Como Ler Projeto de Arquitetura: O que tem no projeto

Na aula de hoje eu vou te mostrar como ler projeto de arquitetura e interpretar o projeto arquitetônico.

Segue o tutorial em vídeo aula:

Segue o tutorial em texto:

Os itens que não podem faltar em um projeto de arquitetura é a planta baixa do térreo e superior, uma perspectiva, planta de locação e cobertura, uma renderização, uma planta de situação, meus cortes e minha fachada. Utilizando sempre o AutoCAD para fazer minha planta baixa e o Sketchup para as modelagens 3D.

Projetos de arquitetura: Planta baixa Térreo

A planta baixa é a definição da nossa arquitetura, onde podemos ver os cômodos, cotas internas, externas e de suas paredes, a área em m², desníveis, o pé direito, simbologia de revestimentos que podem ser consultados na tabela de Legendas, simbologia de portas e janelas com nomenclaturas que podem ser consultadas nas tabelas de esquadrias, indicação de onde se inicia e termina a escada e as linhas de corte.

Veja também:  Projeto de arquitetura: etapas do projeto, como cobrar e como fazer

Respondendo as dúvidas mais frequentes de meus alunos:

  • O peitoril é a medida do seu piso até a parte inferior da sua janela.
  • A sigla PD significa pé direito, que é a distância do seu piso até o seu forro acabado.
  • As Linhas tracejadas representam tudo que está acima de nós.
  • As linhas de corte é como se passássemos uma motosserra no meio do nosso projeto e pudéssemos ver tudo deste corte adiante.

Projetos de arquitetura: Planta baixa do Pavimento superior

No pavimento superior teremos as mesmas informações do térreo, com a diferença que poderemos ver as telhas, algumas linhas tracejadas serão continuas pois estarão no campo de visão.

Projetos de arquitetura: Tabelas de esquadrias

Nas tabelas de esquadrias das janelas podemos ver qual o material, tipo, largura, altura e peitoril e na tabela de esquadrias das portas veremos o material, tipo, largura, altura e altura.

Projetos de arquitetura: Perspectiva

A perspectiva nada mais é que um 3D.

Projetos de arquitetura: Legenda

A legenda é onde teremos o significado de todas as simbologias de revestimentos presentes na planta baixa, como qual o revestimento utilizado, paredes a construir, muro, alvenaria a demolir, alvenaria existente e onde irá forro de gesso, piso cerâmico e pintura.

Projetos de arquitetura: Renderização

A renderização é a imagem do seu projeto, que irá facilitar a compreensão do seu cliente.

Projetos de arquitetura: Cortes

Nos cortes iremos ver os níveis do pavimento térreo e superior, pé direito, representação de portas e janelas, linhas mais grossas que significam que ela está mais próxima do observador, enquanto as mais finas mais distante, cotas que vão além dos ambientes, mostrando o tamanho do forro, vigas, degraus, platibanda, pilares e paredes, em alguns cortes podemos ver a localização da caixa d’água, forro de gesso, laje, rufo metálico, calha metálica e tesoura metálica.

Veja também:  Planta de situação: o que é e como fazer em 4 passos?

Projetos de arquitetura: Fachada

A fachada é a representação da renderização só que em 2D, mostrando como será o projeto visto de frente, contando com algumas especificações como de pintura, esquadria e paisagismo.

Projetos de arquitetura: Planta de locação e cobertura

Na planta de locação e cobertura você vai amarrar a sua construção no seu lote, é aqui que você mostrará quais os recuos cotados, telhas utilizadas, caimento e inclinação do telhado, calha metálica, a localização da caixa de gordura, sumidouro e tanque séptico e qual a rua da frente.

Projetos de arquitetura: Planta de locação e cobertura

Projetos de arquitetura: Planta de situação

Na planta de situação que vemos o nosso lote na quadra do nosso bairro, contendo as cotas, direção do norte, nome das ruas no entorno, número da quadra e dos lotes e qual lote que estou construindo.

Projetos de arquitetura: Planta de situação

Projetos de arquitetura: Selo

No selo teremos as informações do nosso projeto como o tipo de obra, endereço, proprietário, autor do projeto, responsável técnico, tamanho do terreno, áreas a construir, área livre, taxa de ocupação, assinaturas de todos os envolvidos, espaços determinados para carimbos da prefeitura e do CAU, estilo do projeto, conteúdo da prancha, escala, nome do desenhista, data e número da prancha.

Projetos de arquitetura: Selo

Curso Online de AutoCAD e Sketchup

Aprenda a desenhar projetos Arquitetônicos completos, do início ao fim, de modo rápido e fácil, alcance reconhecimento e seja bem pago por isso.

Veja também:  Calçadas: Como Projetar e Tudo o que você precisa saber

Aprenda em até 7 dias, economize tempo e dinheiro, capacite-se para o mercado de trabalho com nosso Método exclusivo passo a passo do básico ao avançado, mesmo que você nunca tenha desenhado um projeto na sua vida.

Conheça: https://arquitetoleandroamaral.com/curso-de-autocad-e-sketchup/