Nota de corte de Arquitetura: Qual é?

Acabou de se formar no ensino médio e já quer entrar na faculdade, veja agora qual a nota de corte de Arquitetura e algumas formas de você conseguir realizar o seu sonho de ser um arquiteto.

Nota de corte de Arquitetura: Qual é?

Nota de corte de Arquitetura: O que é?

A nota de corte de Arquitetura é a média do último candidato que foi classificado para entrar na faculdade, dentro do limite das vagas oferecidas do curso de arquitetura e urbanismo. Segundo o Ministério da Educação (MEC) a nota de corte é uma forma do estudante conseguir acompanhar a sua inscrição em determinada instituição de ensino.

Nota de corte de Arquitetura: Formas de entrar na faculdade

SISU

Utilizado para entrar em faculdades públicas, o SISU  é o Sistema de Seleção Unificada e foi desenvolvido pelo Ministério da Educação (MEC), para tentar ganhar uma bolsa utilizando este sistema, basta ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e ter atingido a nota de corte necessária para ganhar uma bolsa 100% gratuita em uma instituição federal ou estadual de seu município ou de qualquer outra cidade do Brasil.

Se seu sonho é estudar arquitetura e urbanismo, mas não consegue passar na universidade pública e está com a grana curta para bancar uma particular, o Governo Federal oferece duas alternativas interessantes. Confira:

Veja também:  Como Escolher as Cores do Projeto? [2 DICAS ESSENCIAIS]

ProUni

O ProUni é um programa que dá bolsas de estudo em faculdades particulares a estudantes de baixa renda que tiveram bom desempenho no Enem. Para concorrer, é preciso ter 450 pontos nas provas objetivas e nota acima de zero na redação do Enem mais recente, além de atender aos requisitos socioeconômicos.

FIES

O FIES é um financiamento a juros baixos que permite ao aluno estudar em uma universidade particular e pagar a dívida só depois de formado. Para concorrer ao benefício, é necessário ter tirado 450 pontos na média das provas objetivas e não ter zerado na redação do Enem, além de se enquadrar nos requisitos de renda familiar.

Nota de corte de Arquitetura: Como se preparar para a prova

Para se preparar para a prova , eu recomendo que você utilize:

  • Materiais de qualidade, como livros, videoaulas, cursos online, aulas particulares;
  • Um cronograma de estudos;
  • Realização de provas e simulados das edições passadas da prova que você irá fazer.

Embora isso seja completamente possível, aprender sozinho não é para todos e não há problema algum nisso. Muita gente tem mais facilidade em assimilar e absorver o conteúdo assistindo aulas e tendo o suporte de um professor. É aqui que os cursos preparatórios podem também ser grandes aliados.

Se você é uma dessas pessoas que necessitam de um reforço para se sentir mais seguro quanto à preparação ao vestibular, ingressar em um cursinho pode ser uma excelente opção, além disso, poder conhecer outros candidatos ao vestibular de arquitetura para montar grupos de estudo pode ajudar.

Nota de corte de Arquitetura: Como se preparar para a prova

Nota de corte de Arquitetura: Qual a melhor instituição?

Para saber qual a melhor instituição de ensino de Arquitetura, veja a qualidade de ensino do local, podemos usar a avaliação do MEC como referência, qual a proporção de mestres e doutores que dão aula na instituição, se os professores são dedicados e por fim verifique a nota do ENADE, que é uma forma de ver se o ensino prestado está dando resultados de fato.

Antes de saber quais as melhores instituições do Brasil, veja qual a melhor da sua cidade, para que você não tenha que mudar sua vida por completo em uma mudança para outra cidade ou estado, veja as 10 melhores faculdades de Arquitetura do Brasil, começando por:

  1. Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG);
  2. Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS);
  3. Universidade de São Paulo (USP);
  4. Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ;
  5. Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE);
  6. Universidade Federal do Paraná (UFPR);
  7. Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC);
  8. Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP);
  9. Universidade de Brasília (UNB);
  10. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).
Veja também:  Como calcular a área do projeto? [Baixe a Planilha]

Nota de corte de Arquitetura: Quanto tenho que tirar

O curso de Arquitetura e Urbanismo é bastante concorrido, por conta disso as notas de corte são mais altas do que de outros cursos costumam ser de 700 a 750 pontos, podendo ser muito mais dependendo da instituição.

Em 2020 as maiores notas de corte para o curso de Arquitetura foram:

  1. UNIFAP (Macapá): 802,85 pontos;
  2. USP (São Paulo): 789,72 pontos;
  3. USP (São Paulo) – cota para escola pública: 773,93 pontos;
  4. UNIFESSPA (Santana do Araguaia): 770,57 pontos;
  5. USP (São Carlos): 771,27 pontos;
  6. IFMS (Jardim): 727,06 pontos.

Perguntas frequentes

Qual o peso das matérias do Enem para Arquitetura?

O peso das matérias do Enem para Arquitetura é:

  • Matemática e suas Tecnologias: 2.00;
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias: 2.00;
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias: 1.00;
  • Prova de Redação: 3.00.

Qual faculdade tem a menor nota de corte de Arquitetura?

A faculdade que tem a menor nota de corte de Arquitetura é a Anhanguera de São Paulo, que registrou a nota de 520 pontos pelo FIES.

Qual o valor de uma faculdade de Arquitetura?

O valor de uma faculdade de Arquitetura e Urbanismo é bastante variado. Tem faculdade que oferece o curso por R$ 700 mensais e outras que chegam a cobrar mais de R$ 4.000.

Qual a nota de corte para Design de Interiores?

A nota de corte para Design de interiores é de 582 para ensino presencial e 454 para ensino a distância.

Veja também:  Financiamento Residencial: Tudo o que você precisa saber

O que se aprende na faculdade de Arquitetura?

O que se aprende na faculdade de Arquitetura varia de acordo com a instituição. Existem matérias relacionadas a arte, matérias mais técnicas, relacionadas à construção e planejamento urbano. Algumas matérias comuns são:

  1. Desenho;
  2. História da arte;
  3. Tecnologia da construção;
  4. Projetos arquitetônicos;
  5. Estruturas;
  6. Instalações;
  7. Conforto ambiental: Conforto térmico e acústico;
  8. Paisagismo.

Tem muita matemática no curso de Arquitetura?

Tem muita matemática no curso de arquitetura mesmo sendo um curso de humanas, mas não são cálculos puros como os de engenharia.

Preciso saber desenhar para fazer design de interiores?

É preciso saber desenhar o básico para fazer a faculdade de interiores, grande parte dos desenhos são técnicos, sendo possível fazer desenhos 3D pelos softwares de computador, mas não se limite a apenas a softwares e desenhos básicos, busque ter experiências e pratique o máximo que puder.

Conclusão

Falamos um pouco sobre o vestibular, faculdade e nota de corte de arquitetura e urbanismo, deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo. Abraços e até mais.

Nos acompanhe nas redes sociais, estamos no Instagram e Pinterest.