D5 Real: Crie projetos cinematográficos

O D5 Real te permite das vida ao seu projeto e fazer com ele tenha movimento, com este é software é possível mostrar e transmitir a real experiência que o cliente terá no espaço que pretende criar, saiba tudo sobre este programa que pode fazer animações com o profissionalismo de filmes 4K e imagens de até 8K.

D5 Real: Crie projetos cinematográficos

D5 Real: O que é?

O D5 Real é um software de renderização 3D stand-alone que possui compatibilidade com diversos softwares como Sketchup, 3Ds Max, Revit, Rhino, ArchiCAD e Blender. Basta criar sua modelagem, aplicar seus materiais, importar seu modelo e criar fotos hiper-realistas em tempo real, não precisa mais escolher entre foto realista e tempo real, agora você pode ter os dois em seu computador.

D5 Real: Rayttracing

Para falarmos sobre o diferencial do D5 Real, precisamos esclarecer o que é Raytracing. Raytracing é o traçado de raios, olhe ao seu redor e observe quais objetos estão sendo iluminados por raios de luz, agora veja qual a fonte fornecedora de luz e todos os objetos que está luz interage, isto é traçado de raios, que em inglês seria Raytracing.

Os consoles de videogames já utilizam esta tecnologia, por muito tempo as CPUS não aguentaram este tipo de renderização em tempo real, pois não tinham a velocidade necessária, como as dos videogames. Sendo muito utilizada por cineastas mas renderizando um único quadro por vez, fazendo com que o tempo de renderização leve horas, a equipe destes cineastas fazem todo este processo de renderização off-line nos farms de renderização.

Veja também:  Maquete Eletrônica: importância, vantagens e principais programas

Recentemente a NVIDIA e Microsoft fizeram uma parceria que gerou o Directx Raytracing, ou abreviando DXR, uma extensão que possibilita traçar raios dentro dos programas de renderização em tempo real. Qualquer GPU que seja compatível com a DX12 pode aproveitar do beneficio. O grande atrativo dessa parceria é que podemos utilizar a tecnologia RTX da NVIDIA.

A RTX foi resultado de mais de 10 anos de pesquisas, tecnologias, algoritmos, otimização e etc. Tudo com um único objetivo, utilizar o processamento de Raytracing. Para quem já é da área de renderização e conhece a RTX, sabe como esta ferramenta ajuda nos momentos de renderização com, sendo considerada um super acelerador de raios, pois é muito rápida e eficiente, extraindo o máximo de cada detalhe e recurso disponível.

D5 Real: Rayttracing

D5 Real: Renderização

As renderizações no D5 Real geram visuais impressionantes, sendo bastante intuitivo e fácil de utilizar e renderizar belíssimas imagens. Com ele é possível adquirir diversos truques de renderização, como reflexo traçado em tempo real, HDR do nascer do sol e sem cozimento de iluminação indireta.

O D5 Render requer placas gráficas com compatibilidade RTX e Windows 10, renderizar em off-line e se tornou mais rápido com a GPU NVIDIA RTX, fazendo com que você economize muito mais tempo. Uma imagem em 8K pode ser facilmente renderizada em 4 minutos.

Com o D5 Render é possível fazer vídeos de até 4K e imagens estáticas ou panorâmicas de até 8K. Este é sem dúvidas uma ferramenta poderosa para arquitetos e designers que desejam ter visualização em tempo real e de alta qualidade em seus projetos. Permitindo com que explore, teste e apresente seus projetos de forma visualmente atraente e mais eficaz no momento de fechamento de projeto.

Faça pós-produção de sensação cinematográfica, crie um curta-metragem utilizando câmeras do mundo real e utilize os módulos de pós produção que eu tenho certeza que irão te ajudar. Nestes módulos é possível ajustar a exposição automática, quadro de ajuste de cores, iluminação volumétrica, nevoeiro real, configuração de profundidade de campo da câmera e LUTs personalizados e pré-definidos.

Veja também:  2 Truques sobre iluminação de Maquete Eletrônica que NÃO te contaram

Contando com o sistema de material de representação de base física, com o renderizador, você pode criar materiais foto realísticos de maneira simples, gerando o mapeamento e correção UV automática, ele também conta com uma biblioteca integrada com a curadoria da Archviz e modelos com predefinições personalizadas, sendo possível fazer um material emissivo com efeito Shadow/GI/Meshlight.

A biblioteca conta com mais de 1100 modelos de vegetação, pessoas e veículos com animação, fornecido por criadores de recursos profissionais e em constante expansão, tudo armazenado na nuvem e com ativos de partículas dinâmicas.

D5 Real: Renderização

D5 Real: Cursos de renderização

No momento no Brasil, ainda não conheço nenhum profissional no ramo da educação que já faça cursos ensinando a utilizar e renderizar pelo D5 Real, surgindo talvez uma possível oportunidade para que você possa aprender e ensinar. No Youtube é possível encontrar diversos tutoriais ensinando a utilizar o software porém a grande maioria está em inglês.

D5 Real: Download

O D5 Real está disponível para download no site oficial do programa. Lá tem o passo a passo de como realizar o download e a instalação em seu computador ou notebook. Estando disponível na versão básica que é totalmente gratuita e na versão PRO, com licença perpétua e atualizações gratuitas por toda a vida útil, a compra é feita em dólar, então poderá haver variações no preço, mas seu valor custará em média de R$2500 por usuário, um excelente preço, pelo o que se pode fazer.

D5 Real ou Vray?

Ambos são programas muito bons, pois conseguimos ter uma perspectiva de realidade fantástica.

Veja também:  Lumion ou Vray: Qual o melhor renderizador? 14 Itens

Contudo, o Vray é um programa que tem muitos detalhes e passos a serem estudados dentro do programa, tornando-o um pouco difícil de manusear. Mas suas funções são impecáveis, vale a pena gastar tempo nele.

O D5 Real contém um valor mais acessível, mas que também pode acabar se tornando um programa difícil de se avançar, acredito que o Vray pode ser utilizado por qualquer um, mesmo sem conhecimentos avançados em renderização, já o D5 é um programa pra quem deseja realmente criar experiências cinematográficas para o cliente.

Os dois precisam de votos de confiança, pois ambos realizam funções distintas e bem pontilhadas em um projeto arquitetônico.

D5 Real ou Vray?

Conclusão

Esse foi mais um tutorial que separamos para que suas dúvidas fossem esclarecidas, na questão de softwares, para que seu aprendizado seja um sucesso.

Uma dica importante é deixar sempre espaço para fazer testes em novos programas, assim permite você ter experiências e oportunidades futuras.

Deixe seu comentário abaixo, teremos o prazer de responder, você pode também conhecer todos os materiais sobre arquitetura engenharia e designs disponíveis no site.

Abraços e até mais.