5 dicas para diagramação de pranchas de arquitetura e modelos de concurso

Uma das formas mais comuns de colocar as ideias no papel é por meio da diagramação de pranchas. Entretanto, essa também é uma das grandes dificuldades.

Plantas de arquitetura, cortes, elevações, colagens, renderizações, diagramas, textos, elementos gráficos. As dimensões das pranchas não parecem comportar tantas informações.

prancha de arquitetura dicas diagramaçãoFonte: https://br.pinterest.com/pin/408842472415390456/

Os arquitetos além de imaginar soluções projetuais incríveis, ainda conseguem expressá-las de diversas formas, seja através de croquis, maquetes eletrônicas, ou desenhos 2D (em duas dimensões).

Neste artigo mostraremos como apresentar todo esse conteúdo para os seus clientes e como fazer cada passo de uma prancha de arquitetura.

O que é uma Prancha de Arquitetura?

prancha de arquitetura o que é

Pranchas ou painéis são os instrumentos materiais mais comumente utilizados pelo arquiteto para expressar suas ideias.

Nas pranchas de arquitetura encontram-se muitos elementos que fazem a apresentação de cada partícula de ideia projetada pelo arquiteto.

Pensada e designada para tornar as informações visivelmente apresentáveis e auto descritivas.

Veja também: Projeto executivo na arquitetura: o que é, o que deve conter e como criar?

O que é a diagramação da prancha de arquitetura?

diagramação da prancha de arquitetura o que éFonte: comoprojetar.com.br

O processo de passagem do abstrato para o concreto, ou seja, da montagem de um projeto em uma ou mais pranchas chama-se diagramação.

O diagrama é uma forma de mediação entre conceitos e organização de materiais, é uma ferramenta que descreve relações e prescreve desempenho no espaço.

Portanto, diagramar significa dispor graficamente os elementos da peça gráfica, ou seja, todos os desenhos técnicos, ilustrações renderizadas e fotografias que farão parte da apresentação do trabalho do arquiteto.

Veja também: Photoshop para arquitetura: vantagens, dicas e como utilizar?

Como fazer a diagramação de prancha de arquitetura?

diagramação prancha de arquitetura como fazerFonte: aarquiteta.com.br

Planeje a diagramação

Planejamento é o segredo, é preciso que você consiga encontrar a melhor forma de expressar e transmitir seu projeto e atingir o público-alvo. Para isso, a diagramação precisa ser clara, eficiente e caber no espaço disponível.

Defina o tamanho da prancha

Não existe um tamanho padrão e, embora existam pranchas normatizadas (A1, A2, A3, etc.), ele pode variar. Após decidir o tamanho da prancha, você também precisa definir a orientação da página.

Veja também:  Revit: o que é, como usar o programa e principais vantagens

definir tamanho da pranchaFonte: projetobatente.com.br

Defina a grade da diagramação

Definindo a grade, você tem uma base do espaço que possui e do que colocar em cada parte. Escolha um layout que melhor representa o que você quer mostrar, com foco nos principais elementos.

Quase sempre, é preciso fazer uma representação em pequena escala para ver se a grade que você escolheu é a ideal e atende ao seu objetivo. Determine também as escalas dos desenhos e une as ideias. Não se esqueça de estabelecer as margens da prancha de arquitetura e das grades.

Veja também: Escala Arquitetura: como calcular escala de desenho técnico?

Escolha bem o plano de fundo e o conjunto de cores

O plano de fundo não pode ser chamativo a não ser que seja uma das imagens que você deseja mostrar, o ideal é que ele seja simples e não roube a atenção das informações principais.

Um fator também importante é saber escolher as cores que você usará: elas precisam ajudar na transmissão da ideia do seu projeto. De modo geral, é preciso que haja harmonia entre as imagens, as cores, o plano de fundo e as informações.

