VA e Watts: Tudo o que você precisa saber

Você sabe a diferença entre VA e Watts? Você sabe o que é Fator de Potência? Entender um pouco sobre alguns conceitos básicos de eletricidade passou a ser cada vez mais uma necessidade para todas as pessoas da área. Esse é o tema do artigo de hoje.

A diferença entre VA e Watts

A diferença entre VA e Watts

Watts, Volt, Ampere: O que é?

O que é Watts (W)?

Watts se caracteriza como uma unidade que mede a potência de determinada energia. Por exemplo, 1 watt é o mesmo que 1 joule por segundo. O nome watts vem do cientista James Watt, que foi o primeiro a desenvolver um motor a vapor ainda em 1882. Utiliza-se o watt tanto para potências elétricas quanto para potências térmicas. Cada finalidade possui as suas características e particularidades de medida.

O que é Ampere (A)?

Ampere é a quantidade de elétrons passando em determinado tempo. Quanto mais elétrons, mais amperes. O ampere é a intensidade de uma corrente elétrica constante que, mantida em dois fios condutores paralelos, retilíneos, de comprimento infinito, de seção circular desprezível e situados à uma distância de um metro entre si, no vácuo, produz entre esses fios condutores uma força de módulo igual a 2×10−7 newtons para cada seção do fio de um metro de comprimento, definição oficial do Sistema Internacional de Unidades (SI).

O termo ampere é uma homenagem ao físico André-Marie Ampère devido à contribuição das suas pesquisas para a eletricidade e o magnetismo.

O que é Volt (V)?

Você já deve ter ouvido falar do termo “voltagem”. No entanto, esta é uma aplicação inadequada para se referir a tensão. Seria o mesmo que dizer “A metragem entre a minha casa e a da minha mãe é de 10 metros”, ao invés de “a distância entre a minha casa e a da minha mãe…”. Por isso, o correto é usar a expressão “volt”.

Veja também:  Como iniciar no Mercado de Projetos Elétricos

Volt é uma unidade de medida que representa a diferença de potencial elétrico, a tensão. Quanto maior a diferença de potencial elétrico, maior é a tensão e, consequentemente, vai ter mais números de volts.

O nome volt foi escolhido em homenagem a um físico italiano Alessandro Volta, que foi responsável por desenvolver a pilha que usamos hoje.

Qual é a diferença entre VA e Watt?

Watt e VA (volt-ampere) são unidades de potência elétrica. Em alguns casos, como veremos, os valores de um e do outro poderão até se igualar, mas apenas em alguns casos.

Vamos imaginar muitos elétrons passando de átomo em átomo e formando uma corrente elétrica, como se fosse um rio. A partir de agora, sua missão é construir um moinho nesse rio. Primeiro passo, instalá-lo perto de uma cachoeira e dependendo do tamanho da cachoeira a força da água será mais forte ou fraca.

O fator que influencia na movimentação das águas, podemos fazer uma relação com a diferença de potencial elétrico, chamada tensão, que faz com que os elétrons se desloquem na corrente elétrica. Sendo a tensão medida em Volts .

Um aspecto que deve ser levado em consideração é o volume de água que vai passar pelo rio, que corresponde a quantidade elétrons da corrente. O número de elétrons passando em determinado tempo é denominado Ampere.

O tamanho do moinho vai determinar a eficiência do resultado da sua máquina. De acordo com o objetivo da construção, você vai precisar de mais força ou menos força. Podemos comparar o quesito eficiência com o Watt .

O Watt representa a velocidade com que transformamos o movimento dos elétrons em alguma coisa produtiva, o objetivo do seu “moinho”, que pode ser gerar energia para acender uma lâmpada.

A diferença entre VA e Watts

A diferença entre VA e Watts

Veja também: https://arquitetoleandroamaral.com/tipos-de-disjuntores/

Veja também:  Tipos de Lâmpadas: Conheça as 6 mais comuns

O que é Fator de Potência?

Para entender o que é fator de potência, precisamos aprender sobre o conceito de Potência Reativa, Potência Aparente e Potência Ativa.

Potência Aparente: O que é?

A Potência Aparente é a potência medida multiplicando a voltagem pela corrente, medida em kVA (quilo Volt-Ampere).

Potência Ativa: O que é?

A Potência Ativa é a potência usada pelo equipamento para realizar trabalho, ou seja, é de fato utilizada na conversão de energia elétrica em mecânica, térmica, etc., ela é medida em kW (quilo Watts).,

Potência Reativa: O que é?

A Potência Reativa é utilizada na correção dos campos eletromagnéticos nas estruturas de cargas indutivas, como motores de indução, ela é medida é o kVAr (quilo Volt-Ampere Reativo).

Quando as cargas indutivas são acionadas nos circuitos de corrente alternada, temos a defasagem entre as ondas da tensão e da corrente, ocasionando a Potência Reativa. A esta defasagem damos o nome de Fator de Potência (FP).

Sendo assim, o Fator de Potência (FP) é uma medida de quanto da potência elétrica consumida pelo equipamento está de fato sendo convertida em trabalho útil.

Como converter VA em Watts?

Para saber o consumo de energia de um determinado equipamento, utilizamos como meio de conversão as duas unidades descritas, sendo que o consumo em watts é o termo mais utilizado pela indústria.

Assim, temos como resultado que a conversão dessas unidades é de extrema importância para qualquer pessoa no dia a dia. Por exemplo, se você deseja saber quantos watts são consumidos por um determinado equipamento eletrônico, é possível converter VA em watts.

Para fazer uma conversão de uma forma simples e fácil, mostraremos uma tabela com as unidades de medida para consumo de energia e seus fatores equivalentes. Confira a seguir tudo que você precisa saber para converter VA em watts:

A diferença entre VA e Watts


A diferença entre VA e Watts

A conversão entre volt-ampères e watts se dá pela distinção única de cada equipamento eletrônico ou corrente de energia. Um exemplo são os computadores que possuem um Fator Potência que é equivalente a 0,6 ou 0,7. Logo esses números são expressos em 60% e 70%. Essa porcentagem se aplica sobre o valor do VA.

Veja também:  Luminárias: 11 Tipos e Modelos para Conhecer

Ou seja, se temos x em VA e queremos saber o valor em watts do consumo de um computador, aplicamos o cálculo de 60% ou 70% sobre o valor em VA. O resultado final é a conversão de VA para watts. Considerando o consumo de uma forma mais equivalente. Confira a tabela a seguir para que você possa converter o número em VA para watts:

A diferença entre VA e Watts

A diferença entre VA e Watts

Curso Online de Projeto Elétrico

Aprenda desenhar Projetos Elétricos Completos, do início ao fim, de modo rápido e fácil, alcance reconhecimento e seja bem pago por isso.

Aprenda em até 7 dias, economize tempo e dinheiro, capacite-se para o mercado de trabalho com nosso Método exclusivo passo a passo do básico ao avançado, mesmo que você nunca tenha desenhado um projeto elétrico na sua vida.

Conheça: https://arquitetoleandroamaral.com/curso-de-projeto-eletrico/

Conclusão

Aprendemos hoje sobre essas unidades de medida elétricas VA e Watts. Deixe seu comentário abaixo com a sua opinião. Abraços.