Cálculo e medição no Autocad: Como calcular a área e medir a distância

O AutoCAD fornece muitas ferramentas para Cálculo e Medição rápidas e precisas de distâncias, áreas, comprimentos, ângulos e outros cálculos geométricos. A obtenção de medidas é um aspecto fundamental ao criar e transformar os desenhos em objetos ou estruturas do mundo real.

Digamos que, após as alterações às diretrizes de seu município, sua empresa determinou que as configurações atuais dos ambientes não estão de acordo com as normas de construção. Neste artigo, calcularemos a área do ambiente e a usaremos como base para identificar o número máximo permitido de ocupantes em uma sala de reunião.

Cálculo e medição no Autocad: Como calcular a área e medir a distância

Cálculo e medição no Autocad: Iniciar

O objetivo das etapas a seguir é criar um layout de ambiente simples usando unidades métricas.

  1. Inicie um novo desenho com base em um modelo métrico. Para este exercício, usaremos acadiso.dwt.
  2. Defina as unidades de desenho clicando no botão Aplicativo, seguido de Utilitários de desenho e Unidades.
  3. Na caixa de diálogo Unidades do desenho, especifique o seguinte e clique em OK. As medidas no desenho atual são exibidas no formato decimal. Uma unidade de desenho representa um metro.
  4. Crie alguma geometria conforme mostrado. É possível desenhar polilinhas ou usar o comando RETANGULO para criar um retângulo.
  5. Salve o desenho.

Cálculo e medição no Autocad: Calcular e exibir a área

As etapas a seguir explicam como calcular as áreas do ambiente para que possamos determinar o número máximo de ocupantes permitidos em um ambiente.

Há diversas formas de localizar as informações de área de um objeto ou usar pontos especificados. É possível usar a paleta Propriedades ou usar comandos como AREA, MEDIRGEOM ou LISTA.

  1. Se a paleta Propriedades não for exibida, selecione qualquer objeto. Por exemplo, o perímetro de RM 1, como mostrado.
  2. Clique com o botão direito do mouse e selecione Propriedades. As propriedades do objeto selecionado, incluindo a área, são exibidas.
  3. Calcule a área de RM 2 usando uma série de pontos. Na faixa de opções, clique na guia Início, seguido de painel Utilitários, menu suspenso Medir e Área. Ou, no prompt de comando, digite aa (AREA).
  4. Especifique os pontos em uma sequência que descreve o perímetro de RM 2. Não é necessário duplicar o primeiro nem o último ponto.
  5. Pressione Enter. Certifique-se de que a opção Área esteja selecionada. A área calculada é exibida na janela de comando e em uma dica de ferramenta dinâmica. Se os resultados não forem visíveis, pressione F2 para abrir a janela de comando.
Veja também:  Com criar linhas de chamada no AutoCAD

Outra forma de exibir o perímetro e a área é usando a opção Rápido do comando MEDIRGEOM. Vamos recalcular a área com a Medida rápida.

    1. Na faixa de opções, clique na guia Início, em seguida painel Utilitários, menu suspenso Medir e Rápido. É possível visualizar os valores calculados conforme move o mouse sobre objetos ou entre eles.
    2. Passe o mouse sobre um espaço dentro do perímetro de RM2.
    3. Quando os lados do perímetro forem realçados, clique. Pressione Enter. Certifique-se de que a opção Área esteja selecionada.

Cálculo e medição no Autocad: Calcular e exibir a área

Cálculo e medição no Autocad: Legendar a área calculada

Vamos inserir algumas legendas que exibem a área das salas de reunião. Embora os comandos AREA ou MEDIRGEOM ou a paleta Propriedades exibam a área do ambiente, eles não criam uma legenda no desenho. Usaremos os campos e objetos de linha de chamada múltipla (LINCHMULT) para exibir a área.

  1. Clique na guia Anotar e localize o painel Linhas de chamadas. Clique na ferramenta Linha de chamada múltipla.
  2. Clique em qualquer lugar dentro do perímetro para especificar a localização da ponta de seta e, em seguida, clique em uma localização do patamar da linha de chamada.
  3. Digite o conteúdo do texto (por exemplo, “Área=”).
  4. Coloque o cursor onde deseja que o texto do campo seja exibido. Clique com o botão direito do mouse e selecione Inserir campo.
  5. Na caixa de diálogo Campo, especifique as opções em ordem, conforme indicado.
  6. Na janela de desenho, selecione a polilinha que define o perímetro de RM 1. A caixa de diálogo Campo é reexibida.
  7. As propriedades disponíveis para o objeto selecionado são exibidas. Em Propriedade, selecione Área.
  8. Clique em OK. A área do ambiente selecionado é exibida no texto do objeto de linha de chamada múltipla.
  9. Na guia contextual da faixa de opções do Editor de texto, seguido de painel Fechar, clique em Fechar editor de texto. Como alternativa, clique no desenho fora do editor de texto no local.
  10. Repita as etapas para criar uma legenda para a área de RM 2. O perímetro de RM 2 é contornado com uma polilinha aberta. Quando solicitado a selecionar o objeto na caixa de diálogo Campo, clique na polilinha que forma as partes inferior e laterais do ambiente. A linha superior não é uma polilinha fechada para o ambiente. Uma boa prática é verificar a visualização do valor calculado na caixa de diálogo Campo.
Veja também:  Hachura no AutoCAD: Como configurar

Cálculo e medição no Autocad: Organizar e espaçar os objetos

Vamos adicionar móveis nas salas de reunião e organizar as cadeiras para que elas fiquem separadas com um metro de distância.

  1. Clique na guia Vista, seguido de painel Paletas e DesignCenter.
  2. Na vista em árvore do DesignCenter, navegue até o conteúdo que você deseja adicionar ao desenho. Para este exemplo, “CHAIR7” está localizado na pasta %ProgramFiles%\Autodesk\AutoCAD <release>\Sample\Database Connectivity\Floor Plan Sample.dwg\Blocks.
  3. Insira seis cadeiras em RM 1 e 10 cadeiras em RM 2, respectivamente.
  4. Verifique a distância entre as cadeiras. Clique na guia Início, seguido de painel Utilitários, menu suspenso Medir e Rápido. A opção Rápido é particularmente útil para exibir distâncias em tempo real em um desenho. Também é possível usar o comando DIST para saber a distância entre os pontos especificados.
  5. Quando você move o cursor, as distâncias entre os objetos são exibidas de forma dinâmica.
  6. Reorganize os objetos e defina o espaçamento entre eles.

Curso Online de AutoCAD e Sketchup

Aprenda a desenhar projetos Arquitetônicos completos, do início ao fim, de modo rápido e fácil, alcance reconhecimento e seja bem pago por isso.

Aprenda em até 7 dias, economize tempo e dinheiro, capacite-se para o mercado de trabalho com nosso Método exclusivo passo a passo do básico ao avançado, mesmo que você nunca tenha desenhado um projeto na sua vida.

Conheça: https://arquitetoleandroamaral.com/curso-de-autocad-e-sketchup/