Atrair Clientes na Arquitetura pela Internet: 5 maneiras

Hoje nós vamos te ensinar 2 formas GARANTIDAS de ATRAIR CLIENTES NA ARQUITETURA pela INTERNET e discutiremos as estratégias na sua jornada para você ter o seu escritório de sucesso aumentando o seu reconhecimento e faturamento com a Arquitetura, Engenharia e Design.

Se você prefere escutar você pode assistir ao vídeo acima, ou se preferir, você pode ler as dicas abaixo.

Esse artigo faz parte da nossa série MEU ESCRITÓRIO DE SUCESSO, você pode ver outros conteúdos como esse clicando aqui.

Você vai entender que existem 5 meios que você pode usar para atrair seus clientes, e tem como fazer isso de 2 formas.

Costumo dizer que quanto mais lugares você estiver, mais fácil será seu processo de se tornar conhecido, tem uma frase que diz:

“ Quem não é visto não é lembrado.”

Nada é obrigatório, cabe a você definir o que você acha que é melhor para seu negócio, porém cada vez mais pessoas estão indo para a internet antes de escolher comprar um produto ou serviço. Se você não estiver lá, pode ter certeza que amanhã seu concorrente vai estar.

Você tem sido visto por seus potenciais clientes na Arquitetura? Você está onde ele está?

Quais são as vantagens de atrair clientes na Arquitetura de forma online?

Eu vou te dar 4 bons motivos para você começar a pensar em atrair clientes de forma online.

Atrair Clientes na Arquitetura pela Internet: Quais são as vantagens?

  1. Atingir muitos clientes de uma só vez, eu tenho clientes em 7 países;
  2. Aumentar a lucratividade, pois você pode cobrar preços diferentes para cada região;
  3. Não depender da sua cidade que pode ser muito pequena ou muito concorrida e com isso explorar lugares que existe mais mercado;
  4. Visibilidade. Quantos profissionais você conhece que pode dizer que já pegou projetos em outros estados? Isso te posiciona melhor no mercado, facilita o seu cliente perceber que você tem capacidade, se uma pessoa de longe fechou com ele, eu também posso.

Você quer pegar serviços em outros estados?

Mas o que eu vou vender para os meus clientes na Arquitetura?

Você pode vender o pré projeto, maquete eletrônica, consultoria para compra de materiais para construção, consultoria para escolher o melhor revestimento, a arquitetura é muito ampla, o que torna as opções quase que infinitas.

Atrair Clientes na Arquitetura pela Internet: Mas o que eu vou vender?

O projeto de arquitetura, sendo ele um projeto de casa ou um projeto de um prédio comercial, possui diversas fases e subdivisões que podem ser vendidas em conjunto ou até mesmo separadamente. A confecção de um projeto arquitetônico é dividida em quatro fases:

  1. Estudo Preliminar,;
  2. Anteprojeto;
  3. Projeto Legal;
  4. Projeto Executivo.

Esse projeto executivo é o projeto detalhado da obra, ou seja, nele estão especificados os materiais e componentes que serão usados na execução do projeto.

O projeto de arquitetura que antecede o projeto executivo envolve os estudos preliminares, o anteprojeto, os estudos de viabilidade técnica e econômica, além da avaliação do impacto ambiental. Alguns dos pontos desta fase são:

  1. Levantamento topográfico;
  2. Sondagem;
  3. Projeto arquitetônico;
  4. Projeto de fundações;
  5. Projeto estrutural;
  6. Projetos adjacentes (hidráulica, elétrica, paisagismo, etc).
Veja também:  Etapas de uma obra: como planejar, equipe e principais passos

Todas essas fases são materiais a serem vendidos aos seus clientes. Além disso ainda temos as maquetes eletrônicas que tem conseguido se consolidar no meio da construção civil ajudando a destacar diversos profissionais que sabem usar a ferramenta de forma correta.

Atrair Clientes na Arquitetura pela Internet: Mas o que eu vou vender?

Este recurso se tornou um dos maiores aliados dos profissionais que prezam por entregar projetos de qualidade e fácil visualização.

