Tipos de tinta: Conheça 9

Conheça agora 9 tipos de tinta para escolher na hora de construir, decorar ou reformar a sua casa. Existem diversos tipos de tintas com funções únicas, vamos entender agora as diferenças entre elas para não ficarmos na dúvida na hora de pintar a parede da sala ou retocar a fachada da casa.

Para definir qual modelo você vai usar, vai depender do seu ambiente se é interno ou externo, e também o material, piso, metal e madeira.

Tinta Látex PVA

O látex PVA é uma tinta à base de água e é um dos mais comuns tipos de tinta a serem usados na pintura de paredes internas, para áreas secas e que não necessitem de manutenção constante. Possuem um acabamento fosco, com pouca resistência ao sol, que costuma deixá-la desbotada e não é resistente à lavagem (recomenda-se passar apenas um pano húmido para a limpeza).

Tipos de Tinta

Tipos de Tinta – fonte – https://www.arevistadamulher.com.br/faq/28544-como-escolher-a-cor-da-tinta-da-parede

A tinta látex é econômica, indicada para paredes com acabamento em reboco, gesso ou massa corrida. Também possue secagem rápida.

Tinta Acrílica

O que diferencia a acrílica do látex, é que ela possui resinas acrílicas, sendo um produto impermeável, muito recomendado para pinturas externas e utilização em áreas internas molhadas, como cozinhas e lavabos.

Suas vantagens são: secagem rápida, a solubilidade em água e a impermeabilidade, pode ser feira a limpeza sem comprometimentos.

Tipos de Tinta

Tipos de Tinta – fonte – https://blog.telhanorte.com.br/tipos-tinta-para-parede/

O consumidor encontrará tintas acrílicas com três tipos de acabamento: fosco, semibrilho ou acetinado.

A tinta fosca não é tão resistente à lavagem, porém é a que menos ressalta as imperfeiçoes da parede.

Veja também:  RRT na Arquitetura: o que é, importância, tipos e como gerar

Já a semibrilho e acetinada, garantem um resultado mais fino, destacam bastante as irregularidades da superfície. Por isso, é fundamental realizar um pré-acabamento impecável antes de aplicá-las.

Tinta Acrílica Superlavável

Muito indicado para ambientes com grande circulação de pessoas, com crianças e que necessitam de limpeza regularmente, a tinta superlavável forma um filme resistente e de acabamento acetinado, que adere menos a sujeira e facilita a limpeza. Pode ser lavada com água, detergente neutro e esponja macia.

Tipos de Tinta

Tipos de Tinta – fonte – https://www.quartinhos.com.br/adesivo-de-parede-infantil-fadas-e-flores

Tinta Esmalte sintética

O esmalte sintético é indicado apenas para ferro e madeira, pois essa tinta em contato com paredes de alvenaria e gesso fica suscetível ao descascamento e surgimento de bolhas. mas vale mostrar essa opção que é um dos tipos de tinta mais usados na construção civil.

Tipos de tinta

Tipos de Tinta – fonte – https://www.hydronorth.com.br/hydroresolve/esmalte-sintetico-e-esmalte-base-agua-entenda-as-diferencas/

O esmalte sintético é encontrado à base de água ou solvente. No primeiro caso, o cheiro não é tão forte e a secagem é rápida. Possui uma alta resistência e pode ser usado em áreas externas com incidência de sol e chuva.

A sua marca registrada é o alto brilho, mas existem versões que oferecem uma aparência mais fosca, acetinada ou metalizada.

Tinta Epóxi

O Epóxi é um dos tipos de tinta mais resistentes. É fabricado nas versões a base de solvente e a base d’água. O Epóxi a base de solvente possui acabamento brilhante, tem maior resistência à abrasão e a produtos químicos, podendo também ficar em contato direto com a água.

É bastante indicado para pintura de caixas d’água e banheiras, mas não é indicado para piscinas, e em locais com grande necessidade de resistência mecânica, como pisos de garagem, industriais e comerciais.

