Corrente Continua e Alternada: Entenda

Você sabe a diferença entre corrente Contínua e Alternada? Onde são aplicadas? Para que serve? Esse é o tema do artigo de hoje.

Corrente Continua e Alternada: Para que servem?

As correntes elétricas contínua e alternada são responsáveis por transmitir energia elétrica para equipamentos, como por exemplo: na energia solar, em que a corrente elétrica contínua é transformada em corrente alternada pelo inversor solar para a geração de eletricidade.

O que é corrente elétrica?

A corrente elétrica é o fluxo ordenado de cargas elétricas, que se movem de forma orientada em um condutor elétrico sólido ou em soluções iônicas. É uma grandeza fundamental em Física, pois, sem corrente elétrica, não seria possível, por exemplo, fazer funcionar qualquer aparelho elétrico ou eletrônico.

Quando há diferença de potencial elétrico entre as duas extremidades, ela realiza a movimentação das partículas eletricamente carregadas e as equilibra entre as duas posições, portanto, os elétrons deslocam-se do lado negativo, onde há excesso de partículas elétricas, para o lado mais positivo, no qual a quantidade de elétrons é menor.

Explicando de maneira simples, esse processo na energia solar, é possível dizer que, ao gerarmos energia por meio da captação dos raios solares em sistemas fotovoltaicos, a produção de eletricidade é realizada por meio da corrente contínua, porém, para alimentar os equipamentos eletrônicos e aparelhos domésticos, é necessário convertê-la em corrente alternada.

O que é corrente contínua? (CC)

Os circuitos elétricos geralmente têm dois polos, um positivo e um negativo. Quando a corrente é contínua, ela trafega apenas em um sentido do circuito, ou seja, sempre no negativo ou positivo.

Veja também:  Tipos de Lâmpadas: Conheça as 6 mais comuns

Para uma corrente ser considerada contínua, pouco importa se a sua intensidade sofre variações, uma vez que ela pode ser constante ou pulsante (sofrer variações). O que se leva em consideração é se ela muda ou não de sentido ao percorrer o circuito.

É muito comum nos aparelhos com baixa voltagem, tais como pilhas, baterias, componentes de aparelhos de informática e controles de máquinas em projetos de automação. Além disso, é o tipo de corrente elétrica produzida nas células solares, integrantes de um sistema fotovoltaico.

O que é corrente alternada? (CA)

A corrente a alternada não é unidirecional, ou seja, não é continua e ao percorrer um circuito, muda seu sentido periodicamente. Assim, migra do negativo para o positivo e vice-versa, como se fosse uma pista de mão dupla e os elétrons trafegassem nos dois sentidos.

A corrente alternada atinge uma voltagem muito superior, o que permite um percurso de maior distância sem perder muita força. Por isso, a energia que vem das usinas é transmitida até as residências por Corrente Alternada (CA).

A grande maioria dos aparelhos eletrônicos domésticos a utiliza a CA, como por exemplo: televisores, máquinas de lavar, cafeteiras, etc. Por ter uma tensão elevada, antes de entrar nas residências ela é transformada em voltagens menores, de 127 ou 220 volts.

Veja também: https://arquitetoleandroamaral.com/tipos-de-disjuntores/

Qual é a diferença entre corrente elétrica contínua e alternada?

A diferença entre as correntes elétricas contínua e alternada é que, enquanto na corrente contínua os elétrons movem-se em um único sentido, a corrente alternada possui elétrons que variam sua direção constantemente.

Corrente Contínua (CC)

Exemplos:

  • Pilhas;
  • Baterias;
  • Dínamos;
  • Energia fotovoltaica (energia solar);
  • Fontes retificadoras de corrente.

Utilizada em:

  • Circuitos eletroeletrônicos.
  • Circuitos de baixa tensão.
  • Geração de energia solar.
  • Linhas de transmissão submarinas.

Corrente Alternada (CA)

Exemplos:

  • Usinas elétricas
  • Geradores de energia
  • Alternadores
  • Inversores de corrente

Utilizada em:

  • Circuitos elétricos.
  • Circuitos de alta tensão.
  • Transporte de energia (linhas de transmissão).

