Vray Frame Buffer: O ajudante na escolha da melhor opção

Você conhece o Vray Frame Buffer? Sabe para que ele serve?

No artigo de hoje iremos aprender tudo sobre como funciona essa ferramenta poderosa e que pode te ajudar a poupar tempo na hora de comparar materiais ou pós produção de renderizações.

Segue o tutorial em vídeo aula:

Segue o tutorial em texto:

Frame Buffer: Para que serve?

O frame buffer a tela de renderização do Vray, onde temos algumas possibilidades que podem nos ajudar, como comparação de imagens, controles de burn (estourado), correção de White balance (balanço de branco), etc.

Frame Buffer

Frame Buffer: Como usar?

Para abrir a sua tela de renderização você deve clicar no ícone do Frame Buffer.

Frame Buffer

Pronto, você esta com sua tela de renderização aberta, caso não esteja aparecendo algumas opções em volta da sua imagem basta clicar nessas duas barrinhas na lateral esquerda e direita para abrir novos comandos.

Frame Buffer

Frame Buffer: History

Abre a tela do histórico de renderização, você pode salvar e carregar esse histórico sempre que quiser.Frame Buffer

Caso não esteja aparecendo o seu History, basta clicar em Options.

Frame Buffer

Depois clique em VFB settings.

Frame Buffer

Clique na aba de History e veja se na opção de Location Use Project Path esta ativado, caso não esteja habilite-o e após clique em Save and Close para salvar e fechar o menu de settings, podendo aproveitar do seu History.

Frame Buffer

History: Comandos

Eu uso o History somente para comparações, uma imagem com mais luz, menos luz, ou texturas com configurações diferentes.

Frame Buffer

1- Salva a imagem atual no histórico de renderização, sendo colocada no topo da lista.

Veja também:  Vray Mesh Clipper: Como Renderizar Ambientes Pequenos

2- Habilita ou desabilita a comparação A / B da imagem, sendo possível fazer comparações na vertical, horizontal ou de 4 imagens ao mesmo tempo. Para comparar basta selecionar as imagens A e B no histórico de renderização.

3- Carrega a imagem selecionada do histórico de renderização para visualização principal.

4- Remove a imagem selecionada do histórico de renderização.

Frame Buffer: Menu

Frame Buffer

1- File

Te da opções como salvar a sua cena atual em formato de imagem, em canais separados assim salvando todos os elementos da renderização para uma pós produção, todos os elementos em um único arquivo ou carregar uma imagem do computador para visualização no Frame Buffer.

2- Render

Você pode iniciar sua renderização ou aborta-la .

3- Image

Em Image podemos copiar a cenas atual para a área de transferência  e limpar o conteúdo do Frame Buffer, isso é útil ao iniciar uma nova renderização e evita confusão com a imagem anterior.

4- View

Nesta opção podemos especificar o espaço de cores em que a imagem é exibida, ajustar o Zoom, escolher quais canais exibir, ver as opções do Submenu de fixação de cores, usar o aspecto de pixel podendo visualizar a proporção do Pixel e ativar a visão estereoscópica, onde você pode deixar a imagem em vermelho / ciano ou verde / magenta.

5- Options

Abre a janela de VFB settings onde você pode ajustar as configurações para visualização de renderização, Region Render, History e Layers.

Frame Buffer: Toolbar

Frame Buffer

1- Esta lista suspensa dá acesso aos elementos renderizados para a cena. Quaisquer elementos de renderização adicionais que foram adicionados à cena também aparecem no menu suspenso.

2- Te da a opção de visualizar sua imagem em canais de RGB separados ou em conjunto.

3- Exibe o canal Alpha.

4- Salva a imagem no computador. Pressione e segure o ícone para abrir o submenu que te dará as opções de salvar a sua cena atual em formato de imagem, em canais separados assim salvando todos os elementos da renderização para uma pós produção ou todos os elementos em um único arquivo.

