Temperatura de Cor: Tudo que você precisa saber

Temperatura de Cor, você sabe o que é? Como é medida? Para que serve? Aprenda agora como elevar a qualidade dos seus projetos com esse recurso. Você pode assistir o nosso vídeo ou ler o nosso artigo abaixo.

Temperatura de Cor: O que é?

A temperatura de cor é medida em kelvins (K). Quanto menor a temperatura mais quente é a sua cor, quanto maior a temperatura, mais fria é a sua cor.

temperatura de cor

A temperatura serve para escolher as lâmpadas certas para cada ambiente, assim, através da iluminação nós atingiremos as sensações propostas no projeto. É muito interessante você tentar mesclar entre essas cores em tons mais frios e mais quentes. Não utilize apenas um tipo de cor.

Atualmente, no Brasil, temos lâmpadas comuns que variam entre 2700K até 6000K de temperatura, ou seja, quanto mais baixa a temperatura, mais alaranjado / amarelado ficará o ambiente, é ótimo para ambientes onde queremos relaxar, como quartos e salas de TV, porém, se deixarmos toda a casa com essa temperatura baixa, pode acontecer de relaxar tanto quem está nesse ambiente e acabar causando uma certa preguiça, desconforto, até mesmo ambiente depressivo.

Veja também:  Como iniciar no Mercado de Projetos Elétricos

Já se usarmos apenas lâmpadas mais quentes, acima de 6000K, criaremos a sensação inversa, a sensação de alerta, atenção, será muito mais difícil da pessoa relaxar nesse ambiente, a iluminação fica muito viva. Por isso é interessante mesclarmos a temperatura de cor nos ambientes.

Geralmente, utilizaremos a temperatura de 4200 a 3500 kelvins em toda a casa como padrão, assim, deixaremos o ambiente mais aconchegante. Caso você queira um ambiente para se sentir mais confortável ainda, você pode utilizar uma lâmpada com 2700 K como decoração na sanca do gesso ou spots.

Tente padronizar a temperatura da sua casa, e trabalhe com uma decoração de temperatura menor, isso tudo vai proporcionar um ambiente mais relaxante para o seu cliente.

A norma NBR5410 não determina a temperatura que você deve utilizar, mas ela é utilizada para deixar o seu projeto elétrico mais realista e mais bonito.

Extra: Como configurar a temperatura de Cor nos Renderizadores

Veja agora como utilizar a temperatura de cor no Lumion, acesse aqui.

Veja agora como utilizar a temperatura de cor no Vray, acesse aqui.

Curso Online de Projeto Completo

Aprenda desenhar Projetos Elétricos Completos, do início ao fim, de modo rápido e fácil e alcance reconhecimento e seja bem pago por isso.

Aprenda em até 7 dias, economize tempo e dinheiro, capacite-se para o mercado de trabalho com nosso Método exclusivo passo a passo do básico ao avançado, mesmo que você nunca tenha desenhado um projeto elétrico na sua vidas.

Veja também:  Grandezas Elétricas: As 3 Principais para o Projeto Elétrico

Conheça: https://arquitetoleandroamaral.com/curso-de-projeto-eletrico/

Conclusão

Apresentamos nesse artigo, como utilizar a temperatura nos seus projetos. Deixe o seu comentário com a sua opinião. Abraços.