Vray Override Material: Para que serve e como usar?

Hoje nós vamos falar sobre o que é o Vray Override Material e como ele pode te ajudar com seus projetos, com as suas maquetes, assista ao vídeo ou leia o nosso artigo abaixo

Vray Override Material: O que é?

Se você já trabalha com maquetes eletrônicas, então sabe que para alcançar o realismo você vai precisar ir testando material por material, até conseguir montar um banco de dados com tudo que mais gosta e com as suas características.

Se você ir testando material por material, e se sua maquete eletrônica for muito pesada, o seu processo de configuração vai ser muito mais demorado, e se o seu computador não for tão bom, vai demorar muito mais tempo.

Por exemplo: você está testando os materiais de uma cena de interiores, você coloca o material da água, em seguida da pia e depois da torneira, agora você vai colocar o do mármore em volta da pia. Quando você colocar o mármore, vai perceber que sua cena ficou muito mais pesada para renderizar.

Agora é a hora que o Material Override entra em cena; ele serve para você testar os seus materiais sem precisar renderizar a sua cena inteira, pois ele substituí todos os materiais da cena deixando apenas a que você quer utilizar. Mas como eu posso fazer isso?

Veja também:  Download Vray: Como Baixar e Instalar

Vray Override Material: Como configurar?

Vá no seu Asset Editor do Vray, clique em settings e habilite o seu Material Override.

Vray Override Material - Para que serve e como usar?

Vray Override Material – Para que serve e como usar?

Agora vamos supor que você queira configurar a madeira da sua cena o que você precisa fazer?

Vá em material, selecione a sua madeira e em seguida vá em Material Options e desabilite a opção ‘Can be Overridden’

Vray Override Material - Para que serve e como usar?

Vray Override Material – Para que serve e como usar?

Em seguida é só configurar o seu material da maneira que você desejar, feito isso você já pode começar a fazer os seus testes.

Depois de configurar todos os seus materiais é só desabilitar a opção do Material Override que sua cena vai renderizar perfeitamente com todos os seus materiais já prontos.

Veja também: https://arquitetoleandroamaral.com/vray-render-elements/

Conclusão

Nesse artigo aprendemos um pouco sobre o Material Override no Vray e como utiliza-lo dentro das suas maquetes eletrônicas. Se você gostou deixe o seu comentário abaixo e se possível compartilhe a nossa página. Abraços e até mais.