Grandezas Elétricas: As 3 Principais para o Projeto Elétrico

Grandezas Elétricas, você sabe o que é? Você sabe quais são? Entendendo essas 3 principais grandezas, você consegue elaborar o seu projeto elétrico com muito mais facilidade. Você pode assistir o nosso vídeo ou ler o nosso artigo abaixo.

Grandezas Elétricas: Potência, Tensão e Corrente

Para elaborar um projeto elétrico de qualidade, precisamos saber das 3 principais grandezas, a potência, tensão (voltagem) e a corrente (amperagem) que vai alimentar todo o nosso projeto.

Precisamos da potência para saber quanto de carga o quadro de energia vai aguentar sem derreter os fios de energia e ocasionar curto-circuito, precisamos da voltagem para saber qual é a tensão que vai chegar em cada circuito, e tendo esses valores teremos a corrente, assim podemos descobrir qual a fiação e disjuntor que vai atender o nosso quadro de energia e também os circuitos terminais.

  • A tensão pode ser abreviada pela letra U ou V;
  • A potência pode ser abreviada pela letra P ou W;
  • A corrente pode ser abreviada pela letra I ou A.

Como descobrir a Voltagem (tensão)?

Para descobrir a voltagem ou tensão, você precisa ligar para a concessionaria de energia da sua cidade e perguntar qual é a utilizada, geralmente é 127V ou 220V, depende da sua cidade.

Veja também:  Tipos de Interruptores: Conheça os 5 mais Usados

Uma forma de descobrir também, é usar a fórmula U = P / I, onde U é a tensão (que não temos), P é a potência (geralmente está escrito no aparelho que estamos analisando) e I é a corrente (geralmente encontramos essa informação também no aparelho).

  • Ex: U = 500P / 40I = 12,5U ou 12,5V (volts).

Como descobrir a Potência do equipamento ou circuito?

Para descobrir a potência do equipamento ou circuito, você pode usar a fórmula P = V x I, onde P é a potência (que não temos), V é a voltagem (geralmente está escrito no aparelho que estamos analisando) e I é a corrente (geralmente encontramos essa informação também no aparelho).

Sendo assim, suponhamos que você tenha um disjuntor de 16A e a tensão na sua cidade seja de 127V, logo é só multiplicar a corrente pela tensão que você encontrará a potência máxima que esse disjuntor poderá aguentar, no caso 2032W (watts), ou seja, nesse disjuntor, você pode colocar até essa potência em equipamentos, se você colocar um chuveiro de 7500W, o disjuntor não vai aguentar e vai viver desarmando, pois ultrapassou o limite de 2032W.

Como descobrir a Corrente (amperagem) do equipamento ou circuito?

Para descobrir a corrente do equipamento ou circuito, você pode usar a fórmula I = P / U, onde I é a corrente (que não temos), P é a potência (geralmente está escrito no aparelho que estamos analisando) e U é a voltagem (geralmente encontramos essa informação também no aparelho).

  • Ex: I = 1200W / 220V = 5,45I (amperes).

Sendo assim, suponhamos que você tenha um chuveiro de 6600W, e a tensão na sua cidade seja de 220V, logo é só dividir a potência pela tensão que você encontrará a amperagem desse chuveiro, no caso 30A (amperes), ou seja, você precisará de um disjuntor acima de 30A para poder aguentar esse chuveiro.

Saber utilizar essas grandezas elétricas vai te ajudar a determinar a sua fiação, seus disjuntores e os seus circuitos no seu projeto elétrico.

Veja também:  Projeto Elétrico Residencial simples ou completo: Como fazer?

Calculadora Automática das Grandezas Elétricas

Para facilitar na hora de fazer os cálculos, nós montamos uma pequena planilha no Excel que calculará tudo automaticamente para você, basta informar os valores que você possui que ela encontra o resultado.

Clique Aqui e faça o download da planilha.

Grandezas Elétricas:: Calculadora automática

Curso Online de Projeto Elétrico

Aprenda desenhar Projetos Elétricos Completos, do início ao fim, de modo rápido e fácil, alcance reconhecimento e seja bem pago por isso.

Aprenda em até 7 dias, economize tempo e dinheiro, capacite-se para o mercado de trabalho com nosso Método exclusivo passo a passo do básico ao avançado, mesmo que você nunca tenha desenhado um projeto elétrico na sua vida.

Conheça: https://arquitetoleandroamaral.com/curso-de-projeto-eletrico/

Perguntas frequentes

Quais são os tipos de correntes elétricas?

Os tipos de correntes elétricas são a corrente contínua e corrente alternada. A corrente a alternada não é unidirecional, ou seja, não é continua e ao percorrer um circuito, muda seu sentido periodicamente. Os circuitos elétricos geralmente têm dois polos, um positivo e um negativo. Quando a corrente é contínua, ela trafega apenas em um sentido do circuito, ou seja, sempre no negativo ou positivo.

Quais são os efeitos da corrente elétrica?

Os efeitos da corrente elétrica são:

  • Efeito térmico;
  • Efeito químico;
  • Efeito magnético;
  • Efeito fisiológico.

O que são geradores elétricos?

Os geradores elétricos é uma forma de gerar energia através da conversão de vários tipos de energia não elétrica como a mecânica e eólica.

O que é o efeito luminoso da corrente elétrica?

O efeito luminoso da corrente elétrica é quando é feito a liberação de energia luminosa após a corrente atravessar o condutor.

Como a corrente elétrica é gerada?

A corrente elétrica é gerada após o movimento organizado de cargas elétricas, por entre um condutor elétrico.

Onde se usa a corrente alternada?

A corrente alternada é utilizada em a grande maioria dos aparelhos eletrônicos domésticos, como por exemplo: televisores, máquinas de lavar, cafeteiras, etc. Por ter uma tensão elevada, antes de entrar nas residências ela é transformada em voltagens menores, de 127 ou 220 volts.

Veja também:  Tomadas: Conheça os Tipos, Tamanhos, Alturas e Norma

Onde se usa a corrente contínua?

Podemos usar a corrente contínua em aparelhos com baixa voltagem, tais como pilhas, baterias, componentes de aparelhos de informática e controles de máquinas em projetos de automação.

O que é corrente contínua pulsante?

A corrente contínua pulsante é a corrente que não varia de sentido, mas sim de tensão.

Conclusão

Agora você já sabe sobre as 3 principais grandezas elétricas e como elas ajudam na hora de elaborar o nosso projeto elétrico. Deixe o seu comentário com a sua opinião. Abraços.