Como calcular a Iluminação dos Ambientes com a nossa Planilha

Como calcular a Iluminação (iluminância) do ambiente, você sabe? Aprenda agora 2 formas para fazer isso, usando de base a NBR 5413 e a planilha que preparei para você. Você pode assistir o nosso vídeo ou ler o nosso artigo abaixo.

NBR 5413: Para que serve e Download

A NBR 5413 é a norma que determina a quantidade de iluminação que deve ter nos ambientes, com os cálculos determinados por ela, encontraremos a quantidade de lâmpadas necessárias para cada tipo de local.

Para fazer o download da NBR 5413, acesse aqui.

Como calcular a Iluminação dos Ambientes: Fórmula

Entendendo que a NBR 5413 determina um Lux mínimo para cada ambiente, nós podemos agora calcular a iluminação que esse ambiente vai precisar. Existem vários programas que fazem cálculos precisos da iluminação, mas se você não quiser investir nesses programas, você poderá baixar uma planilha que vai te auxiliar nesses cálculos, ela serve para lâmpadas incandescentes e para lâmpadas de LED.

Para baixar a planilha, clique aqui.

Como calcular a Iluminação dos Ambientes: Lâmpada de LED

Vamos começar calculando a lâmpada de Led.

Veja também:  Luminárias: 11 Tipos e Modelos para Conhecer

A norma determina o lux que você deve usar no seu ambiente, basta encontrar qual lux é esse procurando por esse ambiente desejado na NBR 5413, informe também a área do seu ambiente e o número de luminárias que você deseja para esse ambiente. Por exemplo:

calcular a Iluminação

O fluxo luminoso você só vai descobrir no site do fabricante da lâmpada (caso tenha mais de uma lâmpada, aumente o fluxo luminoso total), opte por lâmpadas mais comuns de serem encontradas na sua cidade. Por exemplo:

calcular a Iluminação

 

 

Com isso, você terá a iluminação atingida no ambiente, caso não atender ao mínimo estipulado pela norma, você precisará:

  1. Aumentar o número de luminárias (nem sempre ficará bom esteticamente);
  2. Trocar de luminária.
Como calcular a Iluminância do Ambiente com a NBR 5413

Como calcular a Iluminância do Ambiente com a NBR 5413

Como calcular a Iluminação dos Ambientes: Lâmpada Fluorescente

Para fazer o cálculo da iluminação com lâmpada fluorescente, você precisa ter a medida em comprimento e largura do ambiente, assim encontrará o valor K.

O fator de manutenção se refere à limpeza desse ambiente, se for limpo, use o fator maior, se for muito sujo, use o valor menor.

Fator de fluxo luminoso se mantém em 1.

O lux (determinado na norma 5413) é a iluminação que precisa para determinado ambiente.

O número de lâmpadas por luminária se refere à quantas lâmpadas a luminária que você deseja utilizar possui.

Veja também:  Simbologias dos Projetos Elétricos e a NBR 5444

O fator de luminoso de cada lâmpada e o fator de utilização serão encontrados no manual do fabricante da lâmpada que você deseja utilizar.

Preenchendo esses valores, você encontrará o número necessário de luminárias para atingir o lux exigido pela norma.

Como calcular a Iluminância do Ambiente com a NBR 5413

Como calcular a Iluminância do Ambiente com a NBR 5413

Curso Online de Projeto Elétrico

Aprenda desenhar Projetos Elétricos Completos, do início ao fim, de modo rápido e fácil, alcance reconhecimento e seja bem pago por isso.

Aprenda em até 7 dias, economize tempo e dinheiro, capacite-se para o mercado de trabalho com nosso Método exclusivo passo a passo do básico ao avançado, mesmo que você nunca tenha desenhado um projeto elétrico na sua vida.

Conheça: https://arquitetoleandroamaral.com/curso-de-projeto-eletrico/

Conclusão

É essa forma que eu uso para fazer o cálculo de iluminação de forma mais simples, sem ter que investir em programas pagos. Deixe o seu comentário com a sua opinião. Abraços.