Eletrodutos: Tipos e Representação

Eletrodutos, você sabe quais são os tipos disponíveis no mercado? Você sabe como representar eles no projeto elétrico? É esse o tema do artigo de hoje. Você pode assistir o nosso vídeo ou ler o nosso artigo abaixo.

Eletrodutos no Projeto Elétrico: Como representar

Quando observamos um projeto elétrico, vemos essas linhas em azul, tanto as continuas quanto as tracejadas. Essas linhas simbolizam o eletroduto.

Eletrodutos no projeto elétrico: Como representar?

Eletrodutos – tudo que você precisa saber

Olhando a legenda podemos entender o tipo de eletroduto, com base no traço, ou seja, linha contínua significa eletroduto pelo teto, linha tracejada significa eletroduto pela parede, linha tracejada com pontos significa eletroduto pelo piso.

Eletrodutos no projeto elétrico: Como representar?

Eletrodutos – tudo que você precisa saber

Diferença entre os eletrodutos: Conheça 2 modelos

Eletroduto Corrugado Flexível

O eletroduto corrugado flexível geralmente é utilizado dentro de paredes, por ele ser bem maleável, isso facilita na hora da instalação elétrica. É utilizado em paredes e tetos para ligar luminárias, interruptores.

Veja também:  Elétrica Residencial: Como fazer instalação? [Guia Completo]

Eletrodutos: Diferenças

Eletroduto Rígido

O eletroduto rígido é mais duro e resistente, muito utilizado para decorações de elétrica aparentes, ambientes externos e pisos.

Eletrodutos: Diferenças

LEMBRETE – O eletroduto deve ser anti-chamas para não propagar o fogo em caso de falha elétrica.

Curso Online de Projeto Elétrico

Aprenda desenhar Projetos Elétricos Completos, do início ao fim, de modo rápido e fácil, alcance reconhecimento e seja bem pago por isso.

Aprenda em até 7 dias, economize tempo e dinheiro, capacite-se para o mercado de trabalho com nosso Método exclusivo passo a passo do básico ao avançado, mesmo que você nunca tenha desenhado um projeto elétrico na sua vida.

Conheça: https://arquitetoleandroamaral.com/curso-de-projeto-eletrico/

Perguntas frequentes

Qual o diâmetro do eletroduto?

O diâmetro do eletroduto é de 20mm.

Qual eletroduto usar na laje?

O eletroduto para usar na laje é o eletroduto rígido, pois ele é mais resistente a colisões externas.

Quantos fios posso passar em um conduite 1 2?

Em um conduite 1 2 podemos passar 1/2 fios. Isto é feito seguindo a NBR 5410 que diz sobre o espaço máximo que cada eletroduto pode ser ocupado.

Quando devo usar Eletrocalha?

Devemos usar eletrocalha para fazer a passagem de fios e cabos com distribuição de energia elétrica, telefonia e internet, podendo ser usado em qualquer outro tipo de instalação elétrica.

Pode passar fio de internet junto com energia?

Não pode passar o fio de internet junto com o de energia, pois os fios de energia podem causar interferência na transmissão de internet.

Veja também:  VA e Watts: O Guia Completo

Como disfarçar canaletas na parede?

Para disfarçar canaletas na parede, você pode utilizar adesivos, mas recomendo que instale as canaletas na altura quase do nível do chão, assim ela não será tão notada pois ficará escondida embaixo de mesas e atrás de mobiliários.

Como esconder tomadas de bebê?

Para esconder tomadas de bebê já temos no mercado adaptadores que bloqueiam os pontos de energia, mas caso precise esconder a tomada de seu bebê agora, pode utilizar um pedaço de fita crepe que não seja transparente.

Qual medida de fio para tomada?

A medida de fio para tomada irá variar, mas para as tomadas de uso geral é utilizado bitolas de pelo menos 2,5 mm².

Conclusão

Vimos sobre os tipos de eletroduto e sua representação no projeto elétrico. Deixe o seu comentário com a sua opinião. Abraços.