Vray Proxy: Como deixar o seu projeto mais leve?

Você sabia que com o Vray Proxy é possível pegar e usar blocos extremamente detalhados e pesados, e deixá-los leve no projeto? Conheça esse poderoso recurso.

Segue o tutorial em vídeo aula:

Segue o tutorial em texto:

Vray Proxy: Para que serve?

Com o Vray Proxy, os computadores comuns conseguem renderizar muito mais objetos de qualidade em um tempo bem menor. Ele transforma a geometria pesada de qualquer grupo ou componente em um objeto leve salvo numa pasta do seu HD.

Somente será visto o resultado durante a renderização no Frame Buffer, pois não se cria nenhuma geometria detalhada na cena, o que deixa o projeto ainda mais leve para manipulação.

A ferramenta Proxy é uma ferramenta muito fácil de ser utilizada, mas devemos tomar um certo cuidado com alguma ações, como por exemplo, caso você delete esse arquivo proxy depois de salvo no seu HD, o Vray não conseguirá renderizá-lo.

Vray Proxy: Para que serve?

Para que serve?

Vray Proxy: Export e Import

Vray Proxy: Export e Import

Export e Import

  1. Export Proxy ↑: Exporta um objeto para uma pasta no seu hd;
  2. Import Proxy ↓ : Importa um objeto da pasta no seu hd.
Veja também:  Vray Utilities: Tudo o que você precisa saber

Vray Proxy: Como usar?

Antes de habilitar este recurso, confira se os materiais do objeto que você ira exportar estão bem configurados, pois não será possível fazer ajustes nestes arquivos depois, somente no arquivo original que terá como modificar os parâmetros.

Vray Proxy: Como usar?

Como usar?

Após deixar os materiais configurados, selecione o objeto a ser exportado e clique no segundo ícone do seu Vray Ojects.

Vray Proxy: Como usar?

Como usar?

Feito isso, ira abrir uma nova aba, para que você possa escolher a pasta destino que seu arquivo será salvo, eu recomendo que salve na mesma pasta do seu projeto, pois se você acidentalmente excluir este arquivo, terá um grande problema futuro, porque ele sumirá do seu Vray e não será possível renderizá-lo, ajuste o Faces in Preview, quanto menos potente for o seu computador deixe mais baixo esta opção, após selecionar a pasta destino clique em Export.

Vray Proxy: Como usar?

Como usar?

E caso você queira usar um proxy já salvo no seu HD, basta selecionar o terceiro ícone do seu V-ray Objects, que ira abrir uma nova aba para que possa selecionar o arquivo direto do computador e exportá-lo para dentro do seu projeto.

Vray Proxy: Como usar?

Como usar o Import?

Uma conselho que te darei é, faça diversos Proxys mas sempre deixe ao menos um objeto original no seu projeto, em casos de que suas cópias sejam corrompidas, você terá como fazer o processo novamente.

Veja também:  Vray: Como criar Materiais Realistas

Curso Online de Vray

Aprenda a renderizar Projetos Extraordinários de Arquitetura, do início ao fim, de modo rápido e fácil, alcance reconhecimento e seja bem pago por isso.

Aprenda em até 7 dias, economize tempo e dinheiro, capacite-se para o mercado de trabalho com nosso Método exclusivo passo a passo do básico ao avançado, mesmo que você nunca tenha renderizado um projeto na sua vida.

Conheça: https://arquitetoleandroamaral.com/curso-de-vray/

Conclusão

Acabamos de ver para que serve o Proxy do Vray ,o que pode ser feito com ele e como podemos configurá-lo, nos próximos tutoriais iremos aprender mais afundo sobre este recurso poderoso, agora é só por em pratica tudo o que aprendeu e começar a renderizar.

Esse foi o nosso tutorial, esperamos que possa ter te ajudado, deixe seu comentário abaixo, teremos o prazer de responder, você também pode conhecer todos os materiais sobre arquitetura, engenharia e design disponíveis no site.

Abraços e até mais.