Como calcular a Área do Projeto de Arquitetura: 1 Dica

Como calcular a área do projeto de Arquitetura antes mesmo do projeto estar pronto, incluindo a área de circulação e a área de paredes, como calcular a área da construção, quanto vou gastar na obra, é o tema do artigo de hoje.

Tutorial por vídeo:

Tutorial por texto:

Nesse artigo eu mostro o método que eu utilizo para calcular a área do projeto e ter uma melhor conversa como o meu cliente, assim o cliente já na reunião de fechamento vai saber se terá condição de pagar por essa construção ou se terá que reduzir o tamanho dela.

Como calcular a Área do Projeto: Planilha Gratuita

Acesse a nossa planilha do Excel clicando aqui.

Com a planilha aberta você começa a colocar o nome dos ambientes e a área estimada que imagina que esse ambiente terá, no final teremos uma medida aproximada de todas as áreas internas dos ambientes do projeto.

Como calcular a área do projeto

Você não vai passar essas medidas para o cliente, pois não esta calculado a área de paredes e de circulações da construção.

Como calcular a área do projeto

Com a medida total da área da casa você vai multiplicá-la por (1,15) que é o total de 15% de cada ambiente da casa, feito isso você terá a área total + área de circulação. Mas esse valor ainda não é o valor do tamanho da construção.

Veja também:  Planta Humanizada: o que é, como fazer e principais programas

Como calcular a área do projeto

Tendo a soma da área total com a área de circulação, você ainda vai precisar da área das paredes.

Elas são obtidas multiplicando novamente por “1,1” ou (10%). Lembrando que esse não é o valor exato, mas é um número aproximado, pois vai depender da divisão que você vai fazer do seu ambiente.

Pronto, com esses valores você vai encontrar o valor real aproximado que vai ter essa edificação.

Como calcular a Área do Projeto: Quanto vou gastar na obra?

Sobre o valor do projeto, você precisa saber quanto está sendo cobrado pelos responsáveis pela construção, no padrão de uma casa mediana na sua cidade, quanto que é o valor por metro quadrado.

Tendo esse valor é preciso multiplicá-lo pela área total para obter o valor que será gasto nessa construção, fora o terreno.

Todos esses valores são fornecidos na planilha, basta acessar e fazer o download.

Como calcular a área do projeto

Veja também: https://arquitetoleandroamaral.com/como-precificar-servicos-e-projetos-de-arquitetura/

Conclusão

E então o que você achou? Você utiliza outra forma sobre como calcular a área do projeto?

Deixe o seu comentário, abraços e até mais.