Vray Lights: Ilumine a sua cena com as Luzes do Vray

Você já conhece o Vray Lights? Sabe como iluminar a sua cena com iluminação artificial? Quer fazer um render noturno ou simplesmente a sua luz do sol não esta do seu agrado?

Saiba agora tudo o que você precisa sobre a ferramenta Lights e o que ela pode te oferecer em suas cenas com iluminações mais elaboradas.

Segue o tutorial em vídeo aula:

Segue o tutorial em texto:

Vray Light: Ferramentas

Vray Light:s Ferramentas

Vray Lights: Ferramentas

1- Light Gen

O V-Ray Light Gen oferece várias opções automáticas de iluminação.

2- Retangle Light

Cria uma luz retangular ou elíptica, por padrão ela emite luz em apenas uma direção, mas você também pode habilitar a opção “Double Sided” se quiser que ilumine para os dois lados da face. Por essas características, é ótima para simular leds, spots de luz ou até mesmo telas de projetor.

3- Sphere Light

Cria uma luz esférica, uma das principais diferenças entre ela e a rectangle está justamente no seu formato, que como o nome indica, é esférico, fazendo com que emita luz para todos os lados, use a Sphere Light para pontos de luz que são multidirecionais, como alguns tipos de abajour e lustres.

4- Spot Light

Cria uma luz direcional, diferente das duas primeiras, a Spot Light vai simular um tipo de luz mais focado, num formato que lembra um “cone”, um bom exemplo de uso seriam postes de luz, luminárias de mesa e alguns tipos de spot.

5- IES Light

Carrega luzes IES já configuradas com formas de sombras variadas, esse arquivo vai conter as especificações de como essa luz funciona na vida real, como direção, formato e até mesmo intensidade, as IES podem ser usadas para alguns tipos de spot, luminárias de trilho e até mesmo faróis de carros em alguns casos.

Veja também:  Aprenda a Configurar a Iluminação no Vray [FACILMENTE]

6- Omni Light

Cria uma luz esférica com sombras mais precisas, também emitem luz de maneira multidirecional, ou seja, para vários lados, indicada para uso em pontos de luz que também sejam multidirecionais, como alguns tipos de luminária de jardim.

7- Dome Light

Cria uma luz global através de cores ou de mapas HDRI, já deixando o céu pronto sem a necessidade de acrescentar depois em uma pós produção.

8- Convert To Mesh Light

Transforma um objeto em fonte emissora de luz.

Lights: Parâmetros

Vou resumir os parâmetros em comum que encontramos dentro da maioria das luzes do Vray, onde:

Lights: Parâmetros

Lights: Parâmetros

1- Color/Texture

Muda a cor da luz ou adiciona uma textura que vai servir para iluminar.

Temperatura

Caso você entenda um pouco mais sobre luminotécnica, e quer colocar uma temperatura em kelvins na sua iluminação, basta clicar na opção Color/Texture, que ira abrir uma nova aba e na ultima opção no parâmetro K é só escolher a temperatura desejada.

Lights: Parâmetros

2- Intensity

Aumenta ou diminui a intensidade da luz.

3- Units

Muda as unidades da luz.

Lights: Parâmetros

Lights: Parâmetros

4- Invisible

Deixa a fonte emissora de luz visível ou não.

5- No Decay

É desligado por padrão, assim a sombra sai da fonte emissora e se dissipa no ambiente.

6- Shadows

Gera sombras ou não.

7- Double Sided

Emite luz para os dois lados.

8- Affect Diffuse

Vai afetar o diffuse (cor/textura) dos materiais.

9- Affect Specular

Vai afetar os speculars (pontos brilhantes no reflexo) dos materiais.

10- Affect Reflections

Vai afetar as reflexões dos materiais.

Retangle Lights

Com os retângulos ou elipses que emitem luz, poderemos fazer fitas de led, iluminação plafon dentre inúmeras opções. Abrindo as configurações de qualquer retangle light, encontramos as opções:

Retangle Lights

Shape

Voce pode mudar o formato da luz, a deixando retangular ou elíptica.

Directionality

Te permite direcionar a sua luz, quanto maior este parâmetro mais focada ela será.

