Vray Denoiser: A mágica que faz sumir os Ruídos do Render

Você conhece o Vray Denoiser? Sabe para que ele serve? Você já fez um render e depois de pronto viu que sua imagem ficou com ruídos ou granulada e sem muita nitidez?

O Vray Denoiser é uma ferramenta que te ajuda a retirar este ruído da renderização. Aprenda mais sobre ele.

Segue o tutorial em vídeo aula:

Segue o tutorial em texto:

Vray Denoiser: Para que serve?

O Denoiser remove os ruídos da renderização, e fica salvo numa layer separada dentro do frame buffer. Com ele, cada vez menos teremos ruídos na cena e é possível refinar os ruídos mesmo após a renderização ser concluída, mas cuidado se usado em exagero ele pode acabar borrando a sua cena e tirando o aspecto realista. Utilizando o Denoiser sua renderização irá demorar mais tempo, pois se trata de uma função a mais para o seu Vray fazer.

Vray Denoiser: Como habilitar?

Para encontrar a função Denoiser, você deve clicar na ferramenta Asset Editor.

Veja também:  Ambient Occlusion no Vray: Tudo o que você precisa saber

Denoiser

E em seguida no ícone de settings.

Denoiser

Depois de ter feito isso, ira abrir sua aba de Settings onde você ira encontrar a ferramenta Denoiser.

Denoiser

Denoiser: Como usar?

Denoiser

1- Engine

No Engine você pode escolher por onde quer que o seu Denoiser trabalhe, ele te permite escolher entre o  Default V-Ray , o  AI NVIDIA ou o Intel Open Image.

2- Preset

Ao usar o  Default V-Ray, o Preset pode ser usado para definir automaticamente os valores de  Strength e Radius. Não recomendo que use no modo Default e sim no Mild, pois nele o Denoiser atua de uma forma mais fraca, não prejudicando a sua imagem, a opção que mais reduzir ruído da sua cena será a que mais ira deixa-la embaçada tirando detalhes e ocultando informações que contribuem para o render final.

Default

Aplica uma redução de ruído de nível médio.

Mild

Aplica um nível de eliminação de ruído mais sutil do que o Preset Default.

Strong

Aplica um nível de eliminação de ruído mais forte do que o Preset Default.

Custom

Permite que os parâmetros de Strength e  Radius sejam definidos para valores personalizados.

3- Strength

Determina o quão forte será a operação de eliminação de ruído. Valores maiores removem o ruído de forma mais agressiva, mas podem borrar demais a imagem.

4- Radius

Especifica a área ao redor de cada pixel a ser amostrado para determinar como diminuir o ruído de um determinado pixel. Valores maiores produzem resultados mais suaves, mas tornam o render mais lento.

Veja também:  Água realista no Vray: Como fazer em 12 Passos

5- Mode

Especifica como os resultados serão salvos.

Denoiser: Renderizei e ainda tenho ruído

Denoiser

Como já disse, não devemos usar o Denoiser na potencia máxima, pois iremos perder detalhes importantes na nossa cena, caso você tenha renderizado com o seu Preset em Mild e ainda notou a presença de ruídos e granulados, não se desespere e nem use o Preset Strong, use outras ferramentas dentro de Settings do Vray 5, como o Noise Limit e Max Subdvis.

Curso Online de Vray

Aprenda a renderizar Projetos Extraordinários de Arquitetura, do início ao fim, de modo rápido e fácil, alcance reconhecimento e seja bem pago por isso.

Aprenda em até 7 dias, economize tempo e dinheiro, capacite-se para o mercado de trabalho com nosso Método exclusivo passo a passo do básico ao avançado, mesmo que você nunca tenha renderizado um projeto na sua vida.

Conheça: https://arquitetoleandroamaral.com/curso-de-vray/

Conclusão

Acabamos de ver para que serve o Denoiser do Vray  e o que pode ser feito com este recurso poderoso, nos próximos tutoriais iremos aprender mais afundo sobre como usar esta ferramenta sensacional, agora é só por em pratica tudo o que aprendeu e começar a renderizar.

Deixe seu comentário abaixo, teremos o prazer de responder, você também pode conhecer todos os materiais sobre arquitetura, engenharia e design disponíveis no site.

Abraços e até mais.