Linhas do AutoCAD: Saiba mais

Você já conhece os tipos de linhas do AutoCAD? Tipo de linha é uma propriedade visual atribuída aos objetos geométricos. Os tipos de linha do AutoCAD podem ser um padrão de traços, pontos, texto e símbolos, ou ininterruptos e contínuos. Veja agora quais os tipos de linha e como carrega-las para dentro do seu projeto.

Linhas do AutoCAD: Saiba mais

Linhas do AutoCAD: Quais os tipos

A configuração do tipo de linha atual define a aparência padrão de todos os novos objetos geométricos. Você pode ver qual tipo de linha é atual no painel Propriedades da faixa de opções da guia Início quando não houver objetos selecionados.

  • O tipo de linha Contínuo exibe os objetos com um padrão sólido e não partido.
  • O tipo de linha PorCamada exibe os objetos com o tipo de linha atribuído à camada atual.
  • Um tipo de linha definido explicitamente, por exemplo DASHDOT, exibe objetos com esse tipo de linha, independentemente da camada atual.
  • O tipo de linha PorBloco exibe os objetos com o tipo de linha Contínuo até que os objetos sejam agrupados em uma definição de bloco. Quando o bloco é inserido no desenho, ele exibe o tipo de linha atual para os objetos em questão.

Linhas do AutoCAD: Carregar tipos de linha

Antes de poder utilizar diferentes tipos de linha, você precisa carregá-los no desenho com o Gerenciador de tipo de linha.

Veja também:  76 Atalhos Universais do AUTOCAD

Para os tipos de linha que você utiliza com frequência, é possível carregá-los em um template de desenho. Em seguida, ao criar desenhos a partir do template, o tipo de linha já é carregado.

Os tipos de linha são definidos em um arquivo de definição de tipo de linha (LIN). Ao carregar um tipo de linha, selecione o arquivo de definição de tipo de linha e um tipo de linha específico a partir do arquivo. Há dois arquivos de definição de tipo de linha disponíveis: acad.lin para unidades britânicas e acadiso.lin para unidades métricas.

Nota: Devido a escala, não misture os tipos de linha imperial e métrico no mesmo desenho.

É possível remover definições de tipos de linha não referenciadas de um desenho com comando ELIMINAR ou no gerenciador de tipos de linha. Os tipos de linha PORBLOCO, PORCAMADA e CONTINUOS não podem ser removidos

Linhas do AutoCAD: Escala

A escala do tipo de linha controla o tamanho e espaçamento de repetições do padrão de tipo de linha para cada unidade de desenho. Há um número de opções de escala que pode afetar a exibição e plotagem dos tipos de linha.

Fator de escala global

O fator de escala global afeta a aparência de todos os tipos de linha no desenho. É possível definir o fator de escala global alterando a variável de sistema LTSCALE no prompt Comando ou com o Gerenciador de tipo de linha. O fator de escala global é 1,0. Quanto menor o fator da escala, maiores as repetições e menor o espaçamento em cada tipo de linha padrão.

Se você alterar o fator de escala global a aparência de todos os tipos de linha no desenho será alterada.

Escala do objeto atual

A escala do objeto atual, também denominada escala de tipo de linha atual, controla a escala do tipo de linha dos novos objetos. Você pode definir a escala do objeto atual alterando a variável de sistema CELTSCALE ou com o gerenciador de tipo de linha. O padrão de escala do objeto atual é 1,0.

Veja também:  Normas do CAD: Para que serve?

Quando você cria a geometria, o valor de escala do objeto atual torna-se a propriedade da escala de tipo de linha do objeto. É possível alterar a escala do tipo de linha de um objeto existente na paleta Propriedades.

A escala do tipo de linha dos objetos é baseada no fator de escala global e na propriedade de escala do tipo de linha. Uma linha criada com CELTSCALE = 2 em um desenho com ESCALATL definida como 0.5 seria igual a uma linha criada com CELTSCALE = 1 em um desenho ESCALATL = 1.

Escala do tipo de linha de espaço do papel

Ao trabalhar no espaço do papel, as viewports de layout podem ser configuradas para diferentes escalas. Ao plotar a partir do espaço do papel, defina a variável de sistema PSLTSCALE como 1 para plotar todos os padrões de tipo de linha de forma consistente entre as viewports, independentemente da escala. Se PSLTSCALE for definida como 0, todos os tipos de linha usarão a configuração global LTSCALE.

Escala do tipo de linha de espaço do modelo

Quando você trabalha na guia modelo, a escala de anotação pode afetar a escala do tipo de linha. Se você quiser que a escala da anotação afete todos os tipos de linha ao plotar a partir da guia modelo, defina a variável de sistema MSLTSCALE como 0. O valor padrão de MSLTSCALE é 1.

Escala do tipo de linha e segmentos curtos

Se o tipo de linha de um objeto parecer sólido, mesmo se você tiver atribuído um tipo de linha com um padrão, poderá ser preciso especificar um tipo de linha diferente para o objeto.

Veja também:  Linha travando no AutoCAD: 1 possível solução

Você pode alterar a escala do tipo de linha do objeto na paleta propriedades, para obter a aparência desejada.

Tipos de linha e vértice de polilinha

Para polilinhas, pode-se especificar se um padrão de tipo de linha é centralizado em segmento ou se é contínuo através dos vértice ao longo de todo o comprimento da polilinha. Use a variável de sistema PLINEGEN para especificar essa opção para novos objetos. Você pode atualizar polilinhas existentes na paleta propriedades na configuração geração de tipo de linha.

Curso Online de AutoCAD e Sketchup

Aprenda a desenhar projetos Arquitetônicos completos, do início ao fim, de modo rápido e fácil, alcance reconhecimento e seja bem pago por isso.

Aprenda em até 7 dias, economize tempo e dinheiro, capacite-se para o mercado de trabalho com nosso Método exclusivo passo a passo do básico ao avançado, mesmo que você nunca tenha desenhado um projeto na sua vida.

Conheça: https://arquitetoleandroamaral.com/curso-de-autocad-e-sketchup/