A maquete eletrônica quer mostrar a sensação de estar dentro do ambiente, isso no caso das maquetes que focam o fotorrealismo.

Um conhecimento que também pode ser vendido é o que estiver relacionado a Gestão de Obras, podendo ser um acompanhamento de obra ou até mesmo uma consultoria.

Veja também: https://arquitetoleandroamaral.com/ideias-infinitas-de-conteudo-para-arquitetos/

Qual é o primeiro canal para atrair clientes na Arquitetura?

Atrair Clientes na Arquitetura pela Internet: Mas o que eu vou vender?

O primeiro canal para atrair clientes de arquitetura é o Youtube que é uma plataforma de compartilhamento de vídeos com sede em San Bruno (Califórnia). O serviço foi criado por três ex- funcionários do PayPal – Chad Hurley, Steve Chen e Jawed Karim – em fevereiro de 2005.

Mas por que é importante ter um canal no youtube?

A plataforma disponibiliza uma infinidade de conteúdos para seus usuários e é hoje uma das mais acessadas na internet. Lá é possível encontrar desde tutoriais de maquiagem à tutoriais de como rebocar uma parede e como trocar o chuveiro.

Com toda certeza alguma vez você já recorreu ao YouTube para aprender alguma coisa, certo? O seu cliente faz o mesmo, ou você acha que não?

Já existem hoje, na internet, diversos criadores de conteúdo da área da Arquitetura, Engenharia e Design, mas nem todos eles estão no youtube. O conteúdo por vídeo tem a vantagem de estreitar a relação entre você e o telespectador, e consequentemente a sua relação com seu cliente em potencial.

Você já está usando o youtube para captar clientes?

Qual é o segundo canal para atrair clientes na Arquitetura?

Atrair Clientes na Arquitetura pela Internet: Qual o segundo canal para atrair clientes
O Facebook é uma rede de mídia social lançada em 4 de fevereiro de 2004 nos Estados Unidos. Em 2016 atingiu a marca de 2 bilhões de usuários ativos, se tornando assim a maior rede social virtual do mundo.

Além de ser uma rede social gratuita, graças ao seu grande alcance e bilhões de usuários, o Facebook pode te dar uma visibilidade em escala, tanto para você quanto para sua empresa.

Ainda na parte gratuita da ferramenta, é possível medir sua eficiência através dos resultados da sua página no Facebook. Os relatórios e estatísticas disponibilizados pelo Facebook te permitem observar a predominância do gênero dos seus acessos, a idade, a localização e os horários de maior acessos deles.

Você também pode promover anúncios pagos para a sua empresa por valores bem baixos. É possível direcionar esta publicidade para um público segmentado sendo assim mais assertivo na comunicação, economizando tempo e dinheiro.

Qual é o terceiro canal para atrair clientes na Arquitetura?

Atrair Clientes na Arquitetura pela Internet: Qual é o terceiro canal para atrair clientes?
O Instagram é uma rede social online de compartilhamento de fotos e vídeos entre seus usuários, que permite aplicar filtros digitais e compartilhá-los em uma variedade de serviços de redes sociais.

As estatísticas dizem que vídeos e fotos estão entre as publicações mais compartilhadas no mundo todo. Ou seja, esses são os meios mais eficientes para atrair os usuários. Veja os dados do Instagram que o tornam vantajoso:

  • Possui mais de 400 milhões de usuários ativos por mês;
  • Mais de 75% dos usuários se encontram fora dos EUA;
  • O Instagram tem mais de 4 bilhões de fotos compartilhadas pelos usuários;
  • Diariamente, 3,5 bilhões de likes são registrados na plataforma;
  • Mais de 80 milhões de fotos são publicadas diariamente no Instagram.

Além de possuir uma conta gratuita, divulgar seu trabalho e conhecimento através dela, é possível impulsionar o seu alcance com os 3 tipos de publicidade básicos: Photo Ads, Vídeo Ads e Carrousel Ads.

