Vray não renderiza? Aprenda agora a Resolver

O seu Vray não renderiza? E você não sabe o motivo? Infelizmente esse é um problema comum para nós que utilizamos esse renderizador. Nesse artigo você vai ver algumas possibilidades para resolver isso.

Você tem duas opções, primeira, assistir ao vídeo tutorial e/ou seguir o tutorial em texto abaixo.

Segue o tutorial em vídeo aula:

Segue o tutorial em texto:

Vray não Renderiza: O que fazer?

Existem algumas possíveis soluções para averiguar detalhadamente e resolver o problema da não renderização.

Tamanho do Projeto

vray não renderiza

Um dos principais motivos para o Vray não renderizar é o projeto estar muito pesado. Portanto, não conseguindo fazer a renderização e a tela ficando preta, um dos problemas pode ser o peso do projeto, e, se o seu computador for fraco ou o drive de vídeo não estiver atualizado, pode acabar dificultando muito mais a renderização, ainda mais se tiver muitos objetos e materiais diferentes na cena.

Nesse caso, para resolver você precisará deletar blocos mais pesados e colocar blocos mais leves no lugar.

Bloco Corrompido

Já aconteceu de você estar fazendo os testes no seu projeto e ele renderizar normalmente, mas depois de algumas modificações ele simplesmente parou de renderizar? Baixar qualquer bloco que você vê na Internet pode resultar em problemas na hora de renderizar o seu projeto.

Veja também:  Vray Refraction (Refração): Como melhorar as suas Renderizações

Se você se lembra de ter renderizado o projeto normalmente e depois de acrescentar alguns blocos a mais ele parou de renderizar, delete esses blocos novos para ver se o Vray renderiza novamente o seu projeto.

Plugin CleanUP

Uma solução pode ser o plugin CleanUp, caso você não o tenha instalado basta procurá-lo na loja de extensões de sua preferencia, é gratuito, ele faz a limpeza do arquivo do Sketchup e geralmente ajuda seu projeto a voltar a renderizar.

Para utiliza-lo basta clicar em Extensões, selecione a opção CleanUP e em seguida Clean with Last Settings e esperar ele limpar todo o seu projeto.

Aqui eu também ensino como instalar esse plugin: https://arquitetoleandroamaral.com/plugin-cleanup-no-sketchup/

vray não renderiza

Esse plugin limpará todo o projeto, retirando toda sujeira, todas as linhas e faces não utilizadas, evitando acúmulos de sujeiras e possíveis problemas no programa. Vale a pena ter ele instalado em seu Sketchup.

File Path Editor

Nós pegamos tantos blocos com texturas da internet que o Vray acaba não encontrando as pastas onde estas texturas estão, o que pode pode resultar em travamentos. Para resolver este problema basta clicar em Extensões, selecione a opção V-Ray e em seguida File Path Editor.

vray não renderiza

Irá abrir uma nova aba com todas as texturas do seu projeto com respectivas cores, algumas em verde, amarelo ou vermelho, você devera tentar deixar o máximo de texturas em verde, para fazer isso basta selecionar as texturas que estão em amarelo ou vermelho e clicar em Archive e Repath, e Selecionar Pasta. Faça este processo com todas as texturas e pode acontecer de algumas não ficarem verdes.

Veja também:  Vray RT (Interactive): Como melhorar as suas Renderizações

vray não renderiza

Wipe

As vezes recebemos a modelagem com algumas configurações de algum arquiteto ou designer, e isto pode colaborar com o travamento do nosso Vray. Você terá que resetar todo o seu Vray e para fazer isso basta clicar em Extensões, selecione V-Ray, Tools e Wipe V-Ray data from project, apertando em sim para o que for pedido. E agora sim configure as suas cenas e materiais para renderizar.

vray não renderiza

Vray não Renderiza: Dicas Extras

Curso Online de Vray

Aprenda a renderizar Projetos Extraordinários de Arquitetura, do início ao fim, de modo rápido e fácil, alcance reconhecimento e seja bem pago por isso.

Aprenda em até 7 dias, economize tempo e dinheiro, capacite-se para o mercado de trabalho com nosso Método exclusivo passo a passo do básico ao avançado, mesmo que você nunca tenha renderizado um projeto na sua vida.

Conheça: https://arquitetoleandroamaral.com/curso-de-vray/

Conclusão

Acabamos de ver algumas possibilidade do que pode ser feito caso o seu  Vray não renderiza e o que pode ser feito com algumas ferramentas, nos próximos tutoriais iremos aprender mais afundo sobre cada uma dessas opções, agora é só por em pratica tudo o que aprendeu e começar a renderizar.

Esse foi o nosso tutorial, esperamos que possa ter te ajudado, deixe seu comentário abaixo, teremos o prazer de responder, você também pode conhecer todos os materiais sobre arquitetura, engenharia e design disponíveis no site.

Veja também:  Vray Menu Settings: Conheça 8 Funções

Abraços e até mais.