Veja também:  Chaos Cosmos: A biblioteca de blocos do Vray

Spot Lights

Com elas, poderemos criar iluminação focada dentre muitas outras opções. Abrindo as configurações da spot light, o que encontramos de diferente são as seguintes opções:

Cone Angle

Aumenta ou diminui o facho do cone de luz.

Penumbra Angle

Aumenta ou diminui a área de penumbra da luz.

Penumbra Falloff

Seleciona o tipo de decaimento que vai ter a penumbra. Prefiro o Smooth Cubic.

Decay

Modifica o jeito de como a sombra se dissipa. Prefiro o Inverse Square.

Shadow Radius

Modifica o raio da sombra.

Omni Lights

Omni Lights

Omni Lights

Decay

Modifica o jeito de como a sobra se dissipa. Prefiro o Inverse Square.

Shadow Radius

Modifica o raio da sombra, se aumentar vai ficar mais suave.

IES Lights

Com elas, conseguimos carregar iluminações com os fachos já definidos, normalmente pelo fabricante, assim fica com a luz bem mais bonita. Abrindo as configurações da IES light, o que encontramos de diferente são as seguintes opções:

IES Lights

IES Lights

IES Light File:

Nesse lugar você vai carregar a luz IES salva no seu computador, devendo tomar cuidado para não deletar ou mover essa luz de pasta no seu HD para que não dê erro a renderização.

Shape

Forma da luz.

Diameter

Diâmetro da luz.

Dome Lights

A luz do dome é perfeita para iluminações externas, já vem com um hdr padrão, mas você pode colocar uma cor ou um HDRI da sua preferência para iluminar sua cena. O que encontramos de diferente é:

Dome Lights

Dome Lights

Shape

É o formato do HDRI, o ideal é deixar como Spherical.

Texture Resolution

Controla a qualidade da resolução do HDRI. Para renderizações finais o ideal é deixar 2048.

Use Transform

Se habilitado, permite controlar a rotação do HDRI apenas rotacionando a dome.

Emissive

O Emissive predefinido do  V-Ray materials é geralmente usado para produzir superfícies auto iluminadas, ou seja ele não serve para iluminar a cena, mas para mostrar que algo esta aceso.

Lights: Emissive

Emissive

Para adicionar o material Emissive, basta selecionar a sua textura, e na ferramenta de Materials clique em Add Attribute e escolha a opção Emissive.

Lights

Emissive

Bloom e Glare

Esta opção simula efeitos de lente de câmera no mundo real. Ele calcula o resultado e fornece atualização imediata no novo V-Ray 5. Os efeitos de lente são aplicados na Layer EffectsResult junto com outros efeitos posteriores executados sobre a imagem RGB renderizada.

Veja também:  Vray Proxy: Como deixar o seu projeto mais leve?

Para adicionar esta opção, basta ter renderizado uma cena no seu Frame Buffer e ligar a opção Bloom e Glare em Lens Effect, apenar modificando a força de acordo com o seu projeto.

Lights: Bloom e Glare

Bloom e Glare

Curso Online de Vray

Aprenda a renderizar Projetos Extraordinários de Arquitetura, do início ao fim, de modo rápido e fácil, alcance reconhecimento e seja bem pago por isso.

Aprenda em até 7 dias, economize tempo e dinheiro, capacite-se para o mercado de trabalho com nosso Método exclusivo passo a passo do básico ao avançado, mesmo que você nunca tenha renderizado um projeto na sua vida.

Conheça: https://arquitetoleandroamaral.com/curso-de-vray/

Conclusão

Acabamos de ver como iluminar nossa cenas com as Lights do Vray e o que pode ser feito com cada ferramenta, nos próximos tutoriais iremos aprender mais afundo sobre cada uma dessas opções, agora é só por em pratica tudo o que aprendeu e começar a renderizar.

Esse foi o nosso tutorial, esperamos que possa ter te ajudado, deixe seu comentário abaixo, teremos o prazer de responder, você também pode conhecer todos os materiais sobre arquitetura, engenharia e design disponíveis no site.

Abraços e até mais.