Veja também:  Como vender Projeto de Arquitetura: 1 Técnica Poderosa

Photo Ads – Aqui sua publicidade é feita a partir de uma imagem;

Video Ads – Permite a criação de anúncios a partir de videos com a mesma qualidade dos anúncios em imagem;

Carrousel Ads – Esse recurso é uma versão melhorada do Photo Ads pois permite  a exibição de várias imagens em um só anúncio.

Qual é o quarto canal para atrair clientes na Arquitetura?

Atrair Clientes na Arquitetura pela Internet: Qual é o quarto canal para atrair clientes?

O Google hospeda e desenvolve uma série de serviços e produtos baseados na internet e gera lucro principalmente através da publicidade pelo AdWords.

Ele possui uma ferramenta voltada à análise de dados que pode te auxiliar no levantamento dos dados sobre seu alcance chamada Google Analytics.

Google Analytics é um serviço gratuito no qual, ao ativar-se o serviço por intermédio de uma conta do Google, e ao cadastrar-se um site você um código para ser inserido na página cadastrada e, a cada exibição, estatísticas de visitação são enviadas ao sistema e apresentadas ao dono do site.

Qual é o quinto canal para atrair clientes na Arquitetura?

Atrair Clientes na Arquitetura pela Internet: Qual é o quinto canal para atrair clientes?

Qual é o quinto canal para atrair clientes na Arquitetura?

Um Blog é uma página da internet com uma concentração de um certo tipo de conteúdo. Você pode usar o blog pra promover seu trabalho, seu escritório ou empresa.

Uma das vantagens do blog é que ele possui um baixo custo para iniciar. Existem plataformas gratuitas e bem fáceis de usar, uma delas é a WordPress, que é uma das mais utilizadas ultimamente.

Produzindo um conteúdo de qualidade você fideliza seu cliente, se ele sempre consumir seu conteúdo, você estará na mente dele e na hora de contratar alguém, eles se lembrarão de você.

Qual é a primeira forma para atrair clientes na Arquitetura?

Existe uma coisa chamada tráfego orgânico, que nada mais é do que a visita recebida no seu site de forma natural, independentemente de anúncios ou qualquer tipo de mídia.

Atrair Clientes na Arquitetura pela Internet: Qual é a primeira forma para atrair clientes?

Qual é a primeira forma para atrair clientes na Arquitetura?

É bom poder contar com campanhas de mídia e publicidades, mas você não pode se basear só nisso. A sua marca na internet precisa ser capaz de se sustentar sozinha.

Algumas das formas de conquistar audiência usando tráfego orgânico são: links de outros sites, posts em redes sociais, chamadas em e-mail marketing, entre outros. Para atrair mais clientes de forma orgânica se atente aos seguintes pontos:

  • Melhore sua estratégia de SEO;
  • Produza conteúdos de qualidade;
  • Divulgue seu conteúdo em comunidades.

A desvantagem do Tráfego orgânico é que mesmo que você saiba tudo sobre SEO e como conduzir esse trabalho de forma confiável ele é complexo e um tanto trabalhoso. É preciso produzir um conteúdo de qualidade com frequência e esse trabalho de SEO não da retorno imediato, comumente ele demora de 2 a 3 meses para começar a dar retorno.

O Adobe Spark é uma ferramenta incrível para criar banners para as redes sociais.

Qual é a segunda forma para atrair clientes na Arquitetura?

A segunda forma para atrair cliente é pagando para os meios de comunicação impulsionarem a sua mensagem, aqui entra também os influenciadores, só cuidado na hora de escolher para não escolher o errado.

Atrair Clientes na Arquitetura pela Internet: Qual é a segunda forma para atrair clientes?

A principal vantagem dos anúncios pagos é que o retorno é quase que imediato, então essa é uma ótima opção para quem busca retorno a curto prazo.

Aqui todo seu conteúdo é personalizado para seu negócio e é você que decide para quais páginas do seu site você quer direcionar o fluxo de visitantes.

As desvantagens desse tipo de anúncio são basicamente custo e complexidade. Para aparecer você terá que pagar, e as ferramentas exigem um certo conhecimento para serem operadas.

