Como configurar o Sketchup: Macetes para travar menos

Como configurar o Sketchup de forma que trave menos? Nesse artigo mostraremos algumas dicas sobre isso e também sobre o Extension Warehouse, Armazém 3D, tudo isso para te auxiliar na elaboração dos seus projetos.

Segue o tutorial em vídeo aula:

Segue o tutorial em texto:

Como configurar o Sketchup: Menu Preferências

Como configurar o Sketchup

1° passo

A primeira coisa que se deve fazer para fazer seu Sketchup travar menos é configurar alguns itens. Abra o menu janela, preferências, desenho, selecione detectar automaticamente, marque continuar o desenho de linha e finalize em ok. Essa configuração permite você desenhar as linhas de forma contínuas, ou seja, mais rapidamente.

Como configurar o Sketchup

2° passo

No segundo passo, abra o menu janela, preferências, geral, marque todas as funções conforme a imagem a abaixo.

Como configurar o Sketchup

É superimportante criar backup e salvar automaticamente em cada x minutos, pois assim evita perdas e erros. Se você for rápido ao manusear o Sketchup, deixe em 2 minutos, mas se você for um pouco mais devagar, deixe em 5 minutos.

É importante a verificação e correção de erros estarem marcadas, pois sem dúvidas é mais seguro e ágil.

Veja também:  Plugin CleanUp no Sketchup: Projeto mais Leve

Finalizando em ok, feche abra o programa novamente, observe as mudanças feitas, como deixamos a janela de boas vindas desmarcada isso significa que abrirá direto o programa.

3° passo

Abrindo novamente janela, preferência, openGL, deixando a caixa conforme a imagem abaixo.

Como configurar o Sketchup

Marque usar resposta rápida e usar tamanho de textura máximo, abrirá uma caixa de confirmação clique em sim. Na placa gráfica e detalhes, mostrará conforme a placa de vídeo do seu computador.

Como configurar o Sketchup: Armazém 3D

Como configurar o Sketchup

Usar o Armazém 3D diretamente no Sketchup vai te economizar tempo, assim, sempre que precisar de objetos para compor o seu projeto, ao usar essa função, os objetos serão adicionados automaticamente ao projeto.

É só digitar o nome do bloco que deseja na opção de pesquisa e escolher de acordo com sua preferência.

Como configurar o Sketchup

Agora, caso o seu Armazém 3D não funcionar diretamente pelo Sketchup, você vai precisar usar ele diretamente no site, para isso basta acessar esse link:

https://3dwarehouse.sketchup.com/

Como criar uma conta na Trimble?

Para usar o Armazém 3D você vai precisar ter um cadastro no site da Trimble (fabricante do Sketchup), para criar esse cadastro, clique aqui.

Após criar o seu cadastro e efetuar o login, você poderá baixar os blocos desejados. É importante também mudar o filtro do 3d warehouse, selecionando os mais populares ou que tem mais likes, de acordo com sua escolha e depois é só fazer download.

Veja também:  Cores da Suvinil no Sketchup: 2 formas de usar

Como configurar o Sketchup

Como configurar o Sketchup: Extensões

Usar a biblioteca de Extensões diretamente no Sketchup vai te economizar tempo, assim, sempre que precisar de plugins para auxiliar no desenvolvimento dos seus projetos, você encontrará ali os disponíveis.

Para ter esse acesso, entre no menu janela, extension warehouse. É só digitar o nome do plugin que deseja na opção de pesquisa e escolher de acordo com sua preferência.

Como configurar o Sketchup

Para fazer o download é necessário também entrar pelo login da Trimble. Caso não conseguir fazer o download dentro do programa, abra pelo site e faça todo o processo necessário para obter os plugins:

https://extensions.sketchup.com/

Após fazer o download das extensões, basta ir no menu janela, gerenciador de extensões. Feito isso você terá acesso ao controle dos plugins ativados e desativados no seu Sketchup.

Lembrando que quando mais extensões estiverem ativas, mais pesado ficará o Sketchup, consequentemente vai fazê-lo travar mais. Então, deixe ativado somente aquilo que é necessário para você no momento.

Conclusão

Com certeza é muito importante conhecer o programa detalhadamente. Se você implementar as dicas acima já perceberá um ganho de produtividade com o seu trabalho.

Deixe seu comentário abaixo, teremos o prazer de responder. Você pode também conhecer todos os materiais sobre arquitetura engenharia e designs disponíveis no site.

Abraços e até mais.