Vray Bump e Displacement: Textura lisa nunca mais

Você conhece o Vray Bump e Displacement? Você sabia que é possível ter um material mais realista sem perder muito tempo? Conheça essas ferramentas poderosas que irão te ajudar nessa jornada em busca do render fotorrealista.

Segue o tutorial em vídeo aula:

Segue o tutorial em texto:

Bump: Para que serve?

O Bump Permite simular o relevo na textura de uma superfície, gerando sombras e reflexos.

Bump

Bump: Como usar no Vray?

Para aciona-lo, você terá que copiar e colar o seu mapa do Diffuse, para o seu Bump saber onde ele devera subir ou descer, então basta clicar com o botão direito do mouse em cima do Texture Slot do Diffuse e arrastar para cima Slot Texture.

Bump

Mas para essa textura funcionar perfeitamente, a nossa imagem do Bump devera estar em escala de cinza e como fazemos isso?

Basta clicar em cima do Texture Slot azul do Bump com o botão direito do mouse, selecione Wrap In e seguida Color Correction.

Bump

Agora você estará dento das configurações do Color Corrections, clique em Saturation e reduza o numero de 0 para -1, assim você terá uma imagem em preto e branco e seu Bump estará pronto para uso. Sua imagem estando em escala de cinza quer dizer que nas áreas brancas irão subir e áreas pretas irão descer, quanto mais claro for a cor/textura, mais alta, quanto mais escuro, mais baixa.

Veja também:  Vray Proxy: Como deixar o seu projeto mais leve?

Bump

Em alguns casos iremos ter que ir um pouco mais fundo, pois as partes onde deveriam subir são as que descem, para corrigir isso basta clicar no Texture Slot do Color Correction.

Bump

Depois em Color Manipulation, habilite a opção Invert Texture para poder inverter e corrigir o mapeamento do seu Bump.

Bump

Para aumentar ou diminuir a força desse Bump deveremos ajustar o Aumont, que ira variar de projeto pra projeto e distancia da câmera, a configuração que uso com mais frequência é 0,5 ou 1, mas lembrando isto não é uma receita de bolo, cada renderização é única.

Bump

Bump: Tempo de Render

O bump funciona como uma falsa volumetria, trazendo novos detalhes ao seu material, o que acaba aumentando o tempo de render, pois seria uma função a mais para o seu Vray fazer.

Bump

Em alguns casos, o Bump não irá nos dar um resultado muito bom ou que corresponda as nossas expectativas, nesse caso iremos usar o Displacement.

Displacement: Para que serve?

Diferente do Bump que faz um falso relevo, o Displacement literalmente deforma a geometria.

Bump

Displacement: Como usar?

Para acionar a opção de Displacement basta clicar no sexto e último ícone da barra de V-ray Objects.

Bump

O Displacement funciona da mesma forma que o Bump, partes onde a cor/textura forem mais claras mais alta será a deformação, quanto mais escuro, mais baixa será a deformação, também precisaremos de uma textura na escala de cinza para ter mais controle desta ferramenta.

Veja também:  Menus do Vray: Conheça os 4 principais

Para podermos controlar as configurações do Displacement, devemos abrir o Asset Editor, onde iremos encontrar suas opções na aba de Geometria.

Bump

Displacement: Parameters

Para deixarmos o nosso Displacement pronto para o uso, teremos que fazer algumas modificações nos parâmetros. Aumente ou diminua a opção Amount que é a força com que ele irá atuar na textura. Sempre mantenha ativado a opção de Keep Continuity que serve para manter a continuidade da geometria e ajuste o Edge Length e Max Subdvis para aumentar a sua qualidade, quanto menor o Edge e maior o Max, mais qualidade você terá com o uso do Displacement.

Bump

Displacement: Tempo de Render

O Displacement deforma a volumetria da textura, a deixando mais elaborada e trazendo novos detalhes ao seu material, o que acaba aumentando o tempo de render, pois seria uma função a mais para o seu Vray fazer. Eu particularmente não utilizo esta ferramenta, por não achar que compense perder mais tempo que o normal renderizando, comparado com o Bump.

Bump

Curso Online de Vray

Aprenda a renderizar Projetos Extraordinários de Arquitetura, do início ao fim, de modo rápido e fácil, alcance reconhecimento e seja bem pago por isso.

Aprenda em até 7 dias, economize tempo e dinheiro, capacite-se para o mercado de trabalho com nosso Método exclusivo passo a passo do básico ao avançado, mesmo que você nunca tenha renderizado um projeto na sua vida.

Conheça: https://arquitetoleandroamaral.com/curso-de-vray/

Conclusão

Acabamos de ver para que serve o Bump e Displacement no Vray  e o que pode ser feito com cada ferramenta, que deixam o nosso render mais elaborados e com detalhes do mundo real, nos próximos tutoriais iremos aprender mais afundo sobre cada uma dessas opções, agora é só por em pratica tudo o que aprendeu e começar a renderizar.

Veja também:  Novidades Vray Next: Confira tudo que mudou

Esse foi o nosso tutorial, esperamos que possa ter te ajudado, deixe seu comentário abaixo, teremos o prazer de responder, você também pode conhecer todos os materiais sobre arquitetura, engenharia e design disponíveis no site.

Abraços e até mais.