Como Projetar Banheiros Adaptados: Tudo o que você Precisa Saber

No artigo de hoje veremos como projetar banheiros adaptados, seguindo todas as normas e recomendações existentes.

Se você é estudante ou já é formado na área de arquitetura e design, e está aqui, significa que você já faz parte da maioria de profissionais que se importam com a acessibilidade, então caso você deseje aumentar o seu conhecimento sobre acessibilidade e ajudar pessoas portadoras de deficiência com os seus projetos, este artigo foi feito pensando em você.

Banheiros adaptados: Como projetar?

Banheiros adaptados: O que é?

Um banheiro adaptado é um banheiro acessível, para que todas os usuários com alguma necessidade especial ou que tenham dificuldades em se locomover possam vir e utiliza-lo sem fazer nenhum aumento de esforço e nem correr riscos. Este banheiro é pensado em pessoas que utilizam próteses, aparelhos de apoio, cadeiras de rodas, bengalas, sistemas assistivos de audição e idosos.

Banheiros adaptados: Normas

E para regulamentar os projetos de banheiros adaptados foi criado a norma NBR 9050, que preza pela acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos.

Banheiros adaptados: Quando projetar?

Banheiros adaptados só são obrigatórios em edificações públicas, edificações privadas de uso comum, e edificações coletivas. Em residências não se é exigido o projeto de banheiros acessíveis, mas são necessários em casos de necessidade, pois oferecem mais conforto e muito mais qualidade de vida para seus usuários.

Banheiros adaptados: Quando projetar?

Banheiros adaptados: Como projetar?

Quando for projetar um banheiro adaptado, você irá ter que seguir algumas exigências da norma NBR 9050, e elas são:

Acessos e portas

As portas de acesso aos banheiros adaptados devem ser acessíveis, então elas devem ser de um tamanho maior que das portas comuns. Na maioria das vezes utilize portas de 90 cm.

O tamanho varia de acordo pra que lado a porta irá abrir, caso ela abra no sentido oposto da chegada do usuário, ela deverá ter no mínimo 1,20m livre para a chegada e 30 cm livres entre o alinhamento da abertura e a parede interna. Caso a porta do banheiro abra em direção ao usuário, ela deverá ter no mínimo 1,50m livres na frente da porta e 60cm livres entre o vão e a parede esquerda.

Veja também:  O que é Cálculo Estrutural? Passo a passo e melhor programa

Desníveis

O mais propicio seria um banheiro com o piso totalmente nivelado, sem desníveis. Mas NBR 9050 permite que possa existir um degrau de no máximo 1,5 cm entre o bom e o restante dos banheiros adaptados, caso o desnível seja superior a isso será obrigado a implantação de uma rampa com inclinação de no máximo 1:2 o que seria 50% de acordo com o tópico 6.1.4 da NBR 9059.

Área de manobra

Dentro de banheiros adaptados, devemos pensar que uma boa parte de seus usuários serão cadeirantes, então eles irão precisar de um bom espaço para poderem se locomover, deve ser possível que o usuário faça um giro de 360º sem encostar em nada e o banheiro tenha no mínimo 1,50m livres.

Para o uso do vaso sanitário o cadeirante deverá estacionar a cadeira em frente ou ao lado do objeto, para que seja seguro, é necessário que tenha 1,20cm de profundidade por 80 cm, assim a cadeira irá ter espaço suficiente.

Barras de apoio

As barras de apoio servem para prestar uma assistência em momentos de transição de cadeirantes ou simplesmente para ajudar um idoso a se permanecer de pé durante o banho. Iremos utilizar barras de apoio em pias, vasos sanitários e no box do banheiro.

No box do banheiro iremos posicionar barras de apoio a uma altura de 75cm em relação ao piso com o comprimento de no mínimo 70 cm, a uma distância de 85cm da parede lateral do banco. Essas barras devem ser circulares com o diâmetro de 3,0cm a 4,5cm, e distância das da parede com no mínimo 4,0cm.

No vaso sanitário iremos instalar barras nas paredes laterais e traseiras, pois essa instalação irá contribuir para que o cadeirante possa fazer a transição da cadeira para o vaso sanitário. Essas barras devem medir 80 cm de um eixo de fixação ao outro e com a altura de 75 cm do piso ao eixo de fixação.

Box e chuveiro

Em todos os banheiros adaptados, deverá ter a presença de um banco dentro do box, este banco deverá ser impermeável, antiderrapante e com as bordas arredondadas. Este banco poderá ser dobrável ou removível, mas em todos os casos deverá manter a dimensão de 45×70cm e altura de 46cm. Para caber um banco e ainda restar espaço ao lado, para que o cadeirante possa fazer a transição da cadeira de rodas para o assento, o box irá ter de possuir uma dimensão mínima de 90×95. São mais indicados o uso de barras de apoio no formato L instaladas na parede lateral do banco.