Siga o feeling

Ao perceber que no fundo tem algo que não está encaixando na sua prancha de arquitetura. Com o tempo, essa sensibilidade só melhora e você fica experiente e acaba desenvolvendo seu próprio método de elaboração da prancha.

Sentindo que algo está errado e não consegue identificar o que é, olhe o projeto como alguém de fora. Se não conseguir, peça opinião de outras pessoas e pergunte o que elas conseguem interpretar.

Assim, você saberá se sua mensagem foi transmitida com sucesso ou não.

Grade de Diagramação de Prancha de Arquitetura

grade diagramação de prancha de arquitetura
Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=S8kuQpTZdrI

É necessário usar uma grade para ajudá-lo a organizar os elementos visuais em sua prancha de arquitetura. Você pode usar uma grade simples ou algo mais complexo.

Essa grade ajudará você a organizar os elementos em sua página e a produzir consistência no conjunto de quadros de apresentação, depois de decidido o tamanho e a orientação da sua página, você pode definir a criação de uma grade que atenda às suas necessidades.

Usar um software é excelente, pois você pode configurar páginas mestras como modelos, portanto, basta criar a grade uma vez e usá-la em várias páginas.

A grade pode ser quadrada ou retangular, também um desenho importante, diagrama e texto podem ficar em caixas individuais ou molduras.

Tamanho da Prancha de Arquitetura

prancha de arquitetura tamanhoFonte: blog.totalcad.com.br

Como sabemos, não existe um tamanho padrão ou uma regra para a prancha de arquitetura, o seu dimensionamento pode variar conforme a exigência ou a necessidade do projeto.

Existem as pranchas normatizadas, aquelas já conhecidas, por exemplo, A1, A2, A3 etc.

Mas o tamanho pode variar de acordo com as exigências de professores, edital de concursos ou mesmo pelas necessidades para a melhor exposição dos projetos, tudo para ter e saber fazer um projeto perfeito.

Veja também:  Instalações Prediais: O que é? 4 dicas sobre como fazer

Hierarquia Visual

hierarquia visual prancha de arquiteturaFonte: ad009cdnb.archdaily.net

Na hierarquia visual significa que desejará que algumas de suas imagens recebam mais atenção visual do que outras, para comunicar sua ideia.

Você pode e deve fazer isso dando a certas imagens mais espaço na grade do que outras.

Quando você visualiza sua placa de apresentação, você quer algo visível à distância e de perto, algo que chame muita atenção de forma que a imagem produza um impacto. Isso sim comunica sua hierarquia visual.

Layout

A primeira recomendação é esboçar o layout antes de começar, para que apareça uma ideia das configurações possíveis que você pode usar e funcionar melhor.

Numa simulação em pequena escala da apresentação funciona bem, já que você pode ajustar o layout até ficar satisfeito com o arranjo e o alinhamento, se certifique de planejar sua prancha de arquitetura para ver a relação entre os desenhos.

Ao mostrar planos e elevações juntos, é benéfico se eles forem da mesma escala e alinhados. No entanto, se um desenho é mais importante que os outros, faz sentido mostrar isso em uma escala diferente.

Por isso o Layout e seus fundamentos tem que está alinhado na mesma escala, obedecendo todos os detalhes descritivos.

3 Programas para montar Pranchas de Arquitetura

softwares prancha de arquitetura

É necessário sempre pensar visionariamente, pois, com os softwares é possível fazer pranchas impecáveis e com muita organização.

Existem muitos programas que podem fazer uma prancha de arquitetura, mas indicamos escolher apenas um programa que faça todos os seus projetos sem precisar ficar pulando de software em software.

Indicamos a você esses programas que podem fazer pranchas sensacionais, você pode também adquirir cursos nas nossas plataformas de diversas áreas, obtendo muito aprendizado e um válido crescimento profissional.

Confira os cursos dos programas: REVIT; AUTOCAD e SKETCHUP.

