas em um projeto arquitetônico.

Enscape ou Vray?

Enscape ou Vray?

Perguntas frequentes

O Enscape possui versão para estudantes?

O Enscape possui versão para estudante, para realizar o download basta acessar o site oficial do plugin, descer até o final da página e selecionar a opção Student License, você será direcionado para um questionário onde deverá preencher os seus dados.

Por que Enscape?

Por que Enscape? É o que muitos arquitetos, engenheiros e designers vem se perguntando, a verdade é que este plugin tem se tornado um renderizador bastante usado por seu baixo valor de aquisição e grande resultado nas imagens renderizadas, escritórios que estão no começo podem utilizá-lo para fazer os seus projetos e conquistar mais clientes, o seu baixo valor de aquisição garante menos pirataria de software.

Veja também:  ArchiCAD: O que é? Para que serve? Como funciona? Vale a pena?

Como sei que o Enscape está instalado?

Para saber se o Enscape está instalado irá variar de acordo com o programa de modelagem que você está utilizando, mas geralmente ao entrar no software de sua preferência o ícone do plugin já estará disponível em sua área de trabalho. Siga o passo a passo que está no site oficial, fazendo isso você garante possíveis erros de instalação incorreta.

Como instalar o Enscape no Sketchup?

Para instalar o Enscape no Sketchup, basta direcionar-se ao ícone janela, gerenciador de extensões, nele você pode ativar ou desativar a opção extensões, esta opção te permite ativar qualquer plugin em seu Sketchup. Recomendo que você siga o passo a passo de instalação proposto pelo próprio plugin.

Conclusão

Esse foi mais um tutorial que separamos para que suas dúvidas fossem esclarecidas, na questão de softwares, para que seu aprendizado seja um sucesso.

Uma dica importante é deixar sempre espaço para fazer testes em novos programas, assim permite você ter experiências e oportunidades futuras.

Deixe seu comentário abaixo, teremos o prazer de responder, você pode também conhecer todos os materiais sobre arquitetura engenharia e designs disponíveis no site.

Abraços e até mais.