Macete para Renderizar Proporção diferente no Lumion

Hoje você vai aprender um Super Macete para Renderizar em qualquer tamanho no Lumion, com essa dica você vai ter muito mais qualidade na apresentação dos seus projetos.

Se você prefere um tutorial mais guiado e com mais imagens, você pode assistir ao vídeo acima, ou se preferir, você pode ler as dicas abaixo.

Macete Para Renderizar – Existe Outra Opção Além do Widescreen?

Quem nunca tentou renderizar em outro formato, por exemplo, um render para Story, ou um render quadrado, e viu que não existe essa opção nativamente dentro do Lumion?

Normalmente todo mundo renderiza no formato Widescreen, mas existe uma técnica, já muito usada em outros países, que permite qualquer formato de renderização, e hoje você vai aprender como fazer. Acompanhe.

Renderizar proporção diferente no Lumion – Renderização quadrada

Dentro do Lumion, o primeiro passo é ir no menu de foto e já adicionar uma câmera.

renderizar proporção diferente no Lumion

Como Renderizar Proporção diferente no Lumion

O próximo passo é clicar em “Adicionar Efeito” – Artístico 1 – Sobreposição de Imagem.

Veja também:  Espelho Realista no Lumion: Como fazer

IMG-2-Macete-para-Renderizar-a-Proporção-TAMANHO-que-Desejar

A ferramenta “Sobreposição de imagem” pode ser usada também para colocar seu logotipo na imagem do seu projeto. Para fazer nossa renderização em formato diferente, nós vamos utilizar dois arquivos para nos auxiliar.

Um é para render quadrado e outro para render widescreen invertido (formato story), e você pode baixar esses arquivos clicando aqui.

O formato Story serve tanto para Instagram quanto para Facebook e o formato quadrado também funciona para ambas redes sociais.

Usando o formato quadrado com exemplo, a primeira coisa a se fazer é ir em “escolher arquivo”.

IMG-3-Macete-para-Renderizar-a-Proporção-TAMANHO-que-Desejar

Agora você deve abrir no Lumion o arquivo de “render quadrado” que está salvo no seu computador.

IMG-4-Macete-para-Renderizar-a-Proporção-TAMANHO-que-Desejar

O arquivo irá se sobrepor a imagem e formará uma espécie de moldura no seu render, agora o que você precisa fazer é encaixar a cena da forma que você preferir e então clicar em “armazenar câmera” e depois em “renderizar’.

IMG-5-Macete-para-Renderizar-a-Proporção-TAMANHO-que-Desejar

Na hora de renderizar, selecione a qualidade da imagem e salve. Quando o render estiver pronto, você deve abrir a imagem no Photoshop.

IMG-6-Macete-para-Renderizar-a-Proporção-TAMANHO-que-Desejar

Tudo o que você precisa fazer é cortar a imagem agora. Vá na ferramenta de corte e selecione a forma quadrada 1:1, aperte enter. Toda a parte azul, não será utilizada. Prontinho!

IMG-7-Macete-para-Renderizar-a-Proporção-TAMANHO-que-Desejar

Renderizar proporção diferente no Lumion – Renderização para Story

Agora, com o formato de Story: Da mesma forma que adicionamos o arquivo de render quadrado, vamos adicionar o formato widescreen invertido.

Veja também:  Download Lumion 10: Como baixar, instalar e ativar

IMG-8-Macete-para-Renderizar-a-Proporção-TAMANHO-que-Desejar

Então, recapitulando, você adiciona o arquivo que disponibilizamos (1), depois armazenar a câmera (2), e renderizar a imagem (3).

IMG-9-Macete-para-Renderizar-a-Proporção-TAMANHO-que-Desejar

Observe a imagem acima. Aqui nós levamos para o photoshop a nossa imagem renderizada e fazer o recorte. Novamente clique na ferramenta corte. Dessa vez, utilizamos a medida 16:9.

IMG-10-Macete-para-Renderizar-a-Proporção-TAMANHO-que-Desejar

Ao selecionar a medida 16:9 a ferramenta de corte já entra nessas configurações, porém, ela se mantém na horizontal. Para mudarmos o sentido da imagem, basta clicar na setinha e dar enter.

IMG-11-Macete-para-Renderizar-a-Proporção-TAMANHO-que-Desejar

O resultado final fica assim:

IMG-12-Macete-para-Renderizar-a-Proporção-TAMANHO-que-DesejarAtravés dessa dica ficou muito mais fácil fazer o enquadramento das nossas cenas. Antes, sem esse recurso de sobreposição de imagem, esse enquadramento era feito sem nenhuma guia, tudo no olho, então renderizávamos, levávamos para o photoshop, cortávamos, e se não ficasse bom, todo o processo precisava ser repetido.

Antes desse recurso de sobreposição, as pessoas costumavam utilizar outro recurso na câmera no Lumion. Observe:

IMG-13-Macete-para-Renderizar-a-Proporção-TAMANHO-que-Desejar

Nos efeitos, em câmera, era utilizado o efeito “câmera de mão”.

IMG-14-Macete-para-Renderizar-a-Proporção-TAMANHO-que-Desejar

Era utilizada a ferramenta “inclinar” para rotacionar a imagem em 90º. Observe que a imagem fica em formato de stories, só que está deitada, porém, fica muito mais difícil de manipular a cena e encaixar a imagem, mesmo virando a cabeça, não fica muito bom. Então, utilizar a sobreposição de imagem, fica muito mais fácil.

Curso de Lumion

Com o nosso curso de Lumion você aprender definitivamente a renderizar e animar projetos extraordinários de um modo extremamente rápido e fácil. Conheça.

Veja também:  Lumion 10: Tudo sobre essa Versão e 15 Novidades

Conclusão

E então, o que você achou desse tutorial de Lumion? Aprendeu como renderizar proporção diferente no Lumion? Espero que tenha você tenha gostado e que essas dicas possam ter te ajudado!

Conte para nós se deu tudo certo. Você conseguiu aplicar alguma dessas dicas? Este macete para renderizar te ajudou? Você tem alguma dúvida? Só deixar seu comentário abaixo.

Um abraço, até mais!