5- Limpa o conteúdo do seu Frame Buffer. Isso é útil ao iniciar uma nova renderização para evitar confusão com a imagem anterior.

Veja também:  Vray Vision: Tudo o que você precisa saber

6- O interessante desta opção é que ela faz com que o foco da sua renderização seja no local onde se encontra o ponteiro do seu Mouse, assim te ajudando a renderizar uma região antes da outra.

7- Te permite renderizar apenas regiões especificas.

8- Inicia a renderização interativa. Caso você goste e queira renderizar o seu projeto ajustando-o e vendo o resultado em tempo real, essa opção é perfeita para você, porem ela não é a mais indicada para um render final.

9- Aborta a renderização atual.

10- Inicia a renderização da cena, sendo o tipo de render mais indicado para uma imagem final.

Frame Buffer: Layers

Layers Menu

Frame Buffer

1- Cria uma nova Layer (camada) dentro do seu Frame Buffer, podendo adicionar varias das mesmas Layers ou novas. Fazendo a junção de todas as camadas acaba resultando em um render mais realista.

2- Exclui a (s) camada (s) selecionada (s).

3- Salva uma predefinição das configurações das camadas.

4- Carrega uma predefinição das configurações das camadas direto do seu computador.

5- Tem acesso rápido a predefinições de camadas personalizadas, prontas para uso.

6- Desfazer alterações.

7- Refazer alterações.

Layers: Ferramentas de ajuste

Frame Buffer

1 – Stamp

Mostra quanto tempo demorou sua Renderização

2- Display Correction

Exibe a Correção de exibição onde já se encontra Layers por padrão para qualquer imagem renderizada.

3- White Balance

Controla os níveis de branco da renderização, quanto mais puxar para a cor laranja no Temperature, mais ele vai tirar os tons quentes, quanto mais puxar para o azul, mais ele vai tirar os tons frios.

4- Exposure

Esta opção te permite controlar a exposição da luz na na renderização, ajudando a clarear a cena sem o auxilio de mais iluminação, ajustar o Highlight Burn que Remove os estourados da renderização e aumentar ou diminuir o Contraste.

5- Lens Effects

Abre a tela de efeitos de lente e te permite usar as configurações de câmera ao seu favor como ISO, Aperture F-Number e Shutter Speed.

6- Denoiser

Te permite manipular o Denoiser que é a layer que remove os ruídos da renderização, mas cuidado, se usado em exagero, pode acabar borrando a sua cena e tirando o aspecto realista.

Veja também:  Sketchup Travando: 8 dicas para resolver o Problema

7-  Source: Light Mix

Quando a fonte é definida com o Light Mix, você pode ativar / desativar as luzes e ajustar a intensidade e a cor da luz durante e após a renderização.

Frame Buffer: Stats

A seção Stats fornece relatórios de rastreamento sobre a cena, o mecanismo, os dispositivos, o desempenho e a memória.

Frame Buffer

Curso Online de Vray

Aprenda a renderizar Projetos Extraordinários de Arquitetura, do início ao fim, de modo rápido e fácil, alcance reconhecimento e seja bem pago por isso.

Aprenda em até 7 dias, economize tempo e dinheiro, capacite-se para o mercado de trabalho com nosso Método exclusivo passo a passo do básico ao avançado, mesmo que você nunca tenha renderizado um projeto na sua vida.

Conheça: https://arquitetoleandroamaral.com/curso-de-vray/

Conclusão

Acabamos de ver para que serve o Frame Buffer do Vray e o que pode ser feito com cada ferramenta, nos próximos tutoriais iremos aprender mais afundo sobre cada uma dessas opções, agora é só por em pratica tudo o que aprendeu e começar a renderizar.

Esse foi o nosso tutorial, esperamos que possa ter te ajudado, deixe seu comentário abaixo, teremos o prazer de responder, você também pode conhecer todos os materiais sobre arquitetura, engenharia e design disponíveis no site.

Abraços e até mais.