Vray não Renderiza: Guia para tentar Resolver

Vray não renderiza? Infelizmente esse é um problema comum para nós que utilizamos esse renderizador. Nesse artigo você vai ver algumas possibilidades para resolver isso.

Você tem duas opções, primeira, assistir ao vídeo tutorial e/ou seguir o tutorial em texto abaixo.

Segue o tutorial em vídeo aula:

Segue o tutorial em texto:

Vray não Renderiza: O que fazer?

Existem duas possíveis soluções para averiguar detalhadamente e resolver o problema da não renderização.

Solução 1: Tamanho do Projeto

vray não renderiza

Um dos principais motivos para o Vray não renderizar é o projeto estar muito pesado. Portanto, não conseguindo fazer a renderização e a tela ficando preta, um dos problemas pode ser o peso do projeto, e, se o seu computador for fraco, isso pode dificultar ainda mais a renderização, ainda mais se tiver muitos objetos e materiais diferentes na cena.

Nesse caso, para resolver você precisará deletar blocos mais pesados e colocar blocos mais leves no lugar.

Solução 2: Bloco Corrompido

Já aconteceu de você estar fazendo os testes no seu projeto e ele renderizava normalmente, mas depois de algumas modificações ele simplesmente parou de renderizar? Baixar qualquer bloco que você vê na Internet pode resultar em problemas na hora de renderizar o seu projeto.

Veja também:  Vray Override Material - Para que serve e como usar?

Se você se lembra de ter renderizado o projeto normalmente e depois de acrescentar alguns blocos a mais ele parou de renderizar, delete esses blocos novos para ver se o Vray renderiza novamente o seu projeto.

Uma solução pode ser o plugin CleanUp, ele faz a limpeza do arquivo do Sketchup e geralmente ajuda seu projeto a voltar a renderizar.

Esse plugin limpará todo o projeto, retirando toda sujeira, todas as linhas e faces não utilizadas, evitando acúmulos de sujeiras e possíveis problemas no programa. Vale a pena ter ele instalado em seu Sketchup.

Vray não Renderiza: Projeto de Exterior e Interior

vray não renderiza

Nesses dois tipos de projetos, precisa-se de certo cuidado com muita informação, ou seja, muitos objetos ou materiais no mesmo arquivo.

vray não renderiza

Um dos fatores para travar o programa são os acúmulos de blocos baixado em diferentes sites, objetos que podem ter um peso muito grande dentro do projeto ocasionando dificuldades na renderização.

vray não renderiza

Exclua o excesso de blocos, depois use o CleanUp para a limpeza do mesmo, se voltar a renderizar o problema não é com o seu computador, mas sim com muitos blocos corrompidos.

Conclusão

E então, deu certo seguir os passos ditos acima? Seu projeto voltou a renderizar? O problema está no seu projeto ou no seu computador? Deixe o seu comentário abaixo. Abraços e até a próxima.