Iluminação no Vray: Está muito clara ou escura?

Você usa o Vray para renderizar os seus projetos e percebeu que têm renderizações claras ou as vezes escuras? Hoje nós vamos falar sobre como configurar a iluminação no Vray, como deixar a iluminação mais clara ou mais escura, assista ao vídeo ou siga lendo o nosso tutorial em texto no blog.

Aprenda a Configurar a Iluminação no Vray: Exposure

Aqui eu vou eu vou utilizar como exemplo essa imagem que fizemos no curso avançado de Vray.

Iluminação no Vray: Exposure

Partindo para dentro do Sketchup, quando você colocar a sua imagem para renderizar, é muito importante que você não feche o Sketchup, por que vamos aproveitar o frame buffer que é a janela da renderização, para corrigir alguns pontos da nossa iluminação, caso esteja muito claro ou muito escuro.

Com o Frame Buffer do Vray aberto, vamos clicar no canto inferior esquerdo e apertar em Show corrections control e em seguida habilitar a opção exposure.

Iluminação no Vray: Exposure

Em seguida é só você ajustar a exposure, highlight burn e o contrast da maneira que você achar melhor para a sua imagem.

Expusure: Escurece ou clareia a sua imagem, com esse recurso você consegue chegar no resultado desejado para a sua renderização sem precisar renderizar novamente o seu projeto.

Veja também:  Água realista no Vray: Como fazer em 12 Passos

Aprenda a Configurar a Iluminação no Vray: Highlight Burn

Caso você ilumine demais a sua imagem, as luzes podem ficar estouradas. E como eu posso fazer para resolver isso? Simples, vá na segunda opção no canto inferior esquerdo, em FORCE COLOR CLAMPING que ela vai te relevar as áreas estouradas.

Iluminação no Vray: Highlight Burn

Em seguida é só alterar o seu highlight burn, aumentando ou reduzindo.

Highlight burn: essa opção diminui o excesso de luz na imagem, porém eu não recomendo deixar ela zerada pois a sua imagem pode ficar um pouco chapada e a iluminação não vai ficar boa.

Aprenda a Configurar a Iluminação no Vray: Contrast

Contrast: serve para aumentar o contraste entre as sombras e a luz da imagem.

Lembrando que essa opção está disponível a partir do Vray 3.4, se você já tiver essa versão você vai conseguir corrigir bem a sua iluminação em segundos.

Curso Online de Vray

Aprenda renderizar Projetos Extraordinários de Arquitetura, do início ao fim, de modo rápido e fácil, alcance reconhecimento e seja bem pago por isso.

Aprenda em até 7 dias, economize tempo e dinheiro, capacite-se para o mercado de trabalho com nosso Método exclusivo passo a passo do básico ao avançado, mesmo que você nunca tenha renderizado um projeto na sua vida.

Conheça: https://arquitetoleandroamaral.com/curso-de-vray/

Conclusão

Aprendemos sobre como configurar a sua iluminação no Vray, se você gostou ou se tiver alguma dúvida deixe o seu comentário a baixo. Ficaremos felizes em responder a sua pergunta. Abraços.