Livros de Paisagismo: Os 16 mais conhecidos
Conheça a lista de livros de Paisagismo indispensáveis para auxiliar com projetos, carreira, captação de clientes e muito mais.
Casa apartamento jardim: Projetar com cohecimento – Benelisa Franco
Este livro ajuda proprietários, estudantes de arquitetura e arquitetos, no desenvolvimento do projeto de casas, apartamentos e jardins. Transmite basicamente conhecimentos para o desenho de banheiros, cozinhas, espaços para refeições, salas de estar, dormitórios e ambientes secundários, sendo um consultor indispensável para ampliações e reformas.
Na 2ª edição foram incluídos novos temas: escritório, adaptação do sótão para uso, casas pré-fabricadas, depósito de gás liquefeito, casas de madeira, renovação, móveis de design clássico, despensas e depósitos, adegas.
Plantas Para Jardim no Brasil. Herbáceas, Arbustivas e Trepadeiras – Harri Lorenzi
Trata-se de um livro destinado àqueles que se dedicam à jardinagem e ao paisagismo, contemplando a maioria das plantas herbáceas, arbustivas e trepadeiras utilizadas nos jardins brasileiros.
Jardinagem profissional técnicas para o bom cultivo da terra – Editora Senac São Paulo
Um livro que visa contribuir para a formação do profissional responsável pela criação e manutenção de tais espaços. De forma prática e objetiva, o livro aborda o perfil profissional e o mercado de trabalho do jardineiro, desde a seleção de mudas, o preparo do solo, o plantio e o cultivo, até questões éticas, como a importância do meio ambiente e da sustentabilidade tudo convergindo para o bom planejamento e a harmonização do jardim.
O livro das áreas verdes – Andrew Wilson
O livro das áreas verdes é um guia com mais de 100 projetos que podem facilmente ser aplicados ou adaptados a espaços com as mais diversas características. Cada uma das propostas para planejamento de jardins é acompanhada de plantas em escala, de um resumo do projeto e de fotos, o que permite o estudo de jardins particulares de todos os formatos, condições climáticas e topográficas, tamanhos e estilos imagináveis, criados por alguns dos paisagistas mais talentosos e inovadores da atualidade.
Desenho de Vegetação em Arquitetura e Urbanismo – Antonio Carlos Rodrigues Silva
Esta obra pretende contribuir para o conhecimento daqueles que trabalham na área de apresentação de projetos de arquitetura e urbanismo (arquitetos, estudantes de arquitetura e profissionais de áreas afins). A ideia de fazer este livro surgiu a partir da observação em ministração de disciplinas de expressão gráfica e a constatação de que a maioria das bibliografias não mostram o desenho de vegetação de uma forma desdobrada, ou seja, passo-a-passo em sua construção. Nesta obra, os desenhos são apresentados prontos, acabados, como um catálogo de exemplos e contemplam a apresentação do processo de construção do desenho da vegetação em arquitetura e urbanismo.
Os Grandes Paisagistas da Natureza – Editora Europa
Para celebrar seu 30º Aniversário, a Revista Natureza selecionou 30 profissionais que fizeram parte de sua história e os reuniu no livro “Os Grandes Paisagistas da Natureza”. A obra traça um perfil do que existe de melhor hoje no paisagismo brasileiro e fala um pouco sobre a carreira dessas pessoas, bem como sobre os motivos que as levaram a se especializar diferentes áreas – elaboração de jardins residenciais, comerciais e de condomínio, entre outras.
Para acompanhar seu perfil, cada profissional escolheu os trabalhos que considera os mais representativos de sua carreira, e que podem servir de fonte de informação e inspiração tanto para outros paisagistas, como para estudantes e jardinistas interessados em aprimorar seus conhecimentos ou fazer seu próprio jardim.
Coleção Seu Jardim – Editora Europa
Conheça os diferentes tipos, as técnicas e as plantas certas para ter seu jardim vertical. As paredes verdes são a solução ideal para quem quer ter muitas plantas em pouco espaço. Uma seleção de projetos inspiradores para você escolher qual se adéqua ao espaço que você tem em casa. As plantas mais indicadas para cada situação e como conciliar as diferentes espécies em uma mesma parede.
Coleção Grandes Paisagistas Brasileiros – Os Melhores Projetos de Benedito Abbud – Editora Europa
Os Melhores Projetos de Benedito Abbud Bennedito Abbud é uma inspiração para todo paisagista. Mestre no ofício de projetar, ele conseguiu unir a arte dos jardins, a ousadia de pensar grande e a humildade em achar que não está fazendo nada demais, apenas seu trabalho. Talvez por isso seja o profissional preferido das grandes incorporadoras para resolver de forma esplêndida grandes obras.
Em 50 anos de carreira, coleciona mais de 6.000 projetos já executados, sempre combinando uma técnica pra lá de refinada às plantas que a natureza oferece. O resultado mais parecem obras de arte.
Arquitetura paisagística contemporânea no Brasil – Ivete Farah
Professores e pesquisadores de importantes instituições brasileiras investigam, nesse livro, a produção paisagística dos três primeiros séculos do Brasil pós-colonial, os rumos e tendências que marcaram essa atividade durante as décadas de afirmação do caráter nacional, de 1930 a 1970, e a contribuição, a partir de 1976, dos afiliados da Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas (Abap) a essa área. Além desse estudo retrospectivo, o livro reflete também acerca do futuro da profissão de arquiteto paisagista no Brasil, relacionando-a às demandas ambientalistas, entre outras.
