Unreal Engine: Maquetes interativas são o futuro

Conheça o Unreal Engine, um software que te oferece a visualização arquitetônica instantânea disponível a qualquer momento e de qualquer lugar, isto é só um de seus atributos. Com ele qualquer iniciante ou já veterano pode possuir o futuro da apresentação de projetos em suas mãos.

Unreal Engine: Maquetes interativas são o futuro

Unreal Engine: O que é?

Unreal Engine é literalmente o motor de um jogo, este software é responsável por gerar não apenas os gráficos, como também os cálculos de programação, oferecer a simulação de física e todos os outros requisitos e detalhes necessários na concepção de um game. Sendo considerado um dos programas de esqueleto de jogo com mais sucesso, por conta de sua acessibilidade, popularidade e resultados magníficos já gerados em jogos famosos e muito bem avaliados no mundo todo.

Criado em 1998 pela Epic Games, Engine é um termo em inglês utilizado para se referir a motor e o nome Unreal vem de Unreal Tournament, um dos primeiros jogos da Epic Games, ele é literalmente o esqueleto do jogo.

Unreal é um programa criado para qualquer um ter acesso a construir o seu próprio jogo, com a facilidade de manuseio, muitos escritórios de arquitetura e design resolveram aderir ao programa e começar a criar maquetes interativas, estas maquetes são feitas com muito realismo e atenção aos detalhes e seu diferencial é que ela funciona como um videogame, os seus clientes podem andar por dentro do projeto, apagar as luzes, ligar o rádio ou qualquer outra ação que teríamos na vida real.

Além de possuir uma tecnologia utilizada na concepção de grandes jogos de sucesso e na apresentação de projetos, há relatos de que o Unreal foi utilizado em produções cinematográficas, isto porque ele apresenta uma grande gráficos extremamente realistas, o software já possui mais de duas décadas e ainda há muitas versões novas a virem e já está confirmado jogos feitos com o Unreal para o novo PS5.

Veja também:  Enscape 3d: O renderizador em tempo real

Unreal Engine: O que é?

Unreal Engine: Quem pode usar?

O Unreal é um produto da Epic Games, qualquer empresa ou qualquer pessoa pode fazer o download do programa e utilizá-lo na criação de seu jogo ou qualquer outra produção gráfica. No site oficial do Unreal podemos fazer o download de dois tipos de licença, que são:

Licença de criador

Esta licença é uma das mais utilizadas por escritórios de arquitetura, ela é totalmente gratuita, com ela você pode criar seus projetos, mas não poderia lançar para fins comerciais. Por ser um programa criado para lançamentos de games, os projetos de Arq&Design acabam não sendo incluídos nesta categoria.

Licença de publicação

Esta licença te permite usá-lo de forma totalmente gratuita, você pode criar o seu jogo, mas no momento de lançar terá que pagar um valor que pode variar e também 5% de royalties se seu jogo for bem sucedido.

O Unreal é bastante dinâmico e interativo, mas seu público alvo são programadores e designers 3d, ou seja, se você quer baixar apenas para jogar, eu não recomendo, pois esta não é a sua finalidade, requer certo conhecimento técnico na área.

Unreal Engine: Versões

As atualizações do Unreal não são feitas anualmente, isto porque eles esperam ajuntar mudanças significativas para lançar uma nova, quando lançado a última versão, todas as outras se tornam obsoletas e são retiradas do site oficial do software, ao longo destes anos tivemos o:

  • Unreal Engine 1: Lançado em 1998 e 1999 com o Unreal Tournament, exclusivo para PC.
  • Unreal Engine 2: Lançado em 2002 e fazendo sucesso com o jogo de tiro America ‘s Army, a versão de 2002 foi lançada para PS2, Xbox, Dreamcast, GameCube e outros consoles da época.
  • Unreal Engine 3: Lançado em 2005 com o sucesso Gears of War, esta versão já possuía suporte para Xbox 360, PS3 e Wii.
  • Unreal Engine 4: Lançado apenas em 2014, o software foi uma enorme revolução no mercado dos jogos, isto por conta de seu alto realismo gráfico, possuindo suporte para PS4, iOS, Android, Xbox One, Wii U e Switch com diversas atualizações.
  • Unreal Engine 5: Esta versão será lançada ainda no ano de 2021, não temos uma data específica, mas temos a informação de que seu suporte será para PS5 e Xbox Series X.
Veja também:  Melhor programa para desenhar Casas Em 3D [ FACILMENTE ]