Esses três são capazes de criar desenhos arquitetônicos, pranchas, estruturas, diagramas, plantas baixas e muito mais coisas para seus projetos de arquitetura.

Veja também: 7 áreas de atuação do arquiteto para você explorar!

4 Programas de Arquitetura para fazer modelagem em 3D

programas modelagem 3d arquitetura

Pensando sempre em estar atualizado e operando de formas inovadoras, os programas vem nos propondo essas oportunidades.

Existem muitos programas que podem fazer a modelagem tanto em 2D quanto em 3D, que sem dúvida conseguem trazer uma modelagem sensacional para sim obter uma realidade incrível.

Indicamos a você esses quatro programas que podem ajudar a fazer as melhores modelagens em 3D, basta adquirir o curso para obter muito aprendizado e um válido crescimento profissional.

Estes são: SKETCHUP; REVIT; AUTOCAD; PROMOB.

Cada um tem suas habilidades e plug-ins que fazem total diferença no mercado da arquitetura.

Modelo de Prancha de Concurso de Arquitetura para se inspirar!

Essas são três Pranchas Vencedoras de concursos de arquitetura:

concurso prancha de arquitetura modeloFonte: concursosdeprojeto.org

Concurso Moradia Estudantil;

concurso prancha de arquitetura moradia estudantil
Fonte: concursosdeprojeto.org

Concurso Edifícios de Uso Misto no Sol Nascente – trecho 2

concurso edifícios uso misto sol nascenteFonte: archdaily.com.br

Concurso Público Nacional de ideias para elementos de Mobiliário Urbano – SP

concurso público nacional mobiliário urbano

Como fazer a prancha de apresentação para arquitetura?

Numa apresentação, primeiro de tudo, não precisa ficar nervoso, pois, mais do que qualquer um você habilitado para fazer, pois você é o idealizador do projeto.

Veja também:  Etapas de uma obra: como planejar, equipe e principais passos

Um arquiteto completo precisa saber de um tudo, e sim, não basta saber o que estudou e planejar, nem tão pouco saber desenhar e fazer diagramas de prancha, precisa de organização.

Veja também: Melhor programa para desenhar Casas em 3D [FACILMENTE]

Organizar as ideias para saber expô-las em uma apresentação

Muito importante é passar clareza e firmeza na hora de apresentar a prancha de arquitetura, não é bom ficar lendo anotações de papel, você precisa conhecer seu projeto por inteiro.

Para isso que existem os diagramas do projeto, para colocar os recursos do diagramas organizado por esquemas pelo nosso conhecimento, assim haverá uma condução notória.

E com os desenhos técnicos e os cortes certos a apresentação será infalível.

Bom também é saber conduzir a explicação de forma que evitem as frases técnicas para não haver dúvidas.

Itens essenciais para uma prancha de arquitetura

prancha de arquitetura itens essenciais

Para que o nosso trabalho possa ter uma valorização total, precisamos ter muita dedicação pelo projeto, pois assim que os olhos dos clientes que estarão conhecendo nossa respectiva criação conseguirão obter certa evolução para um final brilhante.

É necessário ter alguns itens para um bom projeto:

  • Memorial;
  • Imagens externas e internas;
  • Diagramas e esquemas;
  • Desenhos e esquemas;
  • Cortes perspectivados;
  • (Plantas, cortes, isométricas, detalhes).

Esses itens são superimportantes para um fundamento de uma Prancha de Arquitetura.

Conclusão

Cada projeto que fizer de uma prancha de arquitetura tem que ter um planejamento. Por quê? Porque uma prancha precisa ser muito descritiva e sua explicação tem que superar detalhes. Por isso é necessário saber produzir, pois no final pode ser valorizado.

Espero que esse artigo tenha tirado suas dúvidas e ajudado e que tenha gostado de algumas dicas. Se ainda tiver alguma dúvida, é só deixar seu comentário abaixo e nós te ajudamos!

Conheça nossas redes sociais! Abraço e até a próxima!