Perspectiva Isométrica na Escala: Guia passo a passo

Perspectiva Isométrica, já ouviu falar? Você sabe como desenhá-la na escala usando o AutoCAD e o Sketchup?

Seu professor passa muito trabalho sobre esse tema? Geralmente na faculdade se pede muito. Nesse artigo mostraremos que é possível exportar do SKETCHUP para o AUTOCAD a perspectiva isométrica corretamente, com a escala que desejar, sem erros.

Segue o tutorial em vídeo aula:

Segue o tutorial em texto:

Perspectiva Isométrica na Escala: Como fazer no Sketchup

perspectiva isométrica

Para executar esses comandos corretamente, você vai precisar ter seu projeto modelado no Sketchup, depois ir no menu VISUALIZAR, BARRA DE FERRAMENTAS e habilitar a EXIBIÇÕES.

perspectiva isométrica

Depois, vá no menu CÂMERA, marque PROJEÇÃO PARALELA, a PROJEÇÃO PARALELA deixa o eixo Z corretamente alinhado, já a PERSPECTIVA não fica tão alinhado como deve ser. Por isso ativa-se a PROJEÇÃO PARALELA.

Na perspectiva isométrica pode direcionar qualquer lado e aplicar a função ISO, no ícone acima, dessa forma você conseguirá fazer a perspectiva do lado que quiser.perspectiva isométrica

Próximo passo é ir no menu ARQUIVO, EXPORTAR, GRAFICO 2D, digitando PERSPSCTIVA ISO, clique em EXPORTAR, OK.

Direcionando para abrir a pasta de PERSPECTIVA ISO. Enquanto abre no AUTOCAD, volta-se no SKETCHUP para saber a medida real do projeto, clicando na TRENA, no SKETCHUP a medida é 70cm e, ao abrir o projeto que acabamos de exportar no AUTOCAD, a medida é 57cm, ou seja, está fora da escala no AUTOCAD.

Veja também:  AutoCAD: O que é, o que faz e para que serve?

perspectiva isométrica

perspectiva isométrica

Para deixar com a medida igual do SKETCHUP para o AUTOCAD, faça uma linha e digita .7 (70cm reais encontrados lá no Sketchup), sendo assim a linha criada.

perspectiva isométrica

Selecionando todo o desenho, digite o atalho _AL no AutoCAD e dê um enter.

perspectiva isométrica

Após isso, aparecerá ESPECIFIQUE O PRIMEIRO PONTO, seguindo clique na ponta de cima da quina e clique na ponta de cima dessa linha que criamos de 70 centímetros, fazendo o mesmo com a quina de baixo.

perspectiva isométrica

Depois de feito as alterações aperte a tecla ESPAÇO, aparecerá à pergunta ESCALAR OS OBJETOS BASEADOS NOS ALINHAMENTOS DOS PONTOS? Aperte a tecla Y e depois ESPAÇO e pronto.

perspectiva isométrica

Fazendo isso, tire uma cota para confirmar, clicando em LINEAR, veja que a mudança foi feita o.7000 certinho. Finalizando todo esse processo garantindo que cada medida esteja correta, seja em qual for à escala, 1.100, 1.20, 1.50, dependendo da sua escolha é muito fácil.

Conclusão

Esse tutorial apresenta a melhor forma de fazer uma perspectiva isométrica com uma exportação fácil entre SKETCHUP a AUTOCAD, lembrando que a perspectiva na escala garante uma medida correta nos dois programas.

Deixe seu comentário abaixo sobre o que achou desse artigo. Abraços e até logo.