Como configurar a Câmera no Vray do jeito Fácil

Como Configurar a Câmera no Vray de um jeito fácil? Esse é o tema do nosso artigo de hoje. Essa dica é muito importante para você que usa o Vray tanto do Sketchup quanto do 3DS Max.

Para aprender você tem duas opções, assistir ao vídeo ou seguir o tutorial em texto abaixo.

Tutorial em vídeo:

Tutorial em texto:

Como configurar a Câmera no Vray: Referências

As vezes quando vamos renderizar o nosso projeto, seja de exterior ou interior, pode haver uma certa dificuldade na hora que vamos configurar a iluminação da cena ou a câmera da nossa cena, para deixar o render mais bonito, mais realista.

Algo que eu sempre indico é procurar referencias e um site que eu utilizo muito para isso é o Unsplash: https://unsplash.com/. Nele você vai procurar os termos que precisa em inglês, como por exemplo “Home”, assim encontrará referências de casas:

Como configurar a Câmera no Vray

Se você selecionar a imagem que deseja e apertar em “info”, você verá as configurações da câmera que foi usada para tirar a foto desse projeto.

Como configurar a Câmera no Vray

Como configurar a Câmera no Vray

Como configurar a Câmera no Vray do Sketchup

No Sketchup caso você queira usar os mesmos 50mm na câmera, basta apertar a tecla ” Z “, digitar 50mm e dar um enter, pronto, sua câmera no Sketchup já está configurada com uma lente de 50mm, isso vale para qualquer lente desejada.

Veja também:  Vray não Renderiza: 2 possíveis soluções

Como configurar a Câmera no Vray

Conforme vimos na referência da Unsplash, temos também o ISO que é o tanto de luz que vai entrar na sua lente, caso você deixe o ISO muito alto, vai ficar umas manchinhas na sua foto, então é interessante você deixar ele o mais baixo possível. Temos aqui um exemplo:

Como configurar a Câmera no Vray

Fonte – http://blogpt.pedromendes.com/iso/

E como eu faço para colocar o ISO? É simples, só precisa ir no Sketchup, “Asset Editor” do Vray e dentro de câmera você só precisa clicar no botão ao lado para expandir e procurar pelo ISO.

Como configurar a Câmera no Vray

O Aperture ( F Number) e o Shutter Speed (1/s) estão abaixo do ISO, então é só configura-los também.

Como configurar a Câmera no Vray

O Shutter Speed é a velocidade que o o obturador capta a foto, então quanto mais alto o Shutter Speed mais ele fecha rápido. veja o exemplo:

Como configurar a Câmera no Vray

Fonte – https://br.pinterest.com/pin/857583954014552289/

Já o F Number, quanto mais baixo o valor, mais ele desfoca o fundo e mais luz entra.

Como configurar a Câmera no Vray

Fonte – https://en.wikipedia.org/wiki/F-number

Lembrando que para desfocar o fundo, habilite a opção “Depth of field” que fica logo abaixo desses valores de Câmera no Vray.

Pronto, para renderizar você só precisa usar as luzes corretas até ficar uma boa iluminação.

Como configurar a Câmera no Vray

Conclusão

É isso, essa é a técnica que mais me economiza tempo na hora de elaborar minhas maquetes eletrônicas e renderizações com o Vray. Espero ter ajudado.

Então, o que você achou dessa dica? Deixe o seu comentário, até a próxima.