Veja também:  TCC de Arquitetura: Como escolher o tema do seu TCC? 6 dicas

Chuveiros para banheiros adaptados, devem possuir duchas manuais, fixadas na parede a uma altura de no máximo 1 metro. Os registros e misturadores devem estar na mesma medida também e todas as torneiras do banheiro devem ser do tipo alavanca, sendo mais indicado a monocomando.

Vasos sanitários e pias

Para possuirmos uma pia acessível, ela deverá ter no máximo 80cm, sem a presença de armários sob, pois quando usuários cadeirantes forem utilizar, precisaram encaixar as pernas embaixo do lavatório. As torneiras devem ser acionadas por sensores eletrônicos ou alavancas, possuindo uma distância de no máximo 50cm.

Armários

Como já havia dito antes não se devem colocar armários embaixo de pias, sendo livre para colocar quantos armários forem necessários pelo banheiro, eles devem possuir no máximo a altura de 1,20m, mas vale lembrar que quanto menos mobiliário melhor, pois os usuários terão mais espaço de circulação.

Pisos

Como em todo banheiro devemos ter uma atenção maior para a escolha dos pisos, pois eles garantem uma certa segurança. Estes pisos devem ser antiderrapantes, estáveis e regular, e evite revestimentos que possam causar inseguranças, como estampas com alto índice de contraste ou que simule algo 3D.

Acessórios

Espelho: a base inferior deve estar no máximo a 90cm do piso e a altura da borda superior deve estar a no mín. 1,80m do piso acabado. Quando inclinar 10º o espelho em relação a parede a altura da borda inferior deve ser de no máximo 1,10m e a borda superior de no mínimo 1,80m do piso acabado;

Saboneteiras e toalheiros: devem estar entre 80cm e 120cm do piso acabado.

Banheiros adaptados: Como projetar?

Perguntas Frequentes:

Como adaptar apartamento para cadeirante?

Para adaptar um apartamento para cadeirante deixe o espaço de circulação livre, utilize armários e portas de correr, pare pra pensar em tudo o que poderia causar dificuldade ou incomodo para um cadeirante e adapte.

Qual altura para colocar barra de apoio no banheiro?

A altura para colocar a barra de apoio no banheiro irá varia, no vaso sanitário iremos instalar barras nas paredes laterais e traseiras, pois essa instalação irá contribuir para que o cadeirante possa fazer a transição da cadeira para o vaso sanitário. Essas barras devem medir 80cm de um eixo de fixação ao outro e com a altura de 75cm do piso ao eixo de fixação.

Como adaptar o banheiro para cadeirante?

Para adaptar o banheiro para cadeirante basta seguir as normas de acessibilidade NBR 9050 da ABNT.

Veja também:  Partido Arquitetônico x Conceito Arquitetônico: Entenda

Qual a largura da porta de banheiro para cadeirante?

A largura da porta de um banheiro para cadeirante deve ser de um tamanho maior que das portas comuns, utilizando portas de 90 cm.

O que é PNE acessibilidade?

PNE acessibilidade é a sigla para Portador de Necessidade Especial.

Quem pode usar banheiro de deficiente?

Na maioria das vezes irá ter 1 banheiro adaptado e outras 5 cabines livres, se você não tiver mobilidade reduzida ou alguma outra enfermidade utilize os livres.

Pode porta de correr em banheiro de deficiente?

Portas de correr são as mais indicadas para banheiros adaptados e box, também pode ser usado cortinas.

Qual largura da cadeira de rodas?

A largura de uma cadeira de rodas precisa ter no mínimo 60cm e a altura de no máximo 1m.

Qual a altura de instalação das bacias sanitárias em relação ao piso acabado com o assento sanitário?

Segundo a NBR 9050 a de altura instalação deve ser de no máximo 0,46 m.

Qual o melhor piso antiderrapante para banheiro?

O melhor piso antiderrapante para banheiro é o porcelanato e cerâmico, estas são as opções mais utilizadas, caso queira um chão de cimento queimado, não o utilize no piso do box, e jamais piso de madeira.

Conclusão:

Acabamos de ver como podemos projetar um banheiro adaptado, mas acredito, que possamos fazer banheiros acessíveis e que não se pareçam com hospitais, os tornando funcionais e elegantes, pesquise mais a fundo sobre marcas nacionais e internacionais que fabriquem o que você precisa, mas de uma forma mais bonita e ainda sendo feito para usuários com mobilidade reduzida.