Tipos de Tinta

Tipos de Tinta – fonte – https://solventex.com.br/tinta-epoxi-para-piso-de-concreto-tem-alta-resistencia-mecanica-e-quimica/

Já Epóxi a base d’água é fabricado nos acabamentos brilhante ou acetinado, tem ótima aderência a superfícies lisas e resistência a umidade, sendo indicado para pintura de paredes de azulejo e pastilhas cerâmicas em cozinhas e banheiros.

Veja também:  Briefing de Arquitetura: Como fazer em 6 Passos + 1 Presente

Verniz

O verniz é usado para proteger superfícies como concreto, ardósia, tijolo à vista, pedra mineira e, principalmente, madeiras em ambientes internos e externos. Possui variedade de cores e acabamentos, para além de proteger a superfície, decorá-la.

Tipos de Tinta

Tipos de Tinta – fonte – https://politintas.com.br/dicas-de-pintura/verniz-ajuda-a-conservar-a-madeira-por-mais-tempo/

Fique atento para um bom acabamento da pintura, além da tinta adequada e de boa qualidade, é importante preparar bem a superfície com massas e lixas, e executar o serviço com uma mão de obra qualificada.

Tinta a óleo

A tinta a óleo tem um acabamento fosco ou brilhante. Devido à base oleosa, esse produto contribui para impermeabilizar a superfície onde é aplicado. É muito utilizado em materiais como ferro, madeira ou paredes, entre outros.

Tipos de Tinta

Tipos de Tinta – fonte – https://www.bemcolar.com/quadro-decorativo-borboleta-tinta-oleo-em-canvas.html

Ela tem uma ótima durabilidade, é lavável e perfeitamente adequada aos ambientes externos e internos. Essas são algumas de suas principais vantagens.

Tinta inodora

As tintas inodoras perdem o odor em até três horas após a aplicação. Elas são indicadas em reformas rápidas e evitam possíveis reações alérgicas.

Tipos de Tinta

Tipos de Tinta – fonte – https://blog.tempotem.com.br/casa/tipos-de-tintas/

Existem diversas versões desse produto que você pode encontrar no mercado, de acordo com a sua necessidade. Isto é, você poderá encontrar as solúveis em água; as que não são; as com acabamento acetinado; ou aqueles brilhantes; também as foscas; dentre outras opções infinitas.

Tinta lavável

A tinta lavável é um tipo de tinta acrílica que também é solúvel em água, com um acabamento, é levemente fosco. Ela é de fácil aplicação, tem pouco cheiro e repele líquidos.

Tipos de Tinta

Tipos de Tinta – fonte – https://www2.jornalcruzeiro.com.br/materia/498806/o-que-voce-precisa-saber-para-nao-errar-na-hora-de-pintar-a-casa

Como o seu próprio nome já diz, ela pode ser lavada, o que torna o uso em cozinha e ambientes com criança bem interessante. Devido a sua grande resistência, esse é um dos tipos de tinta que são indicados para ambientes com tráfego intenso de pessoas.

Veja também:  Revista de arquitetura: 14 melhores revistas para arquitetos

Como escolher as cores do projeto?

Escolher as cores do projeto pode ser uma tarefa fácil ou difícil, depende de cada situação. Muitas vezes quando nós vamos criar algum projeto seja de interiores ou exteriores, como projetos de fachadas, a gente se depara com o problema de cores, como escolher as cores do projeto e como fazer com que elas fiquem em harmonia.

  • Preste atenção em características do cômodo, como tamanho, iluminação, revestimentos etc.;
  • Espaços pequenos ganham amplitude com menos contraste tanto nas paredes quanto entre elas e o piso;
  • Locais maiores requerem contraste entre esses elementos;
  • Tome cuidado com mix de texturas, para que o efeito visual não se torne cansativo com o tempo. Uma boa ideia é apostar em pisos lisos e textura nas paredes;
  • Ao escolher uma paleta de cores, certifique-se de que uma delas é neutra. Assim você evita que o ambiente fique pesado ou cansativo.

Esse vídeo também pode te ajudar a escolher as cores:

Para saber mais sobre como escolher as cores acesse: https://arquitetoleandroamaral.com/como-escolher-as-cores-do-projeto/ 

Conclusão

Agora você já sabe quais tipos de tinta existem e qual é a mais recomendada para ambientes internos e externos. Caso tenha alguma dúvida deixe o seu comentário abaixo. Abraços.