É preciso muito dinheiro para impulsionar os meus serviços nos meios de comunicação?

Não, com 5 reais por dia você já começa a aparecer para o seu público, porém é preciso saber exatamente quem é o seu público, qual a idade dele, o que ele pensa, o que ele sente, o que ele sonha, se não você vai jogar fora seu dinheiro.

Veja também:  Como Escolher as Cores do Projeto? [2 DICAS ESSENCIAIS]

Atrair Clientes na Arquitetura pela Internet: É preciso muito dinheiro para impulsionar os meus serviços

Como que eu sei que se errar a mão a gente perde dinheiro?

Porque eu perdi muito dinheiro mandando a mensagem certa para a pessoa errada. Aquele botãozinho impulsionar do Facebook causa muitos prejuízos se você não souber o que está fazendo.

É comum ver anunciantes frustrados com seus resultados. Na maioria das vezes isso se deve a um mal uso das ferramentas. Portanto, aconselha-se que antes de investir um valor baixo até que você aprenda os conceitos básicos.

O que é melhor? Postar de forma orgânica ou impulsionar?

Atrair Clientes na Arquitetura pela Internet: O que é melhor?

Você deve fazer os 2. Não existe uma ferramenta melhor e outra pior. O ideal é combinar o uso das duas ferramentas para chegar no resultado desejado. Você pode, por exemplo, começar com a mídia paga para gerar um fluxo inicial no seu site e enquanto os visitantes que vieram pela mídia paga vão conhecendo seu conteúdo, já monte um plano para colocar a busca orgânica em ação.

Perguntas frequentes

Como iniciar uma carreira de arquiteto?

Para iniciar uma carreira de arquiteto eu recomendo que comece com projetos voluntários, engaje-se e tenha o objeto de cresces na empresa onde fez estágio e participe de todos os eventos e concursos sobre arquitetura que conseguir.

É preciso saber desenhar para ser arquiteto?

Não é preciso desenhar para ser arquiteto, mas isso poderá ser um grande diferencial, já que atualmente a maioria dos profissionais utilizam softwares 3d.

Tem muita matemática no curso de arquitetura?

Tem muita matemática no curso de arquitetura mesmo sendo um curso de humanas, mas não são cálculos puros como os de engenharia.

O que quer dizer a palavra parceria?

A palavra parceria significa que alguns indivíduos irão reunir para alcançar um objetivo em comum, parcerias são muito comuns na área de arquitetura.

Quem pode assinar estágio de arquitetura?

O estágio de arquitetura pode ser assinado por qualquer empresa da área de arquitetura e urbanismo que possua registro da CAU e CREA.

Quantos pontos precisa para passar em Arquitetura?

Para passar em arquitetura você precisa de no mínimo 450 pontos na prova do Enem, mas em muitos estados as notas de corte são acima de 750.

Como um estudante de arquitetura pode ganhar dinheiro?

Um estudante de arquitetura pode ganhar dinheiro fazendo maquetes eletrônicas e desenhos técnicos para outros profissionais que já estão no mercado de trabalho.

Como se destacar no mercado de arquitetura?

Para se destacar no mercado de arquitetura eu recomendo que você:

  • procure algo que te diferencie de seus concorrentes;
  • preste um excelente atendimento ao seu cliente;
  • sempre busque novos conhecimentos em cursos, livros e eventos;
  • faça todo o serviço, a maioria dos arquitetos não fazem acompanhamento de obra e isso pode ser um diferencial;
  • utilize a tecnologia ao seu favor;
  • faça networking com outros profissionais do mercado;
  • sempre seja positivo.

Conclusão

Conseguiu compreender?

Espero que tenha você tenha gostado e que essas dicas possam ter te ajudado!

Você já conhecia 5 canais usados para atrair clientes? Você já utiliza alguma dessas técnicas de marketing para aumentar seu alcance? Você tem alguma dúvida? Só deixar seu comentário abaixo.

Um abraço, até mais.