Dibac para Sketchup: Excelente Plugin para Projetos

Dibac para Sketchup, já ouviu falar desse plugin excelente para o Sketchup? Hoje eu vou compartilhar tudo o que você precisa saber sobre essa ferramenta e como que ela pode te ajudar na elaboração dos seus projetos. Você pode assistir ao vídeo ler as dicas abaixo. Confira:

O que é Dibac para Sketchup?

O Dibac é um plugin exclusivo do SketchUp que foi desenvolvido para desenhos de arquitetura. Esta ferramenta possibilita que você trabalhe em seu plano 2D e obtenha as alterações no modelo 3D de forma automática.
Quem trabalha com um grande número de projetos, precisa ganhar tempo.

dibac para sketchup

O plugin promete ser possível desenhar uma casa em 5 min, pois ele traz diversas ferramentas que fazem de forma automática alguns elementos, como por exemplo paredes, portas, janelas, guarda-roupas, escadas e até mesmo componentes customizados.

Mas o que eu posso fazer com o Dibac para Sketchup?

Assim que for feita a instalação do plugin uma barra de ferramentas vai aparecer na sua janela do Sketchup. Descubra o que significa cada uma delas e suas funções:

dibac para sketchup

1- Parede: A primeira ferramenta permite que você desenhe a parede em 2D. Aqui você define a parede de um ponto a outro, já com e espessura. Basta digitar o valor desejado para a espessura da parede e clicar “ok”.

dibac para sketchup

Com o comando ativado, você deve clicar no lugar onde a parede iniciará e então definir o comprimento. Para sair do comando “parede” é só clicar “esc”.

2- Parede Paralela: Com esse comando você pode copiar uma parede paralelamente, tanto com a mesma espessura, quanto com espessuras diferentes.

Veja também:  Novidades do Sketchup e Layout 2020: 6 novidades

dibac para sketchup

Depois de especificar a espessura da nova parede, você deve selecionar uma das arestas da parede a ser copiada e então arrastar até o local onde a nova parede deve ser posicionada, ou apenas digitar a distância, e pronto.

dibac para sketchup

3 – Estender Parede: Esse comando se assemelha ao comando “trim” e ao comando “extend” do autocad. Ele permite que você estenda ou diminua uma parede na vertical ou na horizontal.

4- Portas: Colocar uma porta no projeto nunca foi tão simples. Aqui depois de selecionar a ferramenta, basta editar as configurações da porta colocando a largura de cada folha da porta e a altura. Depois é só posicionar a porta na parede desejada.

dibac para sketchup

5- Janelas: Assim como a porta, algumas configurações precisam ser definidas antes, no caso das janelas é necessário colocar o comprimento, definir a altura da janela e do peitoril e as folhas.

dibac para sketchup

Com tudo definido, é só colocar a janela no lugar desejado. Você ainda pode utilizar essa ferramenta para fazer portas maiores e de vidro, para isso basta deixar o valor do peitoril em zero.

6 – Guarda-roupas: Essa ferramenta disponibiliza as portas para aplicar em uma estrutura pré-definida e fazer o guarda-roupa.

dibac para sketchup

Com a ferramenta “parede” devemos fazer a “caixa” do guarda-roupa e então selecionamos a ferramenta e aplicamos na elevação onde as portas devem estar, após definir as medidas.

7- Marcenaria: A ferramenta de “escolher marcenaria” é usada para inserir qualquer elemento que se encaixe nas paredes, de fora para dentro do sketchup. Sempre que selecionar um elemento externo, deve-se conferir o valor do peitoril antes de posicioná-lo.

8 – Componente: A ferramenta de escolher componentes serve para que possamos inserir no projeto elementos de fora do sketchup. Esse comando não funciona para janelas e portas pois ele insere apenas componentes que não interagem com as paredes.

Veja também:  Como configurar o Sketchup: Guia passo a passo

9 – Stairs: Aqui nós inserimos escadas no projeto. Assim que selecionar a ferramenta um quadro de edição vi abrir, nele você deve inserir as configurações da escada como largura, altura, medida do piso e do espelho.

dibac para sketchup

O interessante dessa ferramenta do Dibac é que ela te possibilita desenhar escadas livremente e também calcula o patamar automaticamente. A escada será desenhada no plano horizontal em 2D.

dibac para sketchup

Depois, para subir a escada basta clicar em “converter para 3D”.

dibac para sketchup

10 – Dimensão continuada: Esse comando nada mais é do que cotas. Ele disponibiliza de forma automática as medidas dos objetos por onde passamos com a linha.

dibac para sketchup

11 – Converter para 3D: Como o próprio nome já diz, esse comando é o que transforma os objetos 2D em 3D, ele é usado para levantar as paredes e todos os componentes do projeto, escadas, e também funciona para voltar do 3D para 2D.

12 – Conta-gotas: Com essa ferramenta nós podemos facilmente capturar a estrutura, a geometria e a propriedades de paredes, janelas, portas e até mesmo dos elementos e componentes inseridos.

Como Baixar O Plugin Dibac Para Sketchup

Se você gostou do plugin e quer tentar utilizá-lo, vale muito a pena dependendo da sua demanda de projeto. O primeiro passo para baixar o Plugin é entrar no site de download clicando aqui.

Uma desvantagem desse plugin é que a versão de teste está disponível apenas por 16 horas. Mas se você gostar e resolver investir, o processo para download do Dibac para Sketchup é o mesmo.

dibac para sketchup

Entrando no site do Dibac, clique em “Free Trial Version” para baixar a versão teste. Ele vai abrir uma nova aba, nela você vai clicar em “download free trial version” e te dará uma opção para salvar.

Veja também:  Hachura no Layout do Sketchup: Como configurar

O próximo passo é dentro do Sketchup, você clicar em “janela” depois em “preferências” e “extensões” e “instalar extensão”.

Se a barra do Dibac não aparecer automaticamente, você pode ir em “ visualizar”, clicar em “barra de ferramentas” e ativar o “dibac”.

Uma coisa legal do Plugin Dibac é que ele vem com um planta pronta na qual você pode testar as funções dele.

Conclusão

Enfim, é isso, espero que esse tutorial tenha te ajudado. Conheça os nossos cursos completos para Arquitetos, Engenheiros e Designers, acesse.

Você já conhecia essa ferramenta? Já fez algum projeto no qual utilizou o Plugin Dibac? Você tem alguma dúvida? Só deixar seu comentário abaixo.

Um abraço, até mais.