Unreal Engine: Uso para arquitetura

Como dito anteriormente, com o Unreal você pode criar maquetes interativas para os seus clientes, isso fará com que a apresentação de seus projetos alcance o outro nível, são poucos escritórios no Brasil que utilizam desta tecnologia para o momento de venda de seus projetos, veja alguns outros benefícios em se utilizar Unreal em seu escritório.

  • Sendo totalmente compatível com alguns softwares de modelagem 3d como Sketchup, 3ds Max, Rhino, Cinema 4d, Revit e qualquer outro programa como os de CAD e BIM;
  • Fotorrealismo impressionante;
  • Colaboração remota, faça projetos em equipes, mesmo com seus colaboradores do outro lado do mundo;
  • Explore uma casa ou uma cidade com VR/AR;
  • Possíveis combinações, se estiver com dúvidas sobre como o ambiente irá ficar, qual será a sensação ao percorrê-lo, o Unreal irá tirar todas as suas dúvidas;
  • Totalmente em tempo real;
  • Várias opções de renderização, você pode renderizar em uma fração de segundo por quadro ou utilizar a renderização híbrida de raio traçado/ raytracing;
  • Biblioteca de materiais e muito mais.

Unreal Engine: Uso para arquitetura

Unreal Engine: Cursos de renderização

No Brasil há excelente cursos ensinando como se utilizar o Unreal para fins de apresentação de arquitetura e design de interiores, no site oficial do Unreal há dois mini cursos que ensinam de forma rápida e resumida a utilizar o software da melhor maneira, o conteúdo está totalmente em inglês, mas com ele é possível vermos algumas possibilidades que podemos fazer com as maquetes interativas.

Unreal Engine: Twinmotion

Twinmotion é um software de renderização exclusivo da Epic Games, diferente do Unreal, este software apenas renderiza imagens, que podem ser fantásticas e atingirem um ótimo nível de realismo, já o Unreal é utilizado para criar interação com o usuário, permitindo com que ele descubra e se locomover pelo ambiente criado.

Veja também:  Lumion ou Vray: Qual o melhor renderizador? 14 Itens

Unreal Engine: Principais jogos

Na área de Design de interiores e Arquitetura nos é apresentado em alguns momentos a informação da área de criador de cenários para jogos e nos tornarmos designers 3D, com o Unreal isto tudo é possível, veja alguns jogos que foram feitos utilizando este software magnífico e preste atenção em como os prédios, casas, praças e ruas foram criados. Os jogos mais conhecidos utilizando o Unreal são:

  • Fortnite;
  • Minecraft Dungeons;
  • Injustice: Gods Among US;
  • Batman: Arkham City;
  • Mortal Kombat 11;
  • Tekken 7;
  • Kingdom Hearts 3;
  • Bioshock Infinite;
  • Life is Strange;
  • Jump Force;
  • Octopath Traveler;
  • Boderlands 2;
  • Naruto to Boruto: Shinobi Striker;
  • Mass Effect 3;
  • El Chavo Kart.

Unreal Engine: Principais jogos

Conclusão

Esse foi mais um tutorial que separamos para que suas dúvidas fossem esclarecidas, na questão de softwares, para que seu aprendizado seja um sucesso.

Uma dica importante é deixar sempre espaço para fazer testes em novos programas, assim permite você ter experiências e oportunidades futuras.

Deixe seu comentário abaixo, teremos o prazer de responder, você pode também conhecer todos os materiais sobre arquitetura engenharia e designs disponíveis no site.

Abraços e até mais.