Afinal, qual o dia mundial da arquitetura?

Você sabia que existe o Dia Mundial da Arquitetura? Sendo comemorado no dia 05 de outubro, esta data representa toda uma profissão e profissionais envolvidos, com a pretensão de fazer um mundo melhor e com arquitetura cada vez mais acessível e sustentável.

Afinal, qual o dia mundial da arquitetura?

Dia Mundial da Arquitetura

Dia mundial da arquitetura: Saiba mais

Em 1985 a União Internacional de Arquitetos (UIA) decidiu criar o Dia Mundial da Arquitetura, instruído pela organização das nações unidas (ONU), o dia mundial da arquitetura e do arquiteto representa a importância da profissão para termos um futuro muito melhor, com construções cada vez mais sustentáveis e acessíveis a todos.

Sendo comemorado no mesmo Dia Mundial do Habitat, o tema destas duas datas, partilham do mesmo tema de importância:

“Rumo a um futuro urbano melhor.”

Até 1995 o dia mundial da arquitetura era comemorado no dia 1º de julho, porém logo depois, a data começou a ser comemorada na primeira-segunda feira de outubro. Ainda podemos encontrar alguns países e instituições que comemoram a data no dia 1º de julho e também existem os que comemoram as duas datas, alegando que o dia da arquitetura são todos os dias, pois nunca paramos de imaginar e projetos construções melhores.

Veja também:  Arquitetura orgânica: O que é e principais características

A União Internacional de Arquitetos (UIA) é representante de 1.3 milhões de arquitetos por todo o mundo, a alteração da data para a primeira-segunda feira de outubro não foi por acaso, eles queriam realmente comemorar juntamente com o Dia Mundial do Habitat, que foi criado pela Assembleia Geral da ONU.

No Brasil, alguns profissionais comemoram o dia do arquiteto em 15 de dezembro, que é o dia de nascimento de Oscar Niemeyer. Apaixonado pela vida, Oscar Niemeyer viveu por 104 anos, e temos a honra de ver seus projetos espalhados pelo Brasil, Oscar dizia que “a vida é mais importante do que a arquitetura” e seguiu isso até o fim dos seus dias.

Dia mundial da arquitetura: Arquitetos brasileiros

Quando comemoramos o dia mundial da arquitetura, devemos nos lembrar de grandes arquitetos brasileiros, que contribuíram com a evolução da arquitetura, sendo fruto do trabalho de arquitetos que servem de inspiração para o futuro da arquitetura residencial, comercial e pública brasileira, arquitetos brasileiros e renomados, como:

  • Paulo Mendes da Rocha;
  • Oscar Niemeyer;
  • Brunete Fraccaroli;
  • Thiago Bernardes;
  • João Filgueiras Lima;
  • Márcio Kogan;
  • Severiano Mário Porto;
  • Rosa Kliass;
  • Lina Bo Bardi;
  • Isay Weinfeld.

O que fez com que estes arquitetos brasileiros tivessem sucesso e honrassem o dia mundial da arquitetura foi a originalidade e a incessante busca pelo próprio estilo. Esses arquitetos são fonte de inspiração e se tornaram referência no mercado, porque imprimem o próprio estilo em tudo o que fazem e seus clientes são um reflexo da sua personalidade, se identificam com os projetos criados por eles.

Veja também:  9 Etapas de um Projeto Arquitetônico para Seguir

Perguntas frequentes

Qual o dia mundial da arquitetura no Brasil?

O dia mundial da arquitetura no Brasil é comemorado em 15 de dezembro, que é o dia de nascimento de Oscar Niemeyer, porém há quem comemore no dia 05 de outubro ou no dia 1º de julho.

Qual é o nome do arquiteto que projetou Brasília?

O nome do arquiteto que projetou Brasília é Oscar Niemeyer, sendo responsável por projetar os prédios principais, e Lúcio Costa responsável por projetar as ruas.

O que é Arquitetura frases?

Arquitetura frases é a união de diversas frases de arquitetos renomados, estas frases são muito utilizadas para inspirar novos arquitetos, que desejam conquistar o mundo e fazer grandes projetos.

Qual o dia do Urbanismo?

O dia do Urbanismo é 08 de novembro, esta data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1949, atualmente mais de 30 países, incluindo o Brasil, comemoram o dia do urbanismo.

O que faz um profissional de arquitetura?

Um profissional de arquitetura planeja e cria ambientes levando em consideração aspectos como funcionalidade, iluminação e estética, obtendo soluções de forma que aproveite melhor o espaço e a experiência de quem irá utilizá-lo. Caso queira saber mais sobre as áreas de atuação de um arquiteto, temos muitos outros artigos sobre o tema.

Qual é o feminino de arquiteto?

O feminino de arquiteto é arquiteta.

Veja também:  Portfólio de Arquitetura que Atrai Clientes: Como criar

Quem foi o primeiro arquiteto do mundo?

O primeiro arquiteto do mundo foi a Múmia Imhotep, sendo responsável por imaginar, projetar e coordenar a primeira pirâmide do Egito.