Arquitetura Cenográfica: O que é e como Trabalhar com ela?

A arquitetura cenográfica está presente no teatro, na decoração de interiores, eventos, filmes, novelas, programas de TV, entre outros, tudo interligado através da arquitetura, sendo assim, mais uma opção para arquitetos e designers de interiores trabalharem e ganharem dinheiro.

Essa é mais uma vertente onde os arquitetos podem executar a sua função, a arte da cenografia é vista como o meio mais próximo da arquitetura e da arte.

Projetar cenários, imitando a realidade ou não, expressar a sua criatividade nos mais diversos projetos, muitas vezes voltando várias décadas ou séculos no tempo é o cotidiano dos profissionais em arquitetura cenográfica, a liberdade e a criatividade são trabalhadas ao máximo em cada projeto, a execução é de longe muito curta se comparada com um projeto real (feito para durar muitas décadas).

Arquitetura Cenográfica

O que é arquitetura cenográfica?

A arquitetura cenográfica vem mudando ao longo dos anos, novas tecnologias e aplicações dão forma e as vezes até mudam o sentido.

Arquitetura cenográfica é a construção e reconstrução de ambientes, transformando-os em impactantes cenários que são capazes de provocar sensações, integrando sonorização, iluminação e decoração do ambiente.

Não é apenas no Teatro e TV

Muitos profissionais e estudantes ainda acham que a arquitetura cenográfica se resume a teatros e projetos para a TV, mas a realidade é bem diferente, existem vários tipos de trabalhos e projetos: eventos, festivais, palcos, corporativos, feiras, stands, lojas, vitrines, imobiliários, direção de arte, é só escolher a área que você tem mais afinidade e seguir nela.

Veja também:  Como vender Projeto de Arquitetura: 1 Técnica Poderosa

Os projetos de arquitetura cenográfica se assemelham muito á área de arquitetura convencional, já que exigem projetos e modelagens renderizadas.

Arquitetura Cenográfica

Arquitetura Cenográfica: Quais são as dificuldades da área?

Existem vários desafios na arquitetura cenográfica, dentre eles o acompanhamento de montagem, que pode ultrapassar as madrugadas, até a criação em si do que será feito, cada projeto lida com ambientes e materiais diferentes e com as suas próprias particularidades, o que dificulta o projeto e aumenta o valor agregado.

Então, se essa é uma área que você gostaria de atuar, comece a pesquisar, existem muitos cursos que podem ajudar você a criar projetos incríveis, luminotécnica e Sketchup por exemplo, são indispensáveis na hora de montar seus projetos, ainda mais se forem ao ar livre e precisarem de aprovação prévia.

O mercado e a busca de profissionais que trabalham com isso só cresce, a valorização desse tipo de projeto vem crescendo muito ao longo dos últimos anos, pois o nível de exigência aumentou, portanto a busca por profissionais qualificados está a cada ano maior.

Como relacionar Arquitetura e Cenografia?

A arquitetura e a cenografia podem ser relacionadas em vários âmbitos, mas todas com o mesmo intuito de criar cenários promissores e fantásticos.

Separamos uma lista com as áreas que são abrangidas pela cenografia.

Televisão

Arquitetura Cenográfica

Eventos e Festas

Arquitetura Cenográfica

Cinema

Arquitetura Cenográfica

Shows

Arquitetura Cenográfica

Campanhas publicitárias

Arquitetura Cenográfica

Atuação e Detalhes do Arquiteto Cenográfico

Montar estúdios ou cidades cenográficas não são as únicas funções do Arquiteto que trabalha com cenografia. É possível atuar em diversos locais como: festivais, palcos, feiras, lojas, stands e vitrines, entre outros.

Por mais que seja possível trabalhar com todos estes, e mesmo que todos sejam da área de arte, há diferenças entre eles. Todas tendo algumas práticas específicas, mas com a atuação precisa do arquiteto cenográfico.

Especialização em Arquitetura Cenográfica

Arquitetura Cenográfica

Ainda por falta de informação, muitos graduandos terminam seus cursos sem conhecer essa oportunidade de pós-graduação. A especialização em arquitetura cenográfica. Por isso, são poucos os profissionais que se especializam na área.

Veja também:  Como [ Lucrar ] com esses 3 tipos de Clientes de Arquitetura

No entanto, hoje existem muitos cursos e workshops que incentivam o aluno a seguir ou pelo menos se permitir a conhecer essa área.

Mercado de trabalho em Arquitetura Cenográfica

Arquitetura Cenográfica é uma área muito promissora devido não ter muitos profissionais nessa área, por muitos preferirem à boa e tradicional forma de arquitetura.

Entretanto, precisa ter uma visão de empreendedorismo e se reinventar sempre, pois as vezes os contratos são para um evento em especifico e não para um trabalho fixo.

Arquitetura Cenográfica: Perfil Profissional

Arquitetura Cenográfica

Para trabalhar com Arquitetura Cenográfica é preciso ser flexível, ativo, criativo, curioso e sem medo das inovações.  Também é necessário ter um gosto apurado para o design.

No perfil precisa também ter muita dedicação, pois os prazos apertados fazem parte da realidade do arquiteto cenográfico.

Caso escolha essa área, esteja pronto para a correria dos projetos e esteja sempre disposto a querer sempre mostrar novas tendências.

Como desenvolver um projeto cenográfico?

Arquitetura Cenográfica

Essa pergunta é um tanto assustadora para quem está iniciando na área, porém, também é desafiadora. Os desafios criados para um arquiteto cenográfico não é algo ruim, mas algo para buscar uma novidade e realizar algo além dos limites e das expectativas.

Escolha uma equipe que te ajude a crescer e separe as funções de forma com que todos “vistam a camisa”, diferente de um projeto residencial que pode levar um maior tempo para ficar pronto, o cenográfico terá que ser montado muitas vezes em uma semana e muitos imprevistos podem acontecer.

Então, acima de tudo para realizar um projeto cenográfico, não precisamos somente de criatividade, mas sim de uma equipe que esteja flexível para mudanças de horários e até mesmo persistência em algo a ser desenvolvido.

Veja também:  Arquiteto recém-formado e agora qual caminho seguir?

Quais características diferem a cenografia da decoração?

Arquitetura Cenográfica

A diferença começa com o fato de que a cenografia baseia-se na arte e também na técnica de uma representação em perspectiva.

Assim de modo que no teatro representa o ambiente em que a história da peça teatral se aplica, na decoração, é apenas o intuito de ornamentar o local ou área, seja de uma casa, um evento, ou área de trabalho.

Conclusão

Trabalhar com arquitetura cenográfica é realizar a imaginação e alegria de muitos dos quais apreciam a arte, e quando alinhamos isso à nossa vocação, tudo começa a se alinhar de forma que pareça que nascemos para isso.

Faz sentindo isso para você? Se sim, deixe seu comentário e conte-nos mais, se tiver alguma dúvida teremos o prazer em responder.

Não se esqueça de acompanhar nossas redes sociais e nossa plataforma de ensino, temos cursos gratuitos disponíveis para você. Obrigado por chegar até aqui. Abraço.