Veja também: https://arquitetoleandroamaral.com/tipos-de-lampadas/

Como a corrente contínua e a alternada atuam no sistema fotovoltaico?

Um sistema fotovoltaico (energia solar) é formado por vários componentes, tais como as células fotovoltaicas, controladores de carga, baterias e inversores. Nele, a luz solar é transformada em energia elétrica quando ela atinge os painéis fotovoltaicos, provocando reações que liberam elétrons e, consequentemente, geram corrente elétrica contínua.

Veja também:  Tipos de Disjuntores: Os 8 mais usados

Quando ela é gerada, passa por inversores que a transformam em corrente alternada, possibilitando o uso da energia nos aparelhos eletrônicos tradicionais. Nos sistemas fotovoltaicos conectados à rede, um medidor bidirecional mantém o controle de toda a energia que é produzida pelo sistema fotovoltaico.

Corrente Continua e Alternada: Como a corrente contínua e a alternada atuam no sistema fotovoltaico?

Como a corrente contínua e a alternada atuam no sistema fotovoltaico?

A energia que não for utilizada vai imediatamente para a rede elétrica, gerando “créditos” que poderão ser utilizados nos momentos em que a produção de energia solar for menor. Com isso, você só vai pagar pela diferença existente entre a energia consumida e a produzida pelo seu sistema.

O sistema fotovoltaico pode trazer muitos benefícios para seu negócio e reduzir significativamente os custos com energia elétrica. Mas, para que isso ocorra, os equipamentos utilizados devem ser de qualidade e, claro, instalados de maneira correta.

Curso Online de Projeto Elétrico

Aprenda desenhar Projetos Elétricos Completos, do início ao fim, de modo rápido e fácil, alcance reconhecimento e seja bem pago por isso.

Aprenda em até 7 dias, economize tempo e dinheiro, capacite-se para o mercado de trabalho com nosso Método exclusivo passo a passo do básico ao avançado, mesmo que você nunca tenha desenhado um projeto elétrico na sua vida.

Conheça: https://arquitetoleandroamaral.com/curso-de-projeto-eletrico/

Perguntas frequentes

O que é mais perigoso corrente contínua ou alternada?

Entre a corrente contínua e a corrente alternada a mais perigosa é a corrente alternada, em uma comparação das duas correntes com a mesma frequência a corrente alternada pode ser de 3 a 5 vezes mais perigosa.

Quais as vantagens e desvantagens da corrente alternada?

As vantagens da corrente alternada é sua facilidade em abaixar ou aumentar a tensão elétrica pelos transformadores. As desvantagens da corrente alternada é que não é possível alterar a sua tensão utilizando transformadores.

Porque as usinas usam corrente alternada e não corrente contínua?

As usinas usam corrente alternada porque a corrente alternada pode mudar de direção constantemente, se fizessem o uso de corrente contínua seria necessária uma usina elétrica em cada bairro.

Veja também:  Simbologias dos Projetos Elétricos e a NBR 5444

O que gera a corrente contínua?

A corrente contínua é gerada pelo choque de elementos químicos que transformam energia química em energia elétrica.

Que tipo de choque pode matar?

O tipo de choque que pode matar irá variar de acordo com a situação, uma pessoa com a pele seca tem a resistência 100000 Ω, enquanto com a pele molhada essa resistência diminui para 1000 Ω, devemos ter cuidado com choques elétricos quando estamos com pele molhada pois pode ser fatal.

O que é mais perigoso voltagem ou amperagem?

Entre a voltagem e amperagem a mais perigosa é a amperagem, pois ela está na corrente elétrica enquanto a voltagem é somente a tensão elétrica.

Quanto gasta uma TV ligada por hora?

Uma TV de 30 polegadas pode gastar R$6,00 por hora, mas esse valor pode ser alterado de acordo com o preço médio de quilowatt e do tamanho dessa TV.

Como evitar sobrecarga elétrica?

Para evitar sobrecarga elétrica não faça gambiarras na fiação de energia, evite fios expostos e desencapados, e não utilize muitos aparelhos na mesma tomada, evitando o uso de adaptadores e extensões.

Conclusão

Aprendemos sobre a corrente continua e alternada, onde é encontrada, onde é utilizada e as suas diferenças. Deixe seu comentário abaixo com a sua opinião. Abraços.