Projetar a natureza: Arquitetura paisagística dá origem a época contemporânea – Franco Panzini
O livro expõe um panorama multifacetado da atividade em todas as épocas e nos principais continentes, buscando reconhecer as manifestações centrais em várias culturas e não somente discorrer sobre a tradicional produção europeia. Escrita com erudição e objetividade ímpares, a publicação desenvolve um retrato poliédrico que sintetiza a determinação humana de criar jardins e paisagens como expressão artística e instrumento civilizatório.
Ao longo de suas páginas, sucedem-se vertentes estéticas, profissionais e obras-chave, sem deixar de lado as preferências botânicas e os manuais teóricos e práticos sobre jardins e plantas que balizaram o trabalho paisagístico em cada período, disponibilizando, assim, informações raramente documentadas em estudos precedentes. Tudo isso e muito mais faz desta publicação uma leitura indispensável para aqueles que se dedicam aos jardins e às paisagens por profissão, curiosidade ou paixão.
Quadro do Paisagismo no Brasil: 1783-2000 – Silvio Soares Macedo
Este livro foi o primeiro produto do Projeto Quapá (Quadro do Paisagismo no Brasil), cujo objetivo é documentar, analisar e divulgar a arquitetura paisagística brasileira. O volume apresenta a visão do autor sobre o significado dos jardins no Brasil, trazendo um estudo histórico que abrange desde o século XVIII até os dias de hoje, com destaque para suas transformações, seus estilos e seus autores.
Silvio Soares Macedo discorre sobre a trajetória do paisagismo nacional, começando pelo Passeio Público do Rio de Janeiro, datado do século XVIII, explicitando o desenvolvimento da paisagem urbana e do paisagismo no século XIX, e chegando aos paisagistas modernistas e da cidade moderna, e ao começo da ruptura no início dos anos de 1990. No livro, estão representadas as três principais correntes do paisagismo brasileiro – a eclética, a modernista e a contemporânea –, acompanhadas de um quadro cronológico sucinto, bem como de inúmeras imagens e croquis que complementam a análise.
Árvores Brasileiras. Manual de Identificação e Cultivo de Plantas Arbóreas Nativas do Brasil – Harri Lorenzi
Trata-se de um livro luxuoso no formato 21 x 31 cm, com 384 páginas, apresenta uma planta por página contendo fotografias coloridas da árvore adulta, detalhe de um ramo florífero, fruto, semente, tronco e madeira, de 352 espécies de árvores existentes no país (principalmente as raras e ameaçadas de extinção).Contém ainda informações escritas sobre as características de cada planta, sua fenologia, ocorrência, obtenção de sementes e mudas, etc.
Minhas plantas – paisagismo para todos: (até os sem quintal) – Carol Costa
Com os passo a passos que marcaram o best-seller Minhas plantas: jardinagem para todos, este novo volume é recheado de fotos inspiradoras e ilustrações detalhadas para que sua casa fique repleta de vida e verde. Aprenda quais são plantas certas para ter no quarto, como criar uma horta em estágios na cozinha e uma decoração viva para o banheiro.
Guia de plantas para uso paisagístico: Canteiros e cercas vivas – Romahn Valerio
Canteiros e Cercas Vivas Uma seleção de 120 espécies facilmente encontradas no Brasil para você usar em canteiros e cercas vivas. Descubra as que vão melhor na sua região e escolha as mais adequadas para garantir o sucesso do seu paisagismo. Conheça a Coleção Guia de Plantas para Uso Paisagístico. Além de trazer as principais dicas de cultivo para cada espécie, o livro mostra fotos de como elas ficam no paisagismo.
Guia Ilustrado Para Identificação das Plantas da Mata Atlântica: Legado das Águas – Reserva Votorantim – Thiago Bevilacqua Flores Flores
Este livro é um guia para identificação de espécies vegetais que ocorrem na Mata Atlântica (especialmente voltado à Floresta Ombrófila Densa). Ele apresenta imagens e dicas de campo para o reconhecimento de 162 espécies de plantas nativas, de 50 famílias botânicas diferentes, coletadas na região do Vale do Ribeira (SP).
Paisagismo – Projetando Espaços Livres – Malamut Marcos
Apresenta uma visão que transcende o papel meramente ornamental do paisagismo, entendido como uma atividade de projeto cujo principal objeto de trabalho é o espaço. As plantas são a superfície visível de muitos projetos, mas não necessariamente seu aspecto mais importante. E certamente não são o elemento estruturante do pensamento, aquele que guiará as decisões principais e definirá o conceito da proposta.
O objetivo deste livro é apresentar as bases de um projeto – muitas vezes não conscientemente visíveis pelos usuários – mas que interferem na maneira com que estes percebem e fazem uso do espaço útil, analogamente às fundações de um edifício que, subterrâneas, sustentam tudo o que se vê.
Certamente, compreender como percebemos e nos relacionamos com o espaço físico é o ponto de partida para que o profissional da área possa intervir, com segurança e sensatez, sobre as situações pré-existentes, ganhando domínio sobre sua concepção e enriquecendo sua capacidade propositiva.
Sou Leandro Amaral, técnico eletrotécnico desde 2011, professor de cursos online desde 2013 e arquiteto desde 2016. Assim como apresentar projetos de qualidade mudou a minha vida, acredito realmente que pode mudar outras e desse modo quero compartilhar isso com o maior número de pessoas possível. Ensino meus alunos a despertarem seu potencial máximo na arte chamada Arquitetura. Junte-se a nós. CAU (Registro no Conselho de Arquitetura e Urbanismo): A117921-7.
0 Comentários
Deixe um comentário