Tipos de telhas: As mais usadas

Tipos de telha ideais para o seu projeto? Você sabe como escolher? Não? Então esse artigo é pra você! Há uma grande variedade, por isso é essencial compreender as diferenças básicas entre cada telha e telhado, para poder escolher a mais adequada para o seu projeto.

Telhas de cerâmica

Entre os tipos de telhas mais utilizados projetos residenciais, a telha cerâmica é a mais comum, por ser esteticamente bonita e oferecer conforto térmico além de sua eficiência na hora de vedar o telhado. Também conhecida como “telhas de barro”, elas podem ser naturais ou esmaltadas.

Tipos de telhas de cerâmica

1- Telha plana

É formada por uma peça única e tem formato retangular. É ideal para estruturas mais íngremes, em telhados com inclinação mínima de 45%. Muito usada em países frios por facilitar o escoamento da neve.

Tipos de telhas

2- Telha colonial

A telha colonial está entre as telhas que possuem sistema independente de capa (parte voltada para cima) e canal (parte voltada para baixo), é a mais antiga. Introduzida pelos portugueses no século XVI.

Tipos de telhas

3- Telha paulista ou paulistinha

A telha paulista ou paulistinha é uma variação do tipo colonial, mas sua capa é ligeiramente mais estreita que o canal, propiciando um movimento plástico diferenciado.

Veja também:  Como abrir um escritório de arquitetura [Guia Completo]

Tipos de telhas

4- Telha plan

A telha plan é uma variação do tipo capa e canal. Porém, tem formato retilíneo.

Tipos de telhas

5- Telha francesa

A telha francesa, também conhecida como telha de encaixe, se diferencia por possuir bordas salientes para o encaixe. É formada por peça única, com capa e canal embutidos no mesmo elemento. É mais comum em edificações por conta do custo reduzido e por dispensar, na maioria dos casos, a aplicação de forro.

Tipos de telhas

6- Telha romana

A telha romana é também formada por peça única, tem encaixes longitudinais e transversais que formam uma vedação estanque à passagem da água.

7- Telha portuguesa

A telha portuguesa possui capa e canal embutidos na mesma peça e características geométricas semelhantes às das telhas romanas. A diferença são suas bordas arredondadas como as das telhas coloniais.

Tipos de telhas

8- Telha semigres

As telhas semigres tem o acabamento esmaltado, é mais leve, resistente e fácil de limpar que as demais. Além disso, apresenta índice de absorção de água abaixo de 6% e bom encaixe. Como é esmaltada, pode ser encontrada em uma infinidade de cores (tijolo, bordeau, marfim, branco, pinhão, grafite, cinza, entre outras).

Telha de concreto

A telha de concreto oferece boa durabilidade e ótimo conforto térmico, por isso é bastante comum na região sul do país e em cidades com arquitetura colonial. Em geral, esse modelo não conta com esmalte de cobertura, sendo indicada a aplicação de resina para proteção e impermeabilização.

Tipos de telhas

Telha de PVC

A telha de PVC é leve e versátil, pode ser encontrada em várias cores e modelos, inclusive na versão que imita cerâmica. Sua vantagem é que são necessárias menos peças por m², por serem grandes, e a resistência, especialmente no transporte, reduzindo as chances de perda de material. Além disso, oferecem bom isolamento acústico e térmico.

Veja também:  Melhor Programa para Arquitetura: Qual é? Veja 4 pontos

Telha de policarbonato

O telhado de policarbonato é uma opção se o cliente quer aproveitar a luz natural para iluminação do ambiente.
A telha de policarbonato é vendida tanto no formato de telhas translúcidas como em placas compactas, alveolares ou refletivas. Tendo uma boa resistência, mas pode ser curvado de acordo com a necessidade na obra.

Tipos de telhas

Telha shingle

É usada especialmente na região sul do Brasil e em casas de alto padrão, sendo também muito comum em projetos de casas americanas. Produzida com massa asfáltica, sendo bastante resistente, exige pouca manutenção além de possuir uma grande variedade de cores. Ela também permite grandes inclinações, por ser reta, leve e não acumular água.

Tipos de telhas

Telhas de fibrocimento

São compostas por concreto e fibra de amianto. Seus modelos são baratos e leves, que podem ser usados em telhados com pouca inclinação. Estão disponíveis em diferentes formatos, comprimentos, graus de ondulação e são comumente usadas em indústrias, galpões, garagens e comércios.

Tipos de telhas

Telha ecológica

A telha ecológica é produzida a partir de camadas de fibras vegetais impermeabilizadas com betume e protegidas com resina, podendo ser encontrado em várias cores, é leve e fácil de instalar.

Telhas metálicas

São muito usadas para cobertura em vãos, bastante utilizadas em galpões, já que contam com versões maiores. Uma versão desse modelo é a telha galvanizada ou telha de zinco, que passa por um processo que ajuda a proteger o aço contra corrosão. Uma outra opção dentre as metálicas é a “telha sanduíche”, que possui, no meio, um “recheio” de isopor para auxiliar no conforto térmico e acústico do telhado.

Veja também:  Como calcular a área do projeto? [Baixe a Planilha]

Tipos de telhas

Telha de vidro

É indicado para quem deseja aproveitar a luz natural e ampliar a visibilidade dos ambientes. O telhado pode ser feito com telhas translúcidas, placas ou chapas. São muito utilizados em áreas de piscina ou ambientes externos, como varandas.
Trazem um ar de elegância e modernidade, o vidro evita barulhos causados pela chuva. Seu material deve ser temperado ou laminado.

Veja também: https://arquitetoleandroamaral.com/tipos-de-laje/

Conclusão

Existem inúmeros tipos de telhas, agora é escolher qual é a melhor para o seu telhado para o seu projeto. Espero que tenham gostado a gente se vê numa próxima, abraços.