Como usar Cores Reais no Lumion? Para pintura e iluminação?

Colorzilla, você sabe o que é? Preparamos para você um tutorial super fácil e rápido para te ensinar um dos Melhores Macetes sobre Cores e Iluminação, para que você consiga ganhar bastante tempo na hora de elaborar seus projetos com o Lumion.

Se você prefere um tutorial mais guiado e com imagens, você pode assistir ao vídeo acima, ou se preferir, você pode seguir os passos abaixo.

O Que É Código RGB

A gente vai usar esse recurso para simular um projeto dentro do Lumion. Quem já utiliza ele, sabe que aparentemente não tem como colocar uma cor rgb exata dentro do Lumion, certo?

Na verdade não. Mas antes de tudo, você sabe o que é RGB?

RGB é um sistema de cores aditivas e significa Red, Green e Blue que significa em português, respectivamente, vermelho, verde e azul. Quando a mistura das 3 cores dá o valor mínimo (0, 0, 0) o resultado é a cor Preta e quando a mistura das cores for o valor máximo (255, 255, 255), resulta na cor Branca.

Ou seja, cada cor tem um código então se você gostou de alguma cor em alguma imagem ou projeto, é muito difícil conseguir colocar essa cor dentro do lumion, já que não temos o código da cor.

Veja também:  57 Atalhos Universais do LUMION

Mas hoje, mudaremos isso. Vamos te ensinar a colocar qualquer cor que desejar dentro do Lumion. Com essa mesma dica você poderá fazer seus projetos luminotécnicos, colocando a temperatura de cor exata dentro dos seus projetos. Com essa dica suas renderizações vão ficar muito mais realistas.

Como Captar O RBG – Ferramenta Colorzilla

O que vai ter ajudar a captar o código RGB de uma cor, é uma extensão do Google Chrome
Chamada Colorzilla. Então entre no Chrome Web Store e instale essa extensão.

Assim que a instalação estiver concluída, um conta-gotas vai aparecer no lado superior direito da sua tela, é esta ferramenta que usaremos para capturar as cores.

CODIGO RBG COLORZILLA LUMION

Vamos usar de exemplo a imagem abaixo:

CODIGO RBG COLORZILLA LUMION

Vamos supor que você quer colocar a cor dessa parede no seu projeto. Basta clicar no conta gotas e levar ele até a parede, automaticamente ele identifica a cor, mas atenção, é preciso ter cuidado com as informações de luz e sombra, pois uma mesma cor pode estar mais clara em uma parte e mais escura em outra, por conta da luz do ambiente.

A extensão exibe o código RGB e o código Hex da cor. O código RGB você pode aplicar no V-Ray e o código Hex nós aplicamos no Lumion. Assim que clicar na cor desejada, ela será copiada.

CODIGO RBG COLORZILLA LUMION

Agora, dentro do Lumion, para adicionar a cor no projeto, os passos são:

Veja também:  Lumion 10: Tudo sobre essa Versão e 15 Novidades

1- Materiais;

como usar cores reais no Lumion

Como usar cores reais no Lumion

2- Selecionar a superfície na qual a cor será aplicada;

CODIGO RBG COLORZILLA LUMION

3- Selecionar padrão;

CODIGO RBG COLORZILLA LUMION

4- Colocar a colorização no valor máximo;

CODIGO RBG COLORZILLA LUMION

5- Colar a cor;

CODIGO RBG COLORZILLA LUMIONAqui é o segredo, você precisa selecionar a segunda coluna e então dar um CTRL + V. Automaticamente ele aplica a cor que copiamos lá no começo, na parede desejada, dessa forma você consegue usar cores reais no Lumion.

Como configurar a Iluminação em Kelvin no Lumion?

Outra dica muito legal, além de usar esse recurso para texturizar o projeto, é utilizar esse recurso para iluminar o projeto. Para isso, você deve ir no google e digitar “rgb kelvin”.

CODIGO RBG COLORZILLA LUMION

O primeiro resultado é o site ACADEMO. Essa é uma ferramenta usada para converter uma temperatura em kelvin para uma cor RGB. Vamos usar de exemplo, uma temperatura de 3500 kelvin.

CODIGO RBG COLORZILLA LUMION

No site, você digita o valor, no nossa caso, vamos utilizar 3500 kelvin. Ele vai gerar o código RGB dessa cor e também o código Hex. O que vamos utilizar é o Código Hex, copie ele.

Agora dentro do Lumion, você vai em “‘iluminação” e seleciona o seu retângulo de luz.

CODIGO RBG COLORZILLA LUMION

Para adicionar a cor, é a mesma coisa, clique na segunda coluna e dê um CTRL + V. Prontinho, ele já está simulando 3500 kelvins. Esse recurso facilita muito a nossa vida, principalmente para quem trabalha com projetos de luminotécnica.

Veja também:  Como exportar do Revit para o Lumion

Curso de Lumion

Com o nosso curso de Lumion você aprender definitivamente a renderizar e animar projetos extraordinários de um modo extremamente rápido e fácil. Conheça.

Conclusão

Espero que tenha você tenha gostado e que essas dicas possam ter te ajudado!

Conte para nós se deu tudo certo. Você conseguiu aplicar alguma dessas dicas e usar cores reais no Lumion? Este tutorial te ajudou? Você tem alguma dúvida? Só deixar seu comentário abaixo.

